TURMA: Pré I Matutino e Vespertino Professora: Gabriele
Problemática:
Como
fazer com que as crianças valorizem a família que vivem e compreendam a sua
importância ?
Justificativa: A
família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua
casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu
sentimento de integração ao mundo. Este
planejamento visa promover a interação escola/família, a fim de estimular o
desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo a fim
de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a
afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar,
buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como
seres cidadãos.
Objetivo
geral: Promover uma interação maior entre família e escola bem
como conscientizar os alunos sobre a importância da família.
-Reconhecer e valorizar os membros da família;
-Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
-Compreender a história de seus colegas a partir de sua
própria história;
- Identificar as pessoas de sua família;
Eixo Identidade e Autonomia: Eu e o outro, convívio social
(família, escola)
Eixo Artes: Fazer Artístico
Eixo Música: Apreciação Musical
Eixo Linguagem: Contato com a Leitura e a Escrita
Eixo Natureza e Sociedade: Família
Eixo Matemática: Noções de Tempo
-Roda de conversa sobre as
semelhanças e diferenças de cada um;
-Ressaltar o respeito às
diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos tipos de
família,
-Realizar uma pesquisa sobre
os dados da criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem
utilizados e comparados;
-Socialização na roda de
conversa para do resultado de nossas pesquisas, e assim compararemos as
semelhanças e diferenças entre eles.
-Ouvir e trabalhar a música
“Gente tem Sobrenome” do TOQUINHO
-Construir um livro da
história de cada um... ”Eu sou assim”;
-Confecção de boneco,
representando o EU.
-Organizar espaços para
brincarem de casinha, representando as diferentes famílias da turma;
-Resgatar através de
histórias o valor da família;
-Fazer a árvore genealógica
de cada criança a partir da pesquisa;
-Elencar tipos variados de
formação familiar a partir da pesquisa literária e leitura de imagem;
-Histórias; contadas com
diversos recursos e em espaços diferentes como: "As Famílias do
Mundinho", “Um Amor de Família”, “O Livro da Família”.
Cronograma: De
21/07/2014 à 15/08/2014
Avaliação:
-Conhece a história da
escolha de seu nome;
-Aprecia suas próprias
produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
-Sabe informar sobre as
obras ouvidas;
-Reconhece seu nome escrito,
identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
-Reconhece algumas letras do
alfabeto;
-Escreve seu nome sem
consulta;
-Identifica alguns papeis
sociais existentes em grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
-Apresenta noções de tempo como: ontem, hoje e
amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário