terça-feira, 6 de novembro de 2012

PROJETO ALIMENTAÇÃO


PROJETO: ALIMENTAÇÃO

TURMA: MATERNAL II B
PROFESSORAS: ANDREIA J, MAURA ROZANA, KÁTIA E JOSIANE C. 

PROBLEMA: Alimento colorido é alimento saudável? 

JUSTIFICATIVA: Os hábitos alimentares agem de forma direta no desenvolvimento da criança. A criança em seu desenvolvimento precisa consumir alimentos saudáveis diariamente, para isso os pais e a escola necessitam estimular as crianças fazendo com que consumam frutas e verduras, conscientizando as crianças que em  um prato colorido podemos encontrar muitas vitaminas.

OBJETIVO GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Conscientizar as crianças sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·        Reconhecer os alimentos eu fazem bem a saúde;
·        Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos;
·        Estabelecer contato com a linguagem escrita;
·        Relatar experiências vividas e narração de fatos sobre o dia a dia da alimentação das crianças;
·        Manipular diferentes materiais;
·        Cantar e  interpretar parlendas e músicas;

CONTEÚDOS: 

·        Canto ( música);
·        Fazer artístico  ( artes visuais);
·        Observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
·        Comunicação ( linguagem);
·        Linguagem escrita (linguagem);
·        Saúde e bem estar ( identidade e autonomia); 

METODOLOGIA:

·        Roda de conversa sobre o que comemos e como deve ser nossa alimentação;
·        Histórias com fantoches das frutas;
·        Pirâmide alimentar;
·        Livro das vogais ( neste livro, será feito  uma colagem ou pintura em um determinado alimento que comece com as vogais e também degustação do alimento ex: A será feito  o abacaxi com tampinha de garrafa e será degustado a fruta, E será feito uma pintura em folhas de espinafre, faremos bolinho de espinafre, I será feito uma colagem e tomaremos o iogurte, O será colado casca de ovo no desenho e comeremos ovos, U colagem com rodelas de papelão e pintura com guache e comeremos uvas. Será uma forma de conhecer as vogais de uma maneira bem gostosa.
·        Salada de frutas;
·        Quebra cabeça de frutas;
·        Mosaico de frutas;
·        Piquenique no bosque;
·        Pintura em frutas para decoração da porta. 

AVALIAÇÃO:

·        Aceita diferentes alimentos;
·        Come com independência;
·        Conhece e reproduz oralmente parlendas e cantos;
·        Reconhece as vogais;
·        Demonstra capacidade de memorização;
·        Fala sobre as imagens que vê;
·        Experimenta diferentes materiais.
 























 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário