TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: CHEILA M., ROSELI, DILVA E MAIARA
PROBLEMA: Quais alimentos devo comer para ter uma alimentação saudável?
JUSTIFICATIVA:
A alimentação nos primeiros anos de vida tem um papel fundamental, tanto no que se refere à relação social quanto à educação. A educação do gosto deve ser preparada na introdução de novos alimentos, sempre que seja possível, e em novas maneiras de comer alimentos. Uma apresentação variada, que estimulem as sensações tanto visuais quanto olfativas será um bom recurso para que a criança aceite novos alimentos e sabores, porém, devemos lembrar que esta hora é, sobretudo social e afetivo, a criança precisa sentir afeto e segurança do adulto que a conduz.
O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribui para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.[...] É recomendável que os professores ofereçam uma variedade de alimentos e cuidem para que a criança experimente de tudo. O respeito às suas preferências e às suas necessidades indica que nunca devem ser forçadas a comer, embora possam ser ajudadas por meio da oferta de alimentos atraentes, bem preparados, oferecidos em ambientes afetivos, tranqüilos e agradáveis. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 1998, p.55).
OBJETIVO GERAL: Estimular a prática de uma alimentação saudável promovendo a identificação de alimentos que contribuam para uma vida sadia.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
DÚVIDAS: Posso comer o que eu quero em qualquer hora do dia? Por que tenho que comer verduras? Elas tem gosto ruim?
CERTEZAS: Tem que comer para ficar grande e forte. Se eu comer demais vai doer a barriga. Quem não come tudo, fica pequeno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Instigar a experimentação de frutas e verduras diversas;
Ø Valorizar o momento reservado a alimentação;
Ø Incentivar bons hábitos alimentares;
Ø Conhecer a pirâmide alimentar;
Ø Estimular os sentidos: paladar, olfato, visão e tato;
Ø Identificar cores, formas e texturas de diferentes frutas e verduras;
Ø Explorar materiais diferentes como massinha de modelar tradicional e caseira, tinta guache etc;
Ø Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
Ø Explorar e utilizar movimentos de recorte, amassar para desenvolvimento da coordenação motora fina.
CONTEÚDOS:
· Saúde e bem estar (higiene e alimentação) - Identidade e Autonomia;
· Exploração de diferentes materiais, fazer artístico – Artes Visuais;
· Expressão oral e corporal- Música;
· Comunicação, linguagem oral, observação e manuseio de revistas e livros, relato de suas vivências – Linguagem;
· Higiene – Natureza e Sociedade;
· Comparação, classificação, seriação, contagem oral, formas geométricas – Matemática;
· Coordenação motora ampla e fina – Corpo e Movimento.
METODOLOGIA:
Ø Preparação e degustação de alimentos saudáveis;
Ø Identificação de frutas e legumes, através do olfato, tato e o paladar.(banana, maçã, uva, kiwi, laranja, pêra, mamão,tangerina), (cenoura, beterraba, alface, couve-flor, brócolis);
Ø Pedir para cada família trazer uma fruta, para que as crianças possam experimentar e observar tamanhos, formas, e cores diferentes, fazer uma salada de frutas e degustar;
Ø Mostrar para nossas crianças a linda horta que temos aqui no CEI, identificando o nome dos diferentes tipos de verduras;
Ø Colher as beterrabas pertencentes ao canteiro do maternal II A, e fazer um suco de beterraba para o dia da degustação que ocorrerá no dia 21/09;
Ø Cantar música como “meu lanchinho”, “pêra, uva, maçã, salada mista...” outras sobre alimentos;
Ø Assistir DVD “Xuxa 2 e 7” que fala sobre frutas.
Ø Fazer massinha de modelar caseira (receita em anexo) para que as crianças usem sua criatividade e imaginação e façam as frutas ou verduras de sua preferência, após serão secas no forno e pintadas com tinta guache;
Ø Confeccionar a fruta que mais gostam de EVA, pendurar em um galho seco (simulando uma árvore), ao final do projeto colocar um canudo na fruta confeccionada, tomar suco da mesma e levar de lembrança;
Ø Recorte e colagem: alimento que gosto de comer;
Ø Confeccionar um carimbo com batatas; (anexo);
Ø Construir junto com as crianças um cartaz contendo a pirâmide alimentar;
Ø Histórias com fantoches;
Ø Visita ao mercado para ver as variedades de frutas e verduras e comprar as frutas que não costumam comer no CEI.
AVALIAÇÃO:
Ø Aceita diferentes alimentos;
Ø Apresenta bons hábitos alimentares;
Ø Experimenta e explora com prazer diferentes materiais;
Ø Fala sobre as imagens que vê, expressando sua opinião;
Ø Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
Ø Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
Ø Nomeia e identifica objetos;
Ø Demonstra noções de classificação, seriação e ordenação de objetos (quantidade, cor, forma, espessura, textura);
Ø Brinca de contar;
Ø Demonstra coordenação motora fina como recortar, amassar e apertar.
CRONOGRAMA: Mês de setembro.
CARIMBOS DE BATATA
Material
-Papel de desenho, sulfite, cartolina ou papel acetinado (decorado com acetona), colorido, próprio para dobraduras;
-guache, anilina ou pó de pintor, na cor desejada:
-vasilha para preparar a tinta;
-uma batata média, pode ser cenoura, chuchu, etc.;
-um canivete pequeno;
-jornal.
Execução
1. Forrar a mesa com folha de jornal.
2. Estender o papel que vai ser decorado.
3. Preparar o carimbo de batata, cenoura, chuchu ou outro, assim:
Corta-se a batata ao meio, pode fazer o mesmo com a cenoura. Com o canivete desbasta-se a batata, deixando saliente só o desenho que se quer carimbar.
O chuchu, corte ao meio ou em medidas menores, pode ser usado para carimbar flores.
4. Prepare a tinta, não muito fina;
5. Molhar o carimbo de batata ou outro, na tinta e ir batendo sobre o papel.
6. Carimbar toda a superfície da folha.
7. Deixar secar.
MASSINHA DE MODELAR CASEIRA
Ingredientes:
2 xícaras de trigo
1 xícara de sal
2 colheres de óleo
Água até ficar bom para modelar.
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