PROJETO ACORDES: MÚSICA NO BERÇÁRIO
TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: LIANA, BRUNA E SUELLIN
PROJETO: Musicalização: Onde tudo vira música é só ter imaginação.
PROBLEMA: Como trabalhar musicalização com bebês de 04 a 12 meses?
JUSTIFICATIVA:
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.
Observamos que os bebês do berçário I A, reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina de trabalho. Sendo assim sentimos a necessidade de explorar junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas possibilidades sonoras.
OBJETIVO GERAL: Promover atividades que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§ Estimular a percepção visual, tátil e auditiva.
§ Proporcionar atividades com a participação dos pais.
§ Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA.
§ Eu e o outro
§ Comunicação e expressão: corporal e oral
§ Repouso
ARTES VISUAIS.
§ Exploração de materiais
MÚSICA.
§ Canto
§ Linguagem musical
§ Ritmos e gêneros musicais
SOCIEDADE E NATUREZA
§ Família e Escola
CORPO E MOVIMENTO
§ Expressividade
§ Coordenação motora ampla e fina.
METODOLOGIA:
Ø ATIVIDADE 1- Selecionar músicas infantis e gravar um cd para cada criança.
Ø ATIVIDADE 2 – Escolher 10 músicas para confeccionar um livro utilizando diferentes tipos de materiais para realizar as ilustrações com tinta guache.
Ø ATIVIDADE 3- Pedir para os pais confeccionarem um instrumento musical com seus filhos para estarem trazendo para o C.E.I. Junto com o pedido será enviado um formulário para os pais estarem registrando como foi a experiência de confeccionar um instrumento musical com o seu filho e por que foi optado por determinado instrumento.
Ø ATIVIDADE 4- Socialização com os instrumentos confeccionados. (neste momento as crianças poderão estar brincando com os instrumentos).
Ø ATIVIDADE 5 – Confeccionar um móbile para a sala com os instrumentos.
Ø ATIVIDADE 6- Realizar uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:
§ Quais cantigas que faziam parte de sua infância?
§ Quais você ainda canta para seu filho?
§ Você acha importante trabalhar o tema musicalização com os bebês? Porque?
§ Qual tipo de música costumam ouvir em casa?
Ø ATIVIDADE 7- Músicas com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.
Ø ATIVIDADE 8- Oferecer em dias pré estabelecidos, diferentes tipos de músicas, observar e registrar a reação de cada criança durante a atividade. Tipos de músicas a serem utilizadas: Rock, clássica, sertaneja, instrumental, e sons variados (martelo, serrote, porta, água, chocalhos, sons de animais entre outros).
Ø ATIVIDADE 9- Com tinta caseira pintar um painel em forma de violão para colar as letras e ilustrações das músicas trabalhadas.
Ø ATIVIDADE 10- Utilizar diferentes utensílios para produzir sons tampas de panela, colher, canecas e pratos.
Ø ATIVIDADE 11- Baú com instrumentos musicais para as crianças brincarem.
Ø ATIVIDADE 12- Recortar imagens relacionadas a música para colar no chão da sala, proporcionando assim um contato visual.
Ø ATIVIDADE 13 – Música para hora do banho.
Ø ATIVIDADE 14 – Música serra serra serrador. Com a criança sentada no colo, para desenvolver o equilíbrio.
Ø ATIVIDADE 15 – Convidar a professora Tatiane para cantar e tocar violão para as crianças.
Ø ATIVIDADE 16 – Dvds de músicas para o dia do vídeo na segunda- feira (Xuxa Só Para Baixinhos, Bebê Mais Musicas, Cocoricó).
Ø ATIVIDADE 17 – Produzir sons com diferentes partes do corpo.( palmas, estalos de língua e dedos).
CRONOGRAMA:
Este projeto será intercalado com o projeto anual, sendo que seu término esta programado para o final do mês de agosto.
AVALIAÇÃO:
§ Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
§ Demonstra prazer em ouvir sons.
§ Percebe variações sonoras.
§ Explora com prazer diferentes materiais.
§ Manipula brinquedos e materiais sonoros.
§ Produz música utilizando partes do corpo.
§ Vocaliza em resposta aos estímulos (imite sons quer com estímulos do adulto ou do ambiente).
§ Rabisca.
§ Observa imagens.
§ Experimenta diversos materiais.
§ Demonstra espontaneidade em movimentar seu próprio corpo.
§ Demonstra prazer em movimentar seu próprio corpo ao ouvir sons diversos.
Amei o projeto!
ResponderExcluirMe ajudou muito!!!
Vocês estão de Parabéns!!!
Adorei este projeto !!!!
ResponderExcluirParabéns !!!!
Amei o trabalho de vocês, me deu um grande auxílio, parabéns!
ResponderExcluirAmei o trabalho de vocês, me deu um grande auxílio, parabéns!
ResponderExcluirOlá gostaria de saber quais são as músicas que você usar para fazer esse trabalho de movimento com o berçário?? Obrigada desde já! Meu e-mail : luh_rock_roll@hotmail.com
ResponderExcluirOlá gostaria de saber quais são as músicas que você usar para fazer esse trabalho de movimento com o berçário?? Obrigada desde já! Meu e-mail : luh_rock_roll@hotmail.com
ResponderExcluirAmei, parabéns. Excelente Projeto!
ResponderExcluirSó cuidado com a escrita "para os pais estarem registrando como foi a experiência". Há coordenadoras cricas;
Amei Parabéns !!!!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto!
ResponderExcluirMe ajudou muito, pois esse mês de junho meu projeto será sobre Musicas...
Achei bem interessante o projeto de musicalização. Parabéns.
ResponderExcluirquais as referencias bibiografica deste projeto
ResponderExcluirExcelente o projeto. Adorei... Trabalho com Berçário I e também vou fazer. Muito obrigada pelas dicas... Sucesso pra você. Parabéns!
ResponderExcluirExcelente!!! Maravilhoso. Também agradeço as dicas. Parabéns!
ResponderExcluirExcelente. Parabéns.
ResponderExcluirAmeiii
ResponderExcluir