quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROJETO: PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA


PROJETO ANUAL: PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA.
TURMA: PRÉ-ESCOLAR I MATUTINO
PROFESSORA: ROSEMERI

PROBLEMA: Quem são os personagens da Turma da Mônica? 

JUSTIFICATIVA: A sala foi decorada com os personagens da Turma da Mônica para receber as crianças no início das aulas. Durante a semana de adaptação um menino perguntou por que tem um anjinho em cima do quadro? Dias depois uma menina disse por que a Mônica está com um vestido amarelo e não com o vermelho? Mas na verdade ela estava vendo a Magali. Outra criança disse por que o Cebolinha fala assim? Partindo desses questionamentos percebi a necessidade de desenvolver um projeto para conhecer um pouco mais sobre os personagens da Turma da Mônica e aproveitar para trabalhar através dos personagens, características que estes representam para as crianças no seu dia-a-dia como a fala em desenvolvimento (Cebolinha) a personalidade (Mônica) a criança com necessidade especial (Luca)...

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
CERTEZAS:
 * A Mônica briga muito com o Cebolinha;
* O Cebolinha fala tudo errado;
* O Cascão não gosta de tomar banho;
* O Cascão tem medo de água;
* O anjinho é para nos proteger; 

DÚVIDAS:
*Por que a Mônica briga com o Cebolinha?
*Esse anjinho é o mesmo que nos protege?
*O Cebolinha é um bebê porque não sabe falar certo?
* Será que o Cascão nunca tomou banho?
*Quem são os outros personagens? 

OBJETIVO GERAL: Conhecer os personagens da Turma da Mônica e as características de cada um, a fim de trabalhar com as características das crianças da sala.


OBJETIVO ESPECÍFICO:
·        Conhecer os personagens da Turma da Mônica;
·        Identificar as diferenças entre os personagens;
·        Compreender as características dos personagens;
·        Analisar a linguagem oral dos personagens; 

CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
·        Corpo humano;
·        Higiene;
·        Alimentação;
·        Eu e o outro;
·        Valores;
·        Comunicação e expressão de desejos e sentimentos. 

ARTES VISUAIS
·        Fazer artístico;
·        Exploração de materiais. 

MÚSICA
·        Expressão corporal;
·        Diferentes sons: animais, corpo. 

LINGUAGEM
·        Conto e reconto de histórias;
·        Observação e manuseio de livros, revistas, jornais gibis;
·        Contato com leitura e escrita;
·        Trava-línguas, parlendas, adivinhas, rimas, poesias, letras de músicas.

NATUREZA E SOCIEDADE
·        Família;
·        Escola;
·        Meios de comunicação e transporte;
·        Lugares e paisagens.

MOVIMENTO
·        Expressividade;
·        Coordenação motora ampla e fina;
·        Manipulação de materiais diversos. 

MATEMÁTICA
·        Contagem oral;
·        Noções de tempo;
·        Formas geométricas;
·        Números;
·        Raciocínio lógico. 

METODOLOGIA
      Para cada personagem estudado, será criado com a turma um novo subprojeto. Estas atividades e temáticas são sugestões que poderão ser modificadas conforme o andamento de nossos trabalhos. 

MÔNICA:
·        Características da personagem;
·        Nascimento da Mônica... Nosso nascimento;
·        Família que a Mônica tem; e a minha?
·        Brinquedo preferido: o Sansão e o meu qual é?     

MAGALI:
·        Alimentação saudável; 

CEBOLINHA:
·        Características do personagem;
·        Linguagem – a troca de letras, brincando com o vocabulário...
·        Imaginação;
·        Oficina – palestra com a fono.

CASCÃO:
·        Características;
·        Trabalhando com a higiene;
·        Ele tem medo da água, e você? Trabalhando os medos;
·        Importância sobre a preservação da água;
·        Joga muito bem o futebol e adora inventar planos com seu amigo Cebolinha; os jogos que você gosta de jogar; 

CHICO BENTO:
·        Características do personagem e música;
·        Meio ambiente – onde o Chico mora: diferenciação sobre o campo e a cidade;
·        Animais: do sítio, da cidade, extintos, zoológico, estimação...
·        Passeio com a observação da vida no campo; 

ROSINHA:
·        Características;
·        O lugar onde ela vive;
·        O jeito de se vestir;
·        O jeito de falar. 

ANJINHO:
·        Características;
·        Os anjos existem? 

LUCA:
·        Características e semelhança com o amigo cadeirante; 

AVALIAÇÃO
A avaliação acontece durante todo o processo de ensino aprendizagem. Portanto para facilitar o registro do professor será observado se o educando:
·        Participa das atividades interagindo com os elementos do grupo;
·        Apresenta atitude de solidariedade e cooperação;
·        Demonstra atitude de atenção ao ouvir;
·        Demonstram autonomia nos hábitos de higiene;
·        Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar,etc;
·        Aprecia suas próprias produções e a dos outros;
·        Expressa seus desejos necessidades, ideias, opiniões e sentimentos;
·        Reconhece o seu nome escrito, identificando nas diversas situações do cotidiano;
·        Conhece e reproduz oralmente jogos verbais;
·        Relata experiências;
·        Desenvolve memória e conhecimento musical através de repertório de canções;
·        Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
·        Conhece e valoriza diferentes formas de expressão cultural;
·        Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento participando de jogos e brincadeiras;
·        Demonstra motricidade fina.
 


















 

Um comentário: