PROJETO: A ARTE DE
ROMERO BRITTO
TURMA: PRÉ-ESCOLAR I B
PROFESSORA: SUELLIN
PROBLEMA:
Vamos conhecer a arte de Romero Britto?
JUSTIFICATIVA:
A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos
transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo geral,
tornando-os seres mais críticos e opinativos na sociedade. Por isso, escolhi
este grande artista para aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que
apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.
A aprendizagem das
artes se dá num processo de construção particular e envolve escolhas,
experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna
e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa
intencional, porém é um ato exclusivo da criança.
·
Conhecer as formas geométricas simples (quadrado,
retângulo, círculo e triângulo);
·
Explorar diferentes materiais;
·
Estimular a coordenação motora fina;
·
Conhecer melhor quem é Romero Brito e sua arte;
·
Observar as cores utilizadas nas obras;
·
Experimentar e explorar diferentes
objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de
trabalhos artísticos;
·
Fazer leitura de obras de arte a partir
da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·
Observar os principais constituintes da
linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura)
fazendo uso em suas produções, destes elementos.
Identidade e autonomia: Valores;
Artes visuais: Fazer artístico, apreciação de obras
de arte, exploração de materiais, leitura de
obras de arte, observação
e discussão de imagens e objetos;
Linguagem: Contato com a leitura e escrita;
Matemática: Formas geométricas;
Corpo e movimento: Coordenação motora fina.
· Releitura
com tinta guache; obra FLOR;
·
Interferência com pedaços de papel, E.V.A: obra CAVALO;
·
Interferência com massinha: obra: A
Perfect Day;
·
Criar um quadro com o tangran: fazer em casa,
fazendo com que se baseiem em alguma obra de Britto, escrever qual foi a obra
escolhida, mandar junto sobre o artista;
·
Colorir com diversos materiais algumas obras;
·
Observar e discutir sobre algumas obras de Romero
Britto;
·
Passear na Escola Pedro Aleixo para observar as
obras lá pintadas;
·
Atividades de registro;
·
Rodas de conversa: - Quem será é Romero Britto?
-Alguém já o conhece? – Quais das obras mais gostaram?
-
Se fosse um pintor igual a ele, o que você pintaria?
·
Exploração de formas e cores através da observação
dentro da obra de Romero Britto;
·
Desenho livre: agora é sua vez, crie um desenho e
pinte tendo base a ideia das obras de Romero Britto;
·
Construção de uma obra de arte: (todos): obra Striped
Fish;
·
Atividades de recorte;
·
Exposição de imagens de obras de arte para
observação e releitura;
·
Histórias;
·
Rotina: calendário, quantos somos;
·
Com a massinha modelar as formas geométricas;
·
Atividade para casa: escolher junto com os pais uma
obra de Romero Britto e desenhá-la como eles veem (releitura);
·
Aprender a escrever o nome Romero Britto e de
algumas obras;
·
Cartão para dia dos pais, a partir de uma releitura
de obra; Blue About you;
·
Desenhar e Colorir a obra Prince Frog através da observação (releitura);
·
Desenhar as formas geométricas, lembrar que Romero
Britto utiliza muitas as formas e questionar onde se encontra essas formas;
·
Mostrar no mapa onde Romero Britto nasceu;
·
Recursos tecnológicos;
·
Fazer um quebra-cabeça com a obra Cão Azul, onde
eles irão colorir a obra impressa em A4 com lápis de cor, depois recortá-la,
colar em um papel mais consistente e passar fita larga em cima, recortar e
fazer o quebra-cabeça;
CRONOGRAMA: 06 de agosto a 6 de setembro.
AVALIAÇÃO:
· Demonstra
atenção ao ouvir;
· Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da
pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e
respeito pelo processo de produção e criação;
· Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos,
pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc;
·
Aprecia
suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de
alguns;
·
Faz
leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação
de imagens e objetos;
· Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de
atividades diferenciadas;
· Compreende o mundo da escrita (palavras) e da leitura, mesmo que
ainda não seja de forma convencional;
· Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras
como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces
planas, lados retos, etc;
· Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar,
dobrar, encaixar, empilhar);
· Apresenta atitude de solidariedade e cooperação.
“A arte é capaz
de refletir a celebração das coisas simples e boas da vida. Isto é o mais
importante para mim!”
Romero Britto
OBRA "A PERFECT DAY"
AMEI
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho desenvolvido!
ResponderExcluirMuito lindo seu trabalho!!!!
ResponderExcluirAdorei vou dar sequência ao trabalho que iniciei ano passado com o mesmo artista!!! Abraços
ResponderExcluirAdorei vou dar sequência ao trabalho que iniciei ano passado com o mesmo artista!!! Abraços
ResponderExcluirOlá, BOA NOITE.
ExcluirVoce teria o seu projeto para me ajudar com ideias? O tema para o meu próximo projeto é exatamente esse
Muito legal, amei seu trabalho, estava procurando algumas ideias para trabalhar Romero Britto na Educação infantil.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, me ajudou muito!
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho!
ResponderExcluirAmei, vou desenvolver um parecido com o seu, mas para crianças de 5 anos, com o objetivo de fazê-las colorir mais seus desenhos e aprender a se expressar.
ResponderExcluirParabéns!!! Excelente. Vou desenvolver o meu esse ano g2 e 3. 😍👏👏👏😘
ResponderExcluir