quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PROJETO MÚSICA NO BERÇÁRIO I

PROJETO ACORDES: MÚSICA NO BERÇÁRIO
TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: LIANA, BRUNA E SUELLIN

PROJETO: Musicalização: Onde tudo vira música é só ter imaginação.
PROBLEMA: Como trabalhar musicalização com bebês de 04 a 12 meses?

JUSTIFICATIVA:
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.
 Observamos que os bebês do berçário I A, reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina de trabalho. Sendo assim sentimos a necessidade de explorar junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas possibilidades sonoras.

OBJETIVO GERAL: Promover atividades que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em geral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§  Estimular a percepção visual, tátil e auditiva.
§  Proporcionar atividades com a participação dos pais.
§  Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais.

CONTEÚDOS:
 IDENTIDADE E AUTONOMIA.
§  Eu e o outro
§  Comunicação e expressão: corporal e oral
§  Repouso
ARTES VISUAIS.
§  Exploração de materiais
MÚSICA.
§  Canto
§  Linguagem musical
§  Ritmos e gêneros musicais
SOCIEDADE E NATUREZA
§  Família e Escola
CORPO E MOVIMENTO
§  Expressividade
§  Coordenação motora ampla e fina.

METODOLOGIA:
Ø  ATIVIDADE 1- Selecionar músicas infantis e gravar um cd para cada criança.
Ø  ATIVIDADE 2 – Escolher 10 músicas para confeccionar um livro utilizando diferentes tipos de materiais para realizar as ilustrações com tinta guache.
Ø  ATIVIDADE 3- Pedir para os pais confeccionarem um instrumento musical com seus filhos para estarem trazendo para o C.E.I. Junto com o pedido será enviado um formulário para os pais estarem registrando como foi a experiência de confeccionar um instrumento musical com o seu filho e por que foi optado por determinado instrumento.
Ø  ATIVIDADE 4- Socialização com os instrumentos confeccionados. (neste momento as crianças poderão estar brincando com os instrumentos).
Ø  ATIVIDADE 5 – Confeccionar um móbile para a sala com os instrumentos.
Ø  ATIVIDADE 6- Realizar uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:
§  Quais cantigas que faziam parte de sua infância?
§  Quais você ainda canta para seu filho?
§  Você acha importante trabalhar o tema musicalização com os bebês? Porque?
§  Qual tipo de música costumam ouvir em casa?
Ø  ATIVIDADE 7- Músicas com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.
Ø  ATIVIDADE 8- Oferecer em dias pré estabelecidos, diferentes tipos de músicas, observar e registrar a reação de cada criança durante a atividade. Tipos de músicas a serem utilizadas: Rock, clássica, sertaneja, instrumental, e sons variados (martelo, serrote, porta, água, chocalhos, sons de animais entre outros).
Ø  ATIVIDADE 9- Com tinta caseira pintar um painel em forma de violão para colar as letras e ilustrações das músicas trabalhadas.
Ø  ATIVIDADE 10- Utilizar diferentes utensílios para produzir sons tampas de panela, colher, canecas e pratos.
Ø  ATIVIDADE 11- Baú com instrumentos musicais para as crianças brincarem.
Ø  ATIVIDADE 12- Recortar imagens relacionadas a música para colar no chão da sala, proporcionando assim um contato visual.
Ø  ATIVIDADE 13 – Música para hora do banho.
Ø  ATIVIDADE 14 – Música serra serra serrador. Com a criança sentada no colo, para desenvolver o equilíbrio.
Ø  ATIVIDADE 15 – Convidar a professora Tatiane para cantar e tocar violão para as crianças.
Ø  ATIVIDADE 16 – Dvds de músicas para o dia do vídeo na segunda- feira (Xuxa Só Para Baixinhos, Bebê Mais Musicas, Cocoricó).
Ø  ATIVIDADE 17 – Produzir sons com diferentes partes do corpo.( palmas, estalos de língua e dedos).

CRONOGRAMA:
Este projeto será intercalado com o projeto anual, sendo que seu término esta programado para o final do mês de agosto.

AVALIAÇÃO:
§  Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
§  Demonstra prazer em ouvir sons.
§  Percebe variações sonoras.
§  Explora com prazer diferentes materiais.
§  Manipula brinquedos e materiais sonoros.
§  Produz música utilizando partes do corpo.
§  Vocaliza em resposta aos estímulos (imite sons quer com estímulos do adulto ou do ambiente).
§  Rabisca.
§  Observa imagens.
§  Experimenta diversos materiais.
§  Demonstra espontaneidade em movimentar seu próprio corpo.
§  Demonstra prazer em movimentar seu próprio corpo ao ouvir sons diversos.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário