PROJETO: CRIAR E BRINCAR
O Lixo que vira Brincadeira!
TURMA: BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS:
DOLARICE, MARCICLEIDE, MARILENE E TATIANI
PROBLEMA: POR QUE
NÃO BRINCAR COM COISAS DIFERENTES?
JUSTIFICATIVA:
Dando
continuidade ao projeto anual, onde abrangemos muito brinquedos confeccionados
com materiais não utilizados mais no dia a dia, como: embalagens vazias,
litros, papéis, caixas etc, queremos dar continuidade a este item que é de suma
importância, a reciclagem. As crianças devem ser estimuladas desde bebês a
valorização destes materiais que se transformam em lixo e no dia a dia acabam
poluindo o meio ambiente, a reciclagem é um modo muito válido para combater o
crescimento do lixo produzido pelo homem, por isso achamos de suma importância
a criação de brinquedos confeccionados com lixos não mais úteis para o homem,
sabendo que os materiais diferentes chamam a atenção das crianças, acreditamos
que este processo será muito válido para os nossos bebês em fase de crescimento
e descobertas.
OBJETIVO
GERAL:
Confeccionar
brinquedos através de materiais não mais úteis para o homem, a fim de que a
criança possa através desta atitude ter a disponibilidade dela materiais (lixo)
transformados em brinquedos, pelas professoras juntamente com os pais, permitindo que a criança experimente o
deslocamento, o espaço, o tempo, e o movimento, ajudando no desenvolvimento de
diferentes habilidades e a interação com outros, despertando mais uma vez a
curiosidade na mesma e fazendo do material não mais útil uma brincadeira divertida
e diferente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
ü
Possibilitar
a liberdade e a auto descoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a
curiosidade e a experimentação;
ü
Disponibilizar
de diferentes materiais recicláveis ou não;
ü
Conhecer
diferentes materiais, que apesar de inúteis para o homem podem virar
brinquedos;
ü
Valorizar
o ato da reciclagem, demonstrando a necessidade da reutilização do lixo;
ü
Possibilitar
aos pais a participação no projeto, conscientizando a eles também;
ü
Desenvolver
atividades com os brinquedos confeccionados;
ü
Através
da diversidade de materiais transformados em brinquedos estimular os sentidos:
Tato: textura, formato e peso; Olfato: Uma variedade de cheiros; Paladar: os
objetos são mais limitados, porém, o fato de as crianças levarem tudo a boca
ajuda a aguçar o mesmo; Audição: sons variados como os de batidas, sinos,
chaves, coisas sendo amassadas e outros; Visão: cor, forma, comprimento, brilho
etc.
CONTEÚDOS:
ü
Identidade
e Autonomia: Exploração do espaço;
ü
Artes
Visuais: Exploração de diferentes materiais;
ü
Música:
Expressão oral e corporal, Descoberta do som;
ü
Natureza
e Sociedade: Meio ambiente, Consciência Ecológica;
ü
Matemática:
Comparação, Formas geométricas;
ü
Corpo
e Movimento: Coordenação motora ampla, sensações.
ESTRATÉGIAS:
1- Cesta de Tesouros: Primeiramente
será enviado aos pais um bilhete pedindo a colaboração no envio de brinquedos
recicláveis confeccionados em casa para o cesto, os mesmos serão selecionados
visando a segurança dos bebês. O cesto será deixado duas semanas ao lado da
sala, para que os pais depositem o brinquedo reciclado. Depois será deixado a
disponibilidade das crianças uma vez por semana para que possam brincar e
realizar descobertas com os mesmos.
2- Confeccionar estrelas com caixas de
leite utilizando o lado luminoso e colocar em cima dos berços criando assim um
ambiente de soninho;
3- Confeccionar bolas com jornal, bem
amassado e enrolado com fita adesiva;
4- Confeccionar o mascote da sala com
material reciclável, utilizar uma quantidade bem variada de material, como potes,
caixas, papéis, litros. O mascote visitará a casa de cada criança, juntamente
com uma folha para a anotação de como foi o final de semana com o brinquedo
novo e os pais interagiram com o mesmo e com a criança, depois de todas as
visitas realizadas, fazer uma exposição das anotações e fotos do mascote com as
crianças na sala. Também fazer uma votação para a escolha do nome do mascote,
cada pai e mãe sugere um nome e depois fazemos uma votação fora da sala na
parede com a opção de assinalar;
5- Confecção de dado com uma caixa
quadrada, colocando diversas texturas para que percebam as diferenças;
6- Confeccionar móbiles com cds não
mais úteis;
7- Rasgar e amassar papéis;
8- Confecção de túnel com caixa de
papelão;
AVALIAÇÃO:
ü
Comunica
ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
ü
Brinca
com outras crianças;
ü
Experimenta
diferentes materiais;
ü
Explora
com prazer materiais variados;
ü
Manipula
brinquedos e materiais sonoros;
ü
Demonstra
coordenação motora ampla;
ü
Empilha
objetos.
“AS EXPERIÊNCIAS SÃO MAIS RICAS SE
VIVENCIADAS NA BRINCADEIRA, POIS O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA
SE DÁ MEDIANTE ESSAS AÇÕES. EVOLUEM A PARTIR DE SUAS PROPRIAS BRINCADEIRAS E
DAS INVENÇÕES DE BRINQUEDO FEITAS POR OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário