PROJETO
ANUAL: PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA.
TURMA:
PRÉ-ESCOLAR I MATUTINO
PROFESSORA:
ROSEMERI
PROBLEMA: Quem são os personagens
da Turma da Mônica?
JUSTIFICATIVA: A sala
foi decorada com os personagens da Turma da Mônica para receber as crianças no início
das aulas. Durante a semana de adaptação um menino perguntou por que tem um
anjinho em cima do quadro? Dias depois uma menina disse por que a Mônica está
com um vestido amarelo e não com o vermelho? Mas na verdade ela estava vendo a Magali.
Outra criança disse por que o Cebolinha fala assim? Partindo desses
questionamentos percebi a necessidade de desenvolver um projeto para conhecer
um pouco mais sobre os personagens da Turma da Mônica e aproveitar para
trabalhar através dos personagens, características que estes representam para
as crianças no seu dia-a-dia como a fala em desenvolvimento (Cebolinha) a
personalidade (Mônica) a criança com necessidade especial (Luca)...
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
CERTEZAS:
* A Mônica briga muito com o Cebolinha;
* O Cebolinha fala tudo
errado;
* O Cascão não gosta de
tomar banho;
* O Cascão tem medo de
água;
* O anjinho é para nos
proteger;
DÚVIDAS:
*Por que a Mônica briga
com o Cebolinha?
*Esse anjinho é o mesmo
que nos protege?
*O Cebolinha é um bebê
porque não sabe falar certo?
* Será que o Cascão nunca
tomou banho?
*Quem são os outros
personagens?
OBJETIVO GERAL:
Conhecer os personagens da Turma da Mônica e as características de cada um, a
fim de trabalhar com as características das crianças da sala.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Conhecer os personagens da Turma da Mônica;
·
Identificar as diferenças entre os personagens;
·
Compreender as características dos personagens;
·
Analisar a linguagem oral dos personagens;
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
·
Corpo humano;
·
Higiene;
·
Alimentação;
·
Eu e o outro;
·
Valores;
·
Comunicação e expressão de desejos e sentimentos.
ARTES
VISUAIS
·
Fazer artístico;
·
Exploração de materiais.
MÚSICA
·
Expressão corporal;
·
Diferentes sons: animais, corpo.
LINGUAGEM
·
Conto e reconto de histórias;
·
Observação e manuseio de livros, revistas, jornais
gibis;
·
Contato com leitura e escrita;
·
Trava-línguas, parlendas, adivinhas, rimas,
poesias, letras de músicas.
NATUREZA
E SOCIEDADE
·
Família;
·
Escola;
·
Meios de comunicação e transporte;
·
Lugares e paisagens.
MOVIMENTO
·
Expressividade;
·
Coordenação motora ampla e fina;
·
Manipulação de materiais diversos.
MATEMÁTICA
·
Contagem oral;
·
Noções de tempo;
·
Formas geométricas;
·
Números;
·
Raciocínio lógico.
METODOLOGIA
Para cada personagem estudado, será
criado com a turma um novo subprojeto. Estas atividades e temáticas são
sugestões que poderão ser modificadas conforme o andamento de nossos trabalhos.
MÔNICA:
·
Características da personagem;
·
Nascimento da Mônica... Nosso nascimento;
·
Família que a Mônica tem; e a minha?
·
Brinquedo preferido: o Sansão e o meu qual é?
MAGALI:
·
Alimentação saudável;
CEBOLINHA:
·
Características do personagem;
·
Linguagem – a troca de letras, brincando com o
vocabulário...
·
Imaginação;
·
Oficina – palestra com a fono.
CASCÃO:
·
Características;
·
Trabalhando com a higiene;
·
Ele tem medo da água, e você? Trabalhando os medos;
·
Importância sobre a preservação da água;
·
Joga muito bem o futebol e adora inventar planos
com seu amigo Cebolinha; os jogos que você gosta de jogar;
CHICO BENTO:
·
Características do personagem e música;
·
Meio ambiente – onde o Chico mora: diferenciação
sobre o campo e a cidade;
·
Animais: do sítio, da cidade, extintos, zoológico,
estimação...
·
Passeio com a observação da vida no campo;
ROSINHA:
·
Características;
·
O lugar onde ela vive;
·
O jeito de se vestir;
·
O jeito de falar.
ANJINHO:
·
Características;
·
Os anjos existem?
LUCA:
·
Características e semelhança com o amigo
cadeirante;
AVALIAÇÃO
A avaliação acontece durante todo o processo de
ensino aprendizagem. Portanto para facilitar o registro do professor será
observado se o educando:
·
Participa das atividades interagindo com os
elementos do grupo;
·
Apresenta atitude de solidariedade e cooperação;
·
Demonstra atitude de atenção ao ouvir;
·
Demonstram autonomia nos hábitos de higiene;
·
Explora e utiliza alguns procedimentos necessários
para desenhar, pintar, modelar,etc;
·
Aprecia suas próprias produções e a dos outros;
·
Expressa seus desejos necessidades, ideias,
opiniões e sentimentos;
·
Reconhece o seu nome escrito, identificando nas
diversas situações do cotidiano;
·
Conhece e reproduz oralmente jogos verbais;
·
Relata experiências;
·
Desenvolve memória e conhecimento musical através
de repertório de canções;
·
Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a
dança e/ou a improvisação musical;
·
Conhece e valoriza diferentes formas de expressão
cultural;
·
Amplia gradativamente o conhecimento e controle
sobre o corpo e o movimento participando de jogos e brincadeiras;
·
Demonstra motricidade fina.
otimo trabalho ameiiiii parabens
ResponderExcluirAdorei projeto colega!!! Em 2013 já havia trabalhado a turma da Mônica com meu segundo ano. Agora com uma turma de primeiro ano já surgiu o interesse também. Usarei algumas atividades realizadas na tua turma, eles deixarão o projeto redondinho!!! Abraço
ResponderExcluirAdorei projeto colega!!! Em 2013 já havia trabalhado a turma da Mônica com meu segundo ano. Agora com uma turma de primeiro ano já surgiu o interesse também. Usarei algumas atividades realizadas na tua turma, eles deixarão o projeto redondinho!!! Abraço
ResponderExcluirParabéns, pelo belíssimo trabalho, organização e competência!
ResponderExcluirmaravilhoso tinha feito semelhante com O Pingos de Mary França. Parabéns e obrigado por compartilhar. pretendo trabalhar com o meu maternal II.
ResponderExcluirMuuto show.. Valeu mesmo me ajudou bastante nos planejamentos.. Obrigada..
ResponderExcluir