quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROJETO BRINCANDO COM O FOLCLORE


PROJETO BRINCANDO COM O FOLCLORE
TURMA: MATERNAL I
PROFESSORAS: JOSIANE K. E VERA 

PROBLEMA: Como podemos resgatar nossa cultura brasileira? 

JUSTIFICATIVA: Alguns fatores que agem diretamente na construção da cultura individual são: Família, grupo social que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura, as crenças, lendas, músicas etc... O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente, eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações no qual somos inseridos.

Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural agimos e produzimos cultura, por esse motivo o folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição, ele é vivo e está ligado a nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio de convívio social, por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequência dos acréscimos da coletividade.

“Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou”.(XAVIER).

O educador de educação infantil deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e elevada importância pedagógica.

Pensamos aqui, no folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço educacional infantil.

Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do educador propondo atividades as crianças em sala e extra-sala. Por meio dela, o educador pode trabalhar os diferentes eixos temáticos.

 

OBJETIVO GERAL: Conhecer os personagens do folclore brasileiro a fim de resgatar nossa cultura.
Criar estratégias de ensino que levem as crianças a compreender o folclore como manifestação sócio-cultural por meio de atividades lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_ Observar e apreciar a literatura brasileira através de contação de histórias com fantoches.
_ Identificar os personagens do folclore através de trabalhos com materiais alternativos.
_ Conhecer algumas lendas folclóricas ( saci, iara, curupira, boitatá , boi bumba etc ).
_ Conhecer algumas parlendas.
_ Ampliar o conhecimento das cores.
_ Ampliar a linguagem oral, visual e a expressão corporal por meio de contos infantis, cantigas de roda e brincadeiras folclóricas.  

CONTEÚDOS:
_ Valores ( identidade e autonomia).
_ Expressividade, coordenação motora (movimento).
_ Comunicação, linguagem oral e escrita corporal (linguagem).
_ Tradições e diversidades sócio-culturais, família, comunidade (natureza e sociedade).
_ Fazer artístico, exploração de diferentes materiais, manifestações culturais, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais).
_ Expressão oral e corporal, ritmos e gêneros, canto, linguagem musical (música).
_ Números, formas geométricas (matemática).
_ Fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, receita, lendas, etc( linguagem oral e escrita).
_ História dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias (natureza e sociedade ).
_ Dança (movimento).
_ Cantigas (música). 

METODOLOGIA:
_ Fazer personagens do folclore, o boi bumba, utilizando rolo de papel higiênico, pote de danoninho, botão de roupa, lã, EVA, cola-quente, tesoura, palitos de picolé e lantejoulas.
_ Fazer o personagem do folclore, o boitatá, utilizando fio de nylon, mangueira de jardim, tampinha de garrafa pet, cola-quente, tesoura e EVA.
_ Cantar músicas folclóricas.
_ Contar lendas folclóricas, reproduzindo-as através de desenhos, pinturas, colagens, cartaz etc.
_ Assistir o filme “sítio do pica-pau amarelo”, para compreender onde vive o saci. 

AVALIAÇÃO: Será por meio de registro descritiva e fotos das formas de expressão das crianças, de seu desenvolvimento nas atividades, servindo como um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa. 

CRONOGRAMA: 2 semanas ( 10 dias ). 















 

2 comentários:

  1. Parabéns as professoras do cei Iveti Spézia e as professoras Vera e Josiane,gostamos muito do projeto e da forma que foi desenvolvido .Cei Flor de Acácia -Joinville Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns as professoras do cei Iveti Spézia e as professoras Vera e Josiane,gostamos muito do projeto e da forma que foi desenvolvido .Cei Flor de Acácia -Joinville Santa Catarina.

    ResponderExcluir