quinta-feira, 31 de maio de 2012

COMO NASCEM OS PINTINHOS


TÍTULO: COMO NASCEM OS PINTINHOS
TURMA: MATERNAL II B
PROFESSORAS: MAURA ROZANA, ANDREIA J., KATIA

PROBLEMA: O ovo vira pintinho?

JUSTIFICATIVA: Visto que o pintinho é um dos animais que desperta bastante o interesse das crianças e com o qual a maioria delas já teve algum contato daremos continuidade ao nosso projeto da fazenda aprendendo um pouco sobre esta ave. Este projeto tem o intuito de incentivar a criança a cuidar dos animais, e incentivar a família a fazer o mesmo. Cuidando do bichinho as crianças aprendem lições de solidariedade, carinho, afetividade e respeito a todas as formas de vida.

OBJETIVO GERAL: Compreender o processo de transformação do ovo em pintinho a fim de saber como eles nascem;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
·        Conhecer as características da galinha e dos pintinhos (tamanho, cor, onde vive, o que come);
·        Brincar com diferentes sensações de movimento;
·        Relatar experiências vividas e narração de fatos;
·        Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características;
·        Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Explorar o fazer artístico utilizando materiais variados;
·        Cantar e interpretar música;
·        Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·        Executar atitudes de respeito as regras e ao grupo no qual esta inserida;
·        Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situação na qual se reconheça a necessidade;
·        Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...);
·        Brincar com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se;
·        Desenvolver a identificação de cores e formas geométricas;
·        Trabalhar a coordenação motora;
CONTEÚDOS:
·        Expressão oral e corporal; (música)
·        Linguagem oral, escrita, corporal; (linguagem)
·        Comunicação; (linguagem)
·        Coordenação motora ampla e fina; (movimento)
·        Seres vivos; (natureza e sociedade)
·        Exploração de diferentes materiais; (artes visuais)
·        Formas geométricas; (matemática)
·        Número;(matemática)
·        Fazer artístico; (artes visuais)

METODOLOGIA:
·        Roda de conversas sobre o pintinho;
·        Traremos para sala um pintinho que cada criança levará um dia para casa dando a elas a oportunidade de observar mais de perto este animal, além de que terão a responsabilidade de cuidar dele neste momento;
·        Músicas relacionadas ao tema;
·        Confeccionar cartaz em papel Kraft ilustrando a música “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho”, trabalhando assim os números de 1 à 5;
·        Histórias relacionadas ao tema;
·        DVD´s  relacionado ao tema;
·        Brincadeira de faz de conta para fazer uma representação do “pintinho” com a música pintinho amarelinho e a galinha magricela;
·        Pintura com as mãos formando a galinha;
·        Colagem com casca de ovo no desenho do pintinho;
·        Cantar a música do pintinho amarelinho e trabalhar em roda a história do nascimento do pintinho, fazer figuras em tamanho grande para contar a sequência da história e depois as crianças podem colorir;


·        Pintinho confeccionado com prato de plástico no qual as crianças farão a pintura;

·        Quebra cabeça da galinha;

·        Atividade faça o que pede a música com a música do pintinho amarelinho: meu pintinho amarelinho: pintar o pintinho de amarelo com giz de cera. Cabe aqui na minha mão: fazer a marca da mão com guache na folha ou desenhar a mão para eles fazerem uma colagem. Quando quer comer bichinhos: com o dedo de tinta seguir o caminho para levar o bichinho até a minhoca. Com seus pezinhos ele cisca o chão: fazer a marca do pé com tinta no papel;






·        Parlenda:
GALINHA       


A GALINHA COME MILHO
COME O GRÃO TODO INTEIRINHO
O PINTINHO QUE É SEU FILHO
COME MILHO QUEBRADINHO
LOGO QUE BOTA SEU OVO
A GALINHA QUE É A TAL
PARA FAZER A PROPAGANDA
ARMA UM BARULHO TOTAL.
Após fazer esta atividade de colando milho no caminho da galinha.
·        Atividade quantos ovos a galinha botou hoje? Fixar na sala um painel da galinha, confeccionar envelopes com os números de um a cinco e dentro de cada envelope colocar o numero correspondente de ovos. Sortear um aluno para pegar um envelope. O mesmo deverá fixar no painel o número e os ovos correspondentes ao numeral. Com o auxílio das professoras contar com as crianças a quantidade de ovos para que as mesma relacionem o número a quantidade;


·        Atividade cada ovo em seu lugar: caixas de papelão encapadas de azul, amarelo e verde. Decorar com a figura da galinha. Cantar a música a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, os alunos terão que guardar as bolinhas amarelas - relacionando as cores dos ovos – dentro da caixa amarela. A contagem bota 1, bota 2... será o tempo estipulado para que as crianças guardem as bolas. Depois trocar as cores dos ovos para azul e verde.


·        Jogo de arremesso: com os mesmo materiais utilizados na atividade acima as crianças irão arremessar as bolinhas dentro das caixas. Marcar uma linha para a distância do arremesso. Após as crianças terem arremessado todas as bolinhas contar junto com elas quantas bolinhas tem;


·        Galinha confeccionada com pote de iogurte;


Materiais
Caneta hidrográfica
Potinho de iogurte
Papel Color Set amarelo
Vela
Barbante
Lápis
Caneta
Fita adesiva

Montagem
Fure o topo do pote com a caneta;
Risque e recorte no Color Set os moldes da galinha;
Faça os detalhes com canetinha hidrográfica;
Passe o barbante pelo furo dando um nó;
Dobre a ponta dos moldes e cole no pote com a fita adesiva;
Passe a vela pelo barbante; Puxe o barbante o deixando deslizar pela sua mão e ouça a galinha cacarejar!
AVALIAÇÃO:
·        Comunica ideias e sentimentos;
·        Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
·        Participa de brincadeiras musicais;
·        Demonstra habilidade em ações que utilizam a coordenação motora fina;
·        Relata fatos e experiências;
·        Explora com prazer materiais variados;
CRONOGRAMA: 20 dias
























Um comentário: