PROJETO:
ALIMENTAÇÃO
TURMA: MATERNAL II B
PROFESSORAS: ANDREIA J,
MAURA ROZANA, KÁTIA E JOSIANE C.
PROBLEMA: Alimento colorido é
alimento saudável?
JUSTIFICATIVA: Os hábitos alimentares
agem de forma direta no desenvolvimento da criança. A criança em seu
desenvolvimento precisa consumir alimentos saudáveis diariamente, para isso os
pais e a escola necessitam estimular as crianças fazendo com que consumam
frutas e verduras, conscientizando as crianças que em um prato colorido podemos encontrar muitas
vitaminas.
OBJETIVO GERAL: Promover o consumo de
alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da
saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Conscientizar
as crianças sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·
Reconhecer
os alimentos eu fazem bem a saúde;
·
Identificar
cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos;
·
Estabelecer
contato com a linguagem escrita;
·
Relatar
experiências vividas e narração de fatos sobre o dia a dia da alimentação das
crianças;
·
Manipular
diferentes materiais;
·
Cantar
e interpretar parlendas e músicas;
CONTEÚDOS:
·
Canto
( música);
·
Fazer
artístico ( artes visuais);
·
Observação
e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
·
Comunicação
( linguagem);
·
Linguagem
escrita (linguagem);
·
Saúde
e bem estar ( identidade e autonomia);
METODOLOGIA:
·
Roda
de conversa sobre o que comemos e como deve ser nossa alimentação;
·
Histórias
com fantoches das frutas;
·
Pirâmide
alimentar;
·
Livro
das vogais ( neste livro, será feito uma
colagem ou pintura em um determinado alimento que comece com as vogais e também
degustação do alimento ex: A será
feito o abacaxi com tampinha de garrafa
e será degustado a fruta, E será
feito uma pintura em folhas de espinafre, faremos bolinho de espinafre, I será feito uma colagem e tomaremos o
iogurte, O será colado casca de ovo
no desenho e comeremos ovos, U
colagem com rodelas de papelão e pintura com guache e comeremos uvas. Será uma
forma de conhecer as vogais de uma maneira bem gostosa.
·
Salada
de frutas;
·
Quebra
cabeça de frutas;
·
Mosaico
de frutas;
·
Piquenique
no bosque;
·
Pintura
em frutas para decoração da porta.
AVALIAÇÃO:
·
Aceita
diferentes alimentos;
·
Come
com independência;
·
Conhece
e reproduz oralmente parlendas e cantos;
·
Reconhece
as vogais;
·
Demonstra
capacidade de memorização;
·
Fala
sobre as imagens que vê;
·
Experimenta
diferentes materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário