quinta-feira, 31 de maio de 2012

O COELHO


TÍTULO: O COELHO

TURMA: MATERNAL II B
PROFESSORAS: MAURA ROZANA, ANDREIA J., KATIA 

PROBLEMA: O coelho come cenoura? 

JUSTIFICATIVA: Sendo a nossa turma a ”Fazenda do Maternal II”, começamos então a conhecer os animais de interesse das crianças. O coelho foi escolhido por fazer parte da vida de uma das crianças da sala, que possui um coelho como animal de estimação. A partir disso levamos nossa turma a conhecer um pouco mais sobre a vida deste animal.

OBJETIVO GERAL: Conhecer as características do coelho a fim de saber, do que ele se alimenta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Conhecer as características do coelho (tamanho, cor, onde vive, o que come);
·        Brincar com diferentes sensações de movimento;
·        Relatar experiências vividas e narração de fatos;
·        Recontar histórias;
·        Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características;
·        Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Explorar o fazer artístico utilizando materiais variados;
·        Cantar e interpretar música;
·        Desenvolver a linguagem oral;
·        Brincar com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se;
·        Conhecer as cores primárias;
·        Conhecer os números 1,2 e 3;
·        Permitir à criança a descoberta de hipóteses;
CONTEÚDOS:
·        Expressão oral e corporal; (música)
·        Linguagem oral, escrita, corporal; (linguagem)
·        Comunicação; (linguagem)
·        Coordenação motora ampla e fina; (movimento)
·        Seres vivos; (natureza e sociedade)
·        Exploração de diferentes materiais; (artes visuais) 

METODOLOGIA:
·        Roda de conversas sobre o coelho;
·        Aula Passeio para conhecer o coelho de estimação da Gysiane;
·        Colagem com algodão no desenho do coelho;
·        Coelho confeccionado com material de sucata;
·        Pintura com guache (Coelho confeccionado com rolinho de papel higiênico);
·        Viseira do coelho;
·        Músicas do coelho: na música “Coelhinho da Páscoa que trazes para mim”, iremos trabalhar os números 1,2 e 3 e as cores primárias, azul, amarelo e vermelho;
·        Confeccionar cartaz em papel Kraft ilustrando a música “Coelhinho da Páscoa que trazes para mim”;
·        Histórias relacionadas ao tema;
·        DVD´s  relacionado ao tema;
·        Brincadeira coelhinho sai da toca;
·        Dobradura do coelho;
·        Sendo uma das características do coelho ser dentuço iremos incentivar as crianças sobre a importância da escovação (Visita no consultório do dentista);
·        Pesquisa feita pelos pais trazendo curiosidades do coelho;
·        Como estamos chegando próximo da Páscoa e o coelho é um dos símbolos, faremos também algumas atividades relacionadas à Páscoa: pintura na casquinha, pintura com guache para fazer a cestinha, pintura com giz de cera em coelho de papel para colocar a casquinha.
AVALIAÇÃO:
·        Comunica ideias e sentimentos;
·        Demonstra habilidade em ações que utilizam a coordenação motora fina;
·        Participa oralmente das ações do grupo;
·        Relata fatos e experiências;
·        Explora com prazer materiais variados;
CRONOGRAMA: 20 dias



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário