PROJETO ANUAL: A
MÚSICA E A CRIANÇA
TURMA: PRÉ-ESCOLAR I
A
PROFESSORA ROSIMERI
PROBLEMA: Qual a importância da
música para a criança?
JUSTIFICATIVA:
Durante a semana de adaptação,
quando as crianças ouviam música elas demonstraram alegria e animação adoravam
cantar junto e fazer os gestos. Quando estavam realizando outras atividades
pediam para colocar música para ouvir, portanto, percebi esta característica da
turma do Pré I A e através dela vamos desenvolver o projeto “A música e a
criança”.
As crianças conseguem discriminar
sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam
por meio do corpo ou da oralidade.
A música é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças, pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral.
A música é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças, pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral.
CONHECIMENTO PRÉVIO:
CERTEZAS:
A música traz alegria;
É bom ouvir música;
A música acalma;
Tem muitos instrumentos que são usados para tocar
uma música.
DÚVIDAS:
Toda música tem uma dança?
Nós podemos inventar uma música?
Quais são os nomes dos instrumentos musicais?
OBJETIVO GERAL: Compreender a importância da música
para as crianças, a fim de desenvolver a musicalidade, a sensibilidade, e
percepção auditiva, a coordenação motora e o senso rítmico.
OJETIVO ESPECÍFICO:
♫ Desenvolver a linguagem oral,
favorecendo a ampliação do vocabulário;
♫ Desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio, sensibilidade, atenção e ritmo;
♫ Desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio, sensibilidade, atenção e ritmo;
♫ Selecionar um bom repertório, de
acordo com o interesse da turma, por ritmos ou assuntos específicos;
♫ Propiciar músicas de gêneros
variados para as crianças ouvirem e cantarem;♫ Proporcionar atividades para as crianças explorarem diferentes materiais;
♫ Propiciar atividades para as
crianças explorarem, conhecerem e reproduzirem sons com o corpo e com os
instrumentos;
♫ Promover a criação de
coreografias em músicas infantis;
♫ Promover a interação das crianças
com instrumentos musicais conhecendo sua forma e som, distinguindo alguns deles;
♫ Promover a criação e instrumentos
musicais feitos de sucata;
♫ Proporcionar o contato com
músicas de gêneros variados;
♫ Propiciar o contato com músicas
infantis e cantigas de roda não conhecidas pelas crianças.
CONTEÚDOS:
MÚSICA
·
Ritmo;
·
Execução musical;
·
Características do som;
·
Apreciação musical;
·
Elementos da música;
·
Contextualização da
música;
·
Repertório de canções;
·
Expressão corporal;
·
Descoberta do som;
·
Diferentes sons:
animais, corpo, instrumentos.
LINGUAGEM
·
Contato com a leitura e
escrita;
·
Letras de músicas;
·
Conto e reconto de
histórias;
NATUREZA E SOCIEDADE
·
Família;
·
Seres vivos;
·
Fenômenos da natureza;
MATEMÁTICA
·
Contagem oral;
·
Noções de tempo;
·
Números;
CORPO E MOVIMENTO
·
Expressividade;
·
Equilíbrio;
·
Percepção de ritmo;
·
Movimento;
·
Coordenação motora
ampla e fina;
ARTES VISUAIS
·
Fazer artístico;
·
Exploração de
materiais;
METODOLOGIA:
* De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas músicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias.
* De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas músicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias.
* Ouvir e identificar sons de
nosso cotidiano (passeio pela escola).
* Passeio para ouvir e identificar
sons e quem os produziu.
* Descobrir alguns sons que são
produzidos pelo nosso corpo (estralando os dedos, etc);
* Escrever a letra de músicas a
serem aprendidas e após conversação fazer a interpretação da mesma sob forma de
desenho.
* Brincar de imitar os sons dos
animais.
* Caixa surpresa – Explorando os
sons.
* Confeccionar instrumentos
musicais com sucata: tambor, chocalho;
* Brincar com sucata diversa,
retirando dela diferentes sons.
* Cantar com as crianças,
realizando as diferentes coreografias.
* Contar histórias, poesias e
brinquedos cantados.
* Apresentar para crianças alguns
instrumentos musicais (visita a Banda Marcial);
* Conhecer o esquema corporal, a lateralidade e os órgãos do sentido;
* Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos
emitir;
* Explorar diferentes materiais sejam instrumentos (pincéis, cotonetes, algodão), meios (tinta, massa, areia, retalhos de E.V. A, papéis, tecido) ou suportes (cartolina, sulfite, isopor, etc.).
* Conhecer o esquema corporal, a lateralidade e os órgãos do sentido;
* Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos
emitir;
* Explorar diferentes materiais sejam instrumentos (pincéis, cotonetes, algodão), meios (tinta, massa, areia, retalhos de E.V. A, papéis, tecido) ou suportes (cartolina, sulfite, isopor, etc.).
* Ouvir e cantar músicas de
gêneros e ritmos variados.
* Visitar a Banda Marcial.
* Ampliar o repertório de músicas
infantis e cantigas de roda.
* Gravar um CD das principais
músicas do projeto para cada criança.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontece durante todo o processo de
ensino aprendizagem. Portanto para facilitar o registro do professor será
observado se o educando:
·
Participa das atividades interagindo com os
elementos do grupo;
·
Apresenta atitude de solidariedade e cooperação;
·
Demonstra atitude de atenção ao ouvir;
·
Demonstram autonomia nos hábitos de higiene;
·
Explora e utiliza alguns procedimentos necessários
para desenhar, pintar, modelar,etc;
·
Aprecia suas próprias produções e a dos outros;
·
Expressa seus desejos necessidades, ideias,
opiniões e sentimentos;
·
Reconhece o seu nome escrito, identificando nas
diversas situações do cotidiano;
·
Conhece e reproduz oralmente jogos verbais;
·
Relata experiências;
·
Desenvolve memória e conhecimento musical através
de repertório de canções;
·
Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a
dança e/ou a improvisação musical;
·
Conhece e valoriza diferentes formas de expressão
cultural;
·
Amplia gradativamente o conhecimento e controle
sobre o corpo e o movimento participando
de jogos e brincadeiras;
·
Demonstra motricidade fina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário