quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROJETO A ARTE DE ROMERO BRITTO


PROJETO: A ARTE DE ROMERO BRITTO
TURMA: PRÉ-ESCOLAR I B
PROFESSORA: SUELLIN 

PROBLEMA: Vamos conhecer a arte de Romero Britto? 

JUSTIFICATIVA: A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo geral, tornando-os seres mais críticos e opinativos na sociedade. Por isso, escolhi este grande artista para aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.

A aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança.

 OBJETIVO GERAL: Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Conhecer as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);

·       Explorar diferentes materiais;

·       Estimular a coordenação motora fina;

·       Conhecer melhor quem é Romero Brito e sua arte;

·       Observar as cores utilizadas nas obras;

·       Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;

·       Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;

·       Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes elementos.

 
CONTEÚDOS:

Identidade e autonomia: Valores;
Artes visuais: Fazer artístico, apreciação de obras de arte, exploração de materiais, leitura de obras de arte, observação e discussão de imagens e objetos;
Linguagem: Contato com a leitura e escrita;

Matemática: Formas geométricas;

Corpo e movimento: Coordenação motora fina.

 METODOLOGIA:

·       Releitura com tinta guache; obra FLOR;

·       Interferência com pedaços de papel, E.V.A: obra CAVALO;

·       Interferência com massinha: obra: A Perfect Day;

·       Criar um quadro com o tangran: fazer em casa, fazendo com que se baseiem em alguma obra de Britto, escrever qual foi a obra escolhida, mandar junto sobre o artista;

·       Colorir com diversos materiais algumas obras;

·       Observar e discutir sobre algumas obras de Romero Britto;

·       Passear na Escola Pedro Aleixo para observar as obras lá pintadas;

·       Atividades de registro;

·       Rodas de conversa: - Quem será é Romero Britto? -Alguém já o conhece? – Quais das obras mais gostaram?

- Se fosse um pintor igual a ele, o que você pintaria?

·       Exploração de formas e cores através da observação dentro da obra de Romero Britto;

·       Desenho livre: agora é sua vez, crie um desenho e pinte tendo base a ideia das obras de Romero Britto;

·       Construção de uma obra de arte: (todos): obra Striped Fish;

·       Atividades de recorte;

·       Exposição de imagens de obras de arte para observação e releitura;

·       Histórias;

·       Rotina: calendário, quantos somos;

·       Com a massinha modelar as formas geométricas;

·       Atividade para casa: escolher junto com os pais uma obra de Romero Britto e desenhá-la como eles veem (releitura);

·       Aprender a escrever o nome Romero Britto e de algumas obras;

·       Cartão para dia dos pais, a partir de uma releitura de obra; Blue About you;

·       Desenhar e Colorir a obra Prince Frog através da observação (releitura);

·       Desenhar as formas geométricas, lembrar que Romero Britto utiliza muitas as formas e questionar onde se encontra essas formas;

·       Mostrar no mapa onde Romero Britto nasceu;

·       Recursos tecnológicos;

·       Fazer um quebra-cabeça com a obra Cão Azul, onde eles irão colorir a obra impressa em A4 com lápis de cor, depois recortá-la, colar em um papel mais consistente e passar fita larga em cima, recortar e fazer o quebra-cabeça; 

CRONOGRAMA: 06 de agosto a 6 de setembro. 

AVALIAÇÃO:

·       Demonstra atenção ao ouvir;

·       Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação;

·       Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc;
·       Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
·       Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·       Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de atividades diferenciadas;

·       Compreende o mundo da escrita (palavras) e da leitura, mesmo que ainda não seja de forma convencional;

·       Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc;

·       Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar);

·       Apresenta atitude de solidariedade e cooperação.
 

“A arte é capaz de refletir a celebração das coisas simples e boas da vida. Isto é o mais importante para mim!”

Romero Britto
 
OBRA "A PERFECT DAY"









 
 
OBRA "A PRINCE FROG"




 
OBRA "CAVALO"












 
OBRA "FLOR"
























OBRA "CÃO AZUL"






OBRA "STRIPED FISH"














 

11 comentários:

  1. Adorei vou dar sequência ao trabalho que iniciei ano passado com o mesmo artista!!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei vou dar sequência ao trabalho que iniciei ano passado com o mesmo artista!!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, BOA NOITE.
      Voce teria o seu projeto para me ajudar com ideias? O tema para o meu próximo projeto é exatamente esse

      Excluir
  3. Muito legal, amei seu trabalho, estava procurando algumas ideias para trabalhar Romero Britto na Educação infantil.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  5. Amei, vou desenvolver um parecido com o seu, mas para crianças de 5 anos, com o objetivo de fazê-las colorir mais seus desenhos e aprender a se expressar.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Excelente. Vou desenvolver o meu esse ano g2 e 3. 😍👏👏👏😘

    ResponderExcluir