quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tema: Família: a base de uma criança

TURMA: Pré I Matutino e Vespertino                    Professora: Gabriele
 
Problemática: Como fazer com que as crianças valorizem a família que vivem e compreendam a sua importância ?
Justificativa: A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.   Este planejamento visa promover a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.
Objetivo geral: Promover uma interação maior entre família e escola bem como conscientizar os alunos sobre a importância da família.  
 Objetivos Específicos:
-Reconhecer e valorizar os membros da família;
-Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
-Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história;
- Identificar as pessoas de sua família;
 Conteúdos:
Eixo Identidade e Autonomia: Eu e o outro, convívio social (família, escola)
Eixo Artes: Fazer Artístico
Eixo Música: Apreciação Musical
Eixo Linguagem: Contato com a Leitura e a Escrita
Eixo Natureza e Sociedade: Família
Eixo Matemática: Noções de Tempo
 Metodologia:
-Roda de conversa sobre as semelhanças e diferenças de cada um;
-Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos tipos de família,
-Realizar uma pesquisa sobre os dados da criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem utilizados e comparados;
-Socialização na roda de conversa para do resultado de nossas pesquisas, e assim compararemos as semelhanças e diferenças entre eles.
-Ouvir e trabalhar a música “Gente tem Sobrenome” do TOQUINHO
-Construir um livro da história de cada um... ”Eu sou assim”;
-Confecção de boneco, representando o EU.
-Organizar espaços para brincarem de casinha, representando as diferentes famílias da turma;
-Resgatar através de histórias o valor da família;
-Fazer a árvore genealógica de cada criança a partir da pesquisa;
-Elencar tipos variados de formação familiar a partir da pesquisa literária e leitura de imagem;
-Histórias; contadas com diversos recursos e em espaços diferentes como: "As Famílias do Mundinho", “Um Amor de Família”, “O Livro da Família”.
Cronograma: De 21/07/2014 à 15/08/2014
Avaliação:
-Conhece a história da escolha de seu nome;
-Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
-Sabe informar sobre as obras ouvidas;
-Reconhece seu nome escrito, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
-Reconhece algumas letras do alfabeto;
-Escreve seu nome sem consulta;
-Identifica alguns papeis sociais existentes em grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
-Apresenta noções de tempo como: ontem, hoje e amanhã.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário