quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PROJETO APRENDENDO EM DIFERENTES AMBIENTES


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IVETE SPÉZIA SCHMITT E PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA

PROJETO: APRENDENDO EM DIFERENTES AMBIENTES 

PROBLEMA: De que forma podemos estimular o conhecimento das crianças da pré-escola em diferentes ambientes e situações?

JUSTIFICATIVA:

Nossa instituição tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança. Diante disto observamos a necessidade de proporcionar para as crianças aulas passeio em diferentes lugares que possibilitem que elas observem, conheçam novas realidades e situações que tragam novos conhecimentos. Portanto, programamos no final de cada ano uma aula passeio para as crianças da pré-escola. Os locais podem ser: zoológico, teatro ou cinema. Conforme o RCNEI (v. 03, p. 166) “É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-las e explicá-las e tenham acesso a modos variados de compreendê-las e representá-las.” Este projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2009. Para este ano, 2012, pretendemos levar as crianças para o cinema. 

OBJETIVO GERAL: Estabelecer relações entre o modo de vida do grupo social das crianças e a sociedade, a fim de que visitando diferentes ambientes e situações onde possam adquirir novos conhecimentos.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo.
·        Manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.
·        Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
·        Criar bons hábitos de respeito às regras e ao grupo no qual está inserida.

CONTEÚDOS:
·        Natureza e Sociedade: Lugares e paisagens, comunidade;
·        Identidade e Autonomia: Convívio social;
·        Linguagem: Relato das suas vivências. 

METODOLOGIA:
·        Roda de conversa para explicar qual o lugar que vamos conhecer, porque vamos conhecer, o que deve-se observar quando estiver lá, o que esperam conhecer.
·        Estabelecer com cada turma regras e combinados que devem ser cumpridas no dia da aula passeio.
·        Realizar a aula passeio para o cinema no Norte Shopping em Blumenau, onde vão assistir filme, fazer lanche e conhecer o shopping.
·        Após a aula passeio, cada turma, realizar troca de opiniões sobre o que observaram, o que já conheciam, o que foi novidade, etc. 

CRONOGRAMA: 31/10 à 09/11/2012. 

AVALIAÇÃO:
·        Identifica alguns papeis sociais existentes em grupos de convívio;
·        Conhece e valoriza diferentes formas de grupos sociais;
·        Respeita as regras de boa convivência;
·        Expressa seus desejos, ideias, opiniões e sentimentos;
·        Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.







 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário