quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROJETO A ARTE DE ROMERO BRITTO


PROJETO: A ARTE DE ROMERO BRITTO
TURMA: PRÉ-ESCOLAR I B
PROFESSORA: SUELLIN 

PROBLEMA: Vamos conhecer a arte de Romero Britto? 

JUSTIFICATIVA: A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo geral, tornando-os seres mais críticos e opinativos na sociedade. Por isso, escolhi este grande artista para aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.

A aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança.

 OBJETIVO GERAL: Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Conhecer as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);

·       Explorar diferentes materiais;

·       Estimular a coordenação motora fina;

·       Conhecer melhor quem é Romero Brito e sua arte;

·       Observar as cores utilizadas nas obras;

·       Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;

·       Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;

·       Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes elementos.

 
CONTEÚDOS:

Identidade e autonomia: Valores;
Artes visuais: Fazer artístico, apreciação de obras de arte, exploração de materiais, leitura de obras de arte, observação e discussão de imagens e objetos;
Linguagem: Contato com a leitura e escrita;

Matemática: Formas geométricas;

Corpo e movimento: Coordenação motora fina.

 METODOLOGIA:

·       Releitura com tinta guache; obra FLOR;

·       Interferência com pedaços de papel, E.V.A: obra CAVALO;

·       Interferência com massinha: obra: A Perfect Day;

·       Criar um quadro com o tangran: fazer em casa, fazendo com que se baseiem em alguma obra de Britto, escrever qual foi a obra escolhida, mandar junto sobre o artista;

·       Colorir com diversos materiais algumas obras;

·       Observar e discutir sobre algumas obras de Romero Britto;

·       Passear na Escola Pedro Aleixo para observar as obras lá pintadas;

·       Atividades de registro;

·       Rodas de conversa: - Quem será é Romero Britto? -Alguém já o conhece? – Quais das obras mais gostaram?

- Se fosse um pintor igual a ele, o que você pintaria?

·       Exploração de formas e cores através da observação dentro da obra de Romero Britto;

·       Desenho livre: agora é sua vez, crie um desenho e pinte tendo base a ideia das obras de Romero Britto;

·       Construção de uma obra de arte: (todos): obra Striped Fish;

·       Atividades de recorte;

·       Exposição de imagens de obras de arte para observação e releitura;

·       Histórias;

·       Rotina: calendário, quantos somos;

·       Com a massinha modelar as formas geométricas;

·       Atividade para casa: escolher junto com os pais uma obra de Romero Britto e desenhá-la como eles veem (releitura);

·       Aprender a escrever o nome Romero Britto e de algumas obras;

·       Cartão para dia dos pais, a partir de uma releitura de obra; Blue About you;

·       Desenhar e Colorir a obra Prince Frog através da observação (releitura);

·       Desenhar as formas geométricas, lembrar que Romero Britto utiliza muitas as formas e questionar onde se encontra essas formas;

·       Mostrar no mapa onde Romero Britto nasceu;

·       Recursos tecnológicos;

·       Fazer um quebra-cabeça com a obra Cão Azul, onde eles irão colorir a obra impressa em A4 com lápis de cor, depois recortá-la, colar em um papel mais consistente e passar fita larga em cima, recortar e fazer o quebra-cabeça; 

CRONOGRAMA: 06 de agosto a 6 de setembro. 

AVALIAÇÃO:

·       Demonstra atenção ao ouvir;

·       Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação;

·       Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc;
·       Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
·       Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·       Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de atividades diferenciadas;

·       Compreende o mundo da escrita (palavras) e da leitura, mesmo que ainda não seja de forma convencional;

·       Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc;

·       Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar);

·       Apresenta atitude de solidariedade e cooperação.
 

“A arte é capaz de refletir a celebração das coisas simples e boas da vida. Isto é o mais importante para mim!”

Romero Britto
 
OBRA "A PERFECT DAY"









 
 
OBRA "A PRINCE FROG"




 
OBRA "CAVALO"












 
OBRA "FLOR"
























OBRA "CÃO AZUL"






OBRA "STRIPED FISH"














 

3 comentários: