PROJETO ANUAL
TÍTULO:
ANIMAS DA FAZENDA
TURMA:
MATERNAL II B
PROFESSORAS:
MAURA ROZANA, ANDREIA J., KATIA
PROBLEMA: Que animais vivem na fazenda?
JUSTIFICATIVA:
O projeto anual a ser desenvolvido, surgiu do
interesse da turma pelos animais e pelos relatos de experiências de algumas
crianças que tiveram a oportunidade de frequentar sítios e fazendas de seus
familiares, bem como muitos possuem estes animais em casa. Considerando que os
animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em
desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuem
também um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e
sociais. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta
faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele. Este
estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente
que serão aprofundadas e ampliadas em várias atividades. Sendo assim nossa sala
ficou com o nome de “FAZENDA DO MATERNAL
II”.
“As
crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas, são
irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados,
com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes as dos homens. O
estudo de animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal
e a natureza”.(LEITE, 2005, p.3)
Acreditamos
que este projeto trará grandes oportunidades para desenvolvermos as capacidades
e conteúdos relacionados aos diversos eixos propostos para a educação infantil,
além de proporcionar para o grupo aprendizagens significativa por se tratar de
um tema de interesse de todas as crianças o que faz com que se sintam ainda
mais motivadas para aprender.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
DÚVIDAS:
·
Os animais mordem?
·
O que eles comem?
·
Onde vivem?
CERTEZAS:
·
Na casa da Bapka(avó em polonês) tem vaca, tem galinha, tem
cachorro;(fala do Matheus)
·
Gisyane tem um coelho como animal de estimação;
·
O coelho come cenoura;
·
A galinha bota ovo;
·
O Gustavo tem um sítio onde tem muitos animais;
OBJETIVO GERAL: Proporcionar
um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas
conheçam diversas espécies e suas principais características.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conhecer os diversos animais apontando
para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras
peculiaridades relativas a cada espécie);
·
Comparar diversos tipos de animais
através da observação;
·
Incentivar o respeito a natureza e a familiarizar-se
com os animais da fazenda conhecendo suas características, onde vivem e para
que servem;
·
Desenvolver atitudes de respeito, ajuda
e colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·
Brincar com as demais crianças do grupo
e da instituição a fim de interagir e socializar-se;
·
Manipular diferentes objetos e
materiais explorando características, propriedades e possibilidades de
manuseio;
·
Criar trabalhos de arte através da
produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o
mundo;
·
Apreciar e cuidar dos trabalhos
produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·
Observar imagens diversas a fim de
identificá-las e interpretá-las;
·
Explorar diferentes gêneros e ritmos
musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a
fim de desenvolver a memoria musical;
·
Explorar as diversidades sonoras (sons
de animais);
·
Estabelecer comunicação através da
imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
·
Conhecer diferentes gêneros orais
(trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a
linguagem oral;
·
Escolher livros para leitura e
apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura
infantil;
·
Explorar o ambiente, descobrindo e
entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características,
cuidados básicos e valorização da vida;
·
Desenvolver atitudes de manutenção e
preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
·
Refletir sobre as características
individuais de cada animal;
·
Conhecer diferentes cores;
·
Identificar diferentes texturas;
·
Movimentar-se de forma variada; andando,
rastejando, correndo, pulando, etc.
CONTEÚDOS
·
Eu e o outro; (identidade e autonomia)
·
Comunicação e expressão, oral, corporal
e escrita; (identidade e autonomia)
·
Exploração de diferentes materiais;
(artes visuais)
·
Observação e conversação sobre imagens
e objetos; (artes visuais)
·
Interpretação e dramatização musical;
(música)
·
Canto; (música)
·
Linguagem: oral, escrita, corporal;
(linguagem)
·
Comunicação; (linguagem)
·
Gêneros textuais; (linguagem)
METODOLOGIA
·
Roda de conversas sobre cada animal a
ser estudado;
·
Aula Passeio;
·
Colagens;
·
Atividades com materiais de sucata;
·
Pintura com guache;
·
Musicas relacionada ao tema;
·
Histórias relacionada ao tema;
·
DVD´s
relacionado ao tema;
·
Dobraduras;
·
Pesquisa feita pelos pais trazendo curiosidades
sobre os animais;
·
Desenvolver atividades lúdicas;
·
Desenhar pintar e modelar livremente ;
·
Fazer pintura coletiva individual com as mãos,
pincéis...;
·
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
AVALIAÇÃO
·
Explora com prazer materiais variados;
·
Identifica imagens;
·
Fala sobre as imagens que vê;
·
Brinca com formas e cores;
·
Reconhece cores;
·
Rabisca;
·
Demonstra prazer em ouvir sons;
·
Canta e realiza movimentos de expressão musical;
·
Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
·
Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·
Responde as perguntas dirigidas;
·
Presta atenção ao ouvir alguém falando;
·
Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·
Respeita regras de convívio social fazendo uso de
palavras como: desculpa, por favor, com licença, obrigado;
·
Relata fatos e experiências;
·
Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·
Interage com seres vivos apresentados;
·
Identifica fenômenos da natureza (chuva, sol,
vento, noite, dia...);
·
Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e
o espaço onde vive;
·
Nomeia e reconhece alguns animais e plantas;
·
Brinca de contar;
·
Demonstra noções de comparativos;
·
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio
corpo;
·
Demonstra habilidades em ações que utilizam a
coordenação motora fina;
·
Manifesta interesse em superar seus limites;
·
Explora os diferentes espaços oferecidos pela
instituição;
·
Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho,
foto, vídeo).
CRONOGRAMA:
Todo o ano letivo
Gostei das roupinhas... São de tnt?
ResponderExcluirAcho que são.
ExcluirGostei das roupinhas, são de tnt?
ResponderExcluirADOREI!!! PARABÉNS
ResponderExcluir