terça-feira, 18 de setembro de 2012

PROJETO: CRIAR E BRINCAR

 

PROJETO: CRIAR E BRINCAR
O Lixo que vira Brincadeira!
TURMA: BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS: DOLARICE, MARCICLEIDE, MARILENE E TATIANI 

PROBLEMA: POR QUE NÃO BRINCAR COM COISAS DIFERENTES?
 
JUSTIFICATIVA:
Dando continuidade ao projeto anual, onde abrangemos muito brinquedos confeccionados com materiais não utilizados mais no dia a dia, como: embalagens vazias, litros, papéis, caixas etc, queremos dar continuidade a este item que é de suma importância, a reciclagem. As crianças devem ser estimuladas desde bebês a valorização destes materiais que se transformam em lixo e no dia a dia acabam poluindo o meio ambiente, a reciclagem é um modo muito válido para combater o crescimento do lixo produzido pelo homem, por isso achamos de suma importância a criação de brinquedos confeccionados com lixos não mais úteis para o homem, sabendo que os materiais diferentes chamam a atenção das crianças, acreditamos que este processo será muito válido para os nossos bebês em fase de crescimento e descobertas.

OBJETIVO GERAL:
Confeccionar brinquedos através de materiais não mais úteis para o homem, a fim de que a criança possa através desta atitude ter a disponibilidade dela materiais (lixo) transformados em brinquedos, pelas professoras juntamente com os pais,  permitindo que a criança experimente o deslocamento, o espaço, o tempo, e o movimento, ajudando no desenvolvimento de diferentes habilidades e a interação com outros, despertando mais uma vez a curiosidade na mesma e fazendo do material não mais útil uma brincadeira divertida e diferente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Possibilitar a liberdade e a auto descoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a curiosidade e a experimentação;
ü  Disponibilizar de diferentes materiais recicláveis ou não;
ü  Conhecer diferentes materiais, que apesar de inúteis para o homem podem virar brinquedos;
ü  Valorizar o ato da reciclagem, demonstrando a necessidade da reutilização do lixo;
ü  Possibilitar aos pais a participação no projeto, conscientizando a eles também;
ü  Desenvolver atividades com os brinquedos confeccionados;
ü  Através da diversidade de materiais transformados em brinquedos estimular os sentidos: Tato: textura, formato e peso; Olfato: Uma variedade de cheiros; Paladar: os objetos são mais limitados, porém, o fato de as crianças levarem tudo a boca ajuda a aguçar o mesmo; Audição: sons variados como os de batidas, sinos, chaves, coisas sendo amassadas e outros; Visão: cor, forma, comprimento, brilho etc. 

CONTEÚDOS:
ü  Identidade e Autonomia: Exploração do espaço;
ü  Artes Visuais: Exploração de diferentes materiais;
ü  Música: Expressão oral e corporal, Descoberta do som;
ü  Natureza e Sociedade: Meio ambiente, Consciência Ecológica;
ü  Matemática: Comparação, Formas geométricas;
ü  Corpo e Movimento: Coordenação motora ampla, sensações. 

ESTRATÉGIAS:
1-      Cesta de Tesouros: Primeiramente será enviado aos pais um bilhete pedindo a colaboração no envio de brinquedos recicláveis confeccionados em casa para o cesto, os mesmos serão selecionados visando a segurança dos bebês. O cesto será deixado duas semanas ao lado da sala, para que os pais depositem o brinquedo reciclado. Depois será deixado a disponibilidade das crianças uma vez por semana para que possam brincar e realizar descobertas com os mesmos.
2-      Confeccionar estrelas com caixas de leite utilizando o lado luminoso e colocar em cima dos berços criando assim um ambiente de soninho;
3-      Confeccionar bolas com jornal, bem amassado e enrolado com fita adesiva;
4-      Confeccionar o mascote da sala com material reciclável, utilizar uma quantidade bem variada de material, como potes, caixas, papéis, litros. O mascote visitará a casa de cada criança, juntamente com uma folha para a anotação de como foi o final de semana com o brinquedo novo e os pais interagiram com o mesmo e com a criança, depois de todas as visitas realizadas, fazer uma exposição das anotações e fotos do mascote com as crianças na sala. Também fazer uma votação para a escolha do nome do mascote, cada pai e mãe sugere um nome e depois fazemos uma votação fora da sala na parede com a opção de assinalar;
5-      Confecção de dado com uma caixa quadrada, colocando diversas texturas para que percebam as diferenças;
6-      Confeccionar móbiles com cds não mais úteis;
7-      Rasgar e amassar papéis;
8-      Confecção de túnel com caixa de papelão; 

AVALIAÇÃO:
ü  Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
ü  Brinca com outras crianças;
ü  Experimenta diferentes materiais;
ü  Explora com prazer materiais variados;
ü  Manipula brinquedos e materiais sonoros;
ü  Demonstra coordenação motora ampla;
ü  Empilha objetos. 

“AS EXPERIÊNCIAS SÃO MAIS RICAS SE VIVENCIADAS NA BRINCADEIRA, POIS O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA SE DÁ MEDIANTE ESSAS AÇÕES. EVOLUEM A PARTIR DE SUAS PROPRIAS BRINCADEIRAS E DAS INVENÇÕES DE BRINQUEDO FEITAS POR OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS.”
 






























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário