Professoras: Jenifer, Franciele, Katia, Andressa, Ana Maria e Priscila D.
Cronograma: 12/05 á 31/07
Problema: Como vivem e quais são os animais que conhecemos?
Justificativa: O projeto a ser desenvolvido, surgiu do interesse
das crianças, em seus momentos de brincadeiras com os animais emborrachados do
C.E.I. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por
estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e
brinquedos. Possuem também um importante caráter de identificação de suas
vivências pessoais e sociais. O tema do projeto desperta o interesse natural
das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas
a ele. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com
seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em várias atividades.
“As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão
delas, são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são
seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes as dos
homens. O estudo de animais traz associações concretas entre o ser humano, o
mundo animal e a natureza”.(LEITE, 2005,
p.3)
Acreditamos que este projeto
trará grandes oportunidades para desenvolvermos as capacidades e conteúdos
relacionados aos diversos eixos propostos para a educação infantil, além de
proporcionar para o grupo aprendizagens significativa por se tratar de um tema
de interesse de todas as crianças o que faz com que se sintam ainda mais
motivadas para aprender.
Objetivo Geral:
Proporcionar um contato direto entre as crianças e
os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas
principais características.
Objetivos específicos:
·
Conhecer os diversos animais apontando para sua
diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras
peculiaridades relativas a cada espécie);
·
Comparar
diversos tipos de animais através da observação;
·
Incentivar
o respeito a natureza e a familiarizar-se com os animais conhecendo suas
características, onde vivem e para que servem;
·
Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e
colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·
Brincar com as demais crianças do grupo e da
instituição a fim de interagir e socializar-se;
·
Manipular diferentes objetos e materiais
explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Criar trabalhos de arte através da produção
gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·
Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos
individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·
Observar imagens diversas a fim de
identificá-las e interpretá-las;
·
Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais
para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de
desenvolver a memoria musical;
·
Explorar
as diversidades sonoras (sons de animais);
·
Estabelecer comunicação através da imagem oral
e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
·
Escolher livros para leitura e apreciação de
imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em
contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados
básicos e valorização da vida;
·
Desenvolver atitudes de manutenção e preservação
dos espaços coletivos e do meio ambiente;
·
Refletir sobre as características individuais de
cada animal;
·
Movimentar-se de forma variada; andando,
rastejando, correndo, pulando, etc.
Conteúdos:
·
Eu e o
outro; (identidade e autonomia)
·
Comunicação e expressão, oral, corporal e
escrita; (identidade e autonomia)
·
Exploração de diferentes materiais; (artes
visuais)
·
Observação e conversação sobre imagens e
objetos; (artes visuais)
·
Interpretação e dramatização musical; (música)
·
Canto; (música)
·
Linguagem: oral, escrita, corporal; (linguagem)
·
Comunicação; (linguagem)
·
Gêneros
textuais; (linguagem)
Metodologia:
·
Roda de conversas sobre cada animal a ser
estudado;
·
Passeio para ver se existem animais pelos
arredores do C.E.I.;
·
Aula Passeio ao zoológico;
·
Recorte e colagens;
·
Atividades com materiais de sucata;
·
Exposição de animais feitos de sucata;
·
Pintura com guache;
·
Musicas relacionada ao tema;
·
Histórias relacionadas ao tema: “Rodolfo o
Carneiro”, “Formiga Amiga”, “O Gato e a Menina”, “10 patinhos”, “Dia de Sol na
Fazenda”, “O Leão e o Camundongo”, “Os Três Jacarezinhos”, “O menino e o
Jacaré”, “Uma Floresta de Histórias”, “Zoológico, uma história de encantos”,
“Nem todas as girafas são iguais”, “Gatos e Gatinhos”, “O Sapo está com Fome”,
“O Ratinho, o grande morango vermelho maduro, o grande urso esfomeado”;
·
DVD´ s relacionado ao tema: “O Segredo dos
animais”, “A Era do Gelo”, “Um intruso no Formigueiro”, “Madagascar”, “Nem que
a Vaca tussa”;
·
Desenvolver atividades lúdicas;
·
Desenhar pintar e modelar livremente;
·
Fazer pintura coletiva individual com as mãos,
pincéis...;
·
Elaborar cartazes e painel;
·
Falar dos animais aquáticos, terrestres e que
voam;
·
Montar quebra-cabeças de animais;
·
Caixa surpresa com figuras de animais (tirar uma
figura, falar o nome do animal e fazer a imitação);
·
Brincar com os animais emborrachados;
·
Trabalhar limite (dentro, fora, embaixo, em
cima): exemplos: O peixe mora dentro da água, a formiga mora debaixo da terra,
o passarinho mora em cima da árvore;
·
Deixar as crianças falarem sobre animais que
tenham em casa ou que gostariam de ter;
·
Trabalhar com dobraduras e montar painéis ou
cartazes;
·
Trazer de casa um brinquedo em forma de bichinho
(ursinho, cachorrinho);
·
Realizar atividades de saltar, pular, rastejar;
·
Trabalhar o respeito à natureza e aos animais
·
Máscara de animais para as crianças
·
Questionários para a família – se tem animal em
casa, qual o animal que mais gosta, já foi ao zoológico.
Avaliação:
O Projeto Conhecendo os Animais
foi muito importante para as crianças. Devido ao tema Animais atrair a atenção
das crianças, percebemos que todas realizaram as atividades com prazer e
alegria. No decorrer do projeto percebemos o interesse das crianças, através
dos questionamentos e nas histórias contadas. Podemos destacar a aula passeio
ao zoológico, que foi muito interessante e percebemos como as crianças ficam
encantadas com os animais. A participação dos pais na confecção de animais de
sucata, também foi muito importante, pois as crianças puderam perceber a
participação deles e de sua família. Os pais foram muito criativos e os animais
ficaram lindos. Portanto o projeto trouxe grandes oportunidades de aprendizado
para as crianças, trazendo novas experiências nesse tema que tanto as encanta,
fazendo com que todos se sintam cada vez mais motivados em aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário