quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROJETO ANUAL: A MÚSICA E A CRIANÇA


PROJETO ANUAL: A MÚSICA E A CRIANÇA

TURMA: PRÉ-ESCOLAR I A
PROFESSORA ROSIMERI 

PROBLEMA: Qual a importância da música para a criança? 

JUSTIFICATIVA:
Durante a semana de adaptação, quando as crianças ouviam música elas demonstraram alegria e animação adoravam cantar junto e fazer os gestos. Quando estavam realizando outras atividades pediam para colocar música para ouvir, portanto, percebi esta característica da turma do Pré I A e através dela vamos desenvolver o projeto “A música e a criança”.

As crianças conseguem discriminar sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade.
A música é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças, pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral.

CONHECIMENTO PRÉVIO:
CERTEZAS:
A música traz alegria;
É bom ouvir música;
A música acalma;
Tem muitos instrumentos que são usados para tocar uma música.

DÚVIDAS:
Toda música tem uma dança?
Nós podemos inventar uma música?
Quais são os nomes dos instrumentos musicais?

OBJETIVO GERAL: Compreender a importância da música para as crianças, a fim de desenvolver a musicalidade, a sensibilidade, e percepção auditiva, a coordenação motora e o senso rítmico. 

OJETIVO ESPECÍFICO:
Desenvolver a linguagem oral, favorecendo a ampliação do vocabulário;
Desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio, sensibilidade, atenção e ritmo;
Selecionar um bom repertório, de acordo com o interesse da turma, por ritmos ou assuntos específicos;
Propiciar músicas de gêneros variados para as crianças ouvirem e cantarem;
Proporcionar atividades para as crianças explorarem diferentes materiais;
Propiciar atividades para as crianças explorarem, conhecerem e reproduzirem sons com o corpo e com os instrumentos;
Promover a criação de coreografias em músicas infantis;
Promover a interação das crianças com instrumentos musicais conhecendo sua forma e som, distinguindo alguns deles;
Promover a criação e instrumentos musicais feitos de sucata;
Proporcionar o contato com músicas de gêneros variados;
Propiciar o contato com músicas infantis e cantigas de roda não conhecidas pelas crianças. 

CONTEÚDOS:
MÚSICA
·        Ritmo;
·        Execução musical;
·        Características do som;
·        Apreciação musical;
·        Elementos da música;
·        Contextualização da música;
·        Repertório de canções;
·        Expressão corporal;
·        Descoberta do som;
·        Diferentes sons: animais, corpo, instrumentos.

LINGUAGEM
·        Contato com a leitura e escrita;
·        Letras de músicas;
·        Conto e reconto de histórias; 

NATUREZA E SOCIEDADE
·        Família;
·        Seres vivos;
·        Fenômenos da natureza; 

MATEMÁTICA
·        Contagem oral;
·        Noções de tempo;
·        Números; 

CORPO E MOVIMENTO
·        Expressividade;
·        Equilíbrio;
·        Percepção de ritmo;
·        Movimento;
·        Coordenação motora ampla e fina;

ARTES VISUAIS
·        Fazer artístico;
·        Exploração de materiais; 

METODOLOGIA:
* De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas músicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias.
* Ouvir e identificar sons de nosso cotidiano (passeio pela escola).
* Passeio para ouvir e identificar sons e quem os produziu.
* Descobrir alguns sons que são produzidos pelo nosso corpo (estralando os dedos, etc);
* Escrever a letra de músicas a serem aprendidas e após conversação fazer a interpretação da mesma sob forma de desenho.
* Brincar de imitar os sons dos animais. 
* Caixa surpresa – Explorando os sons.
* Confeccionar instrumentos musicais com sucata: tambor, chocalho;
* Brincar com sucata diversa, retirando dela diferentes sons.
* Cantar com as crianças, realizando as diferentes coreografias.
* Contar histórias, poesias e brinquedos cantados. 
* Apresentar para crianças alguns instrumentos musicais (visita a Banda Marcial);
* Conhecer o esquema corporal, a lateralidade e os órgãos do sentido;
* Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos 
emitir;
* Explorar diferentes materiais sejam instrumentos (pincéis, cotonetes, algodão), meios (tinta, massa, areia, retalhos de E.V. A, papéis, tecido) ou suportes (cartolina, sulfite, isopor, etc.).
* Ouvir e cantar músicas de gêneros e ritmos variados.
* Visitar a Banda Marcial.
* Ampliar o repertório de músicas infantis e cantigas de roda.
* Gravar um CD das principais músicas do projeto para cada criança. 

AVALIAÇÃO
A avaliação acontece durante todo o processo de ensino aprendizagem. Portanto para facilitar o registro do professor será observado se o educando:
·        Participa das atividades interagindo com os elementos do grupo;
·        Apresenta atitude de solidariedade e cooperação;
·        Demonstra atitude de atenção ao ouvir;
·        Demonstram autonomia nos hábitos de higiene;
·        Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar,etc;
·        Aprecia suas próprias produções e a dos outros;
·        Expressa seus desejos necessidades, ideias, opiniões e sentimentos;
·        Reconhece o seu nome escrito, identificando nas diversas situações do cotidiano;
·        Conhece e reproduz oralmente jogos verbais;
·        Relata experiências;
·        Desenvolve memória e conhecimento musical através de repertório de canções;
·        Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
·        Conhece e valoriza diferentes formas de expressão cultural;
·        Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o  movimento participando de jogos e brincadeiras;
·        Demonstra motricidade fina.
 











 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário