quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROJETO ANUAL: ANIMAIS DA FAZENDA


PROJETO ANUAL

TÍTULO: ANIMAS DA FAZENDA
TURMA: MATERNAL II B
PROFESSORAS: MAURA ROZANA, ANDREIA J., KATIA 

PROBLEMA: Que animais vivem na fazenda? 

JUSTIFICATIVA:
 O projeto anual a ser desenvolvido, surgiu do interesse da turma pelos animais e pelos relatos de experiências de algumas crianças que tiveram a oportunidade de frequentar sítios e fazendas de seus familiares, bem como muitos possuem estes animais em casa. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuem também um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em várias atividades. Sendo assim nossa sala ficou com o nome de “FAZENDA DO MATERNAL II”.

“As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas, são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes as dos homens. O estudo de animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza”.(LEITE, 2005,  p.3)

Acreditamos que este projeto trará grandes oportunidades para desenvolvermos as capacidades e conteúdos relacionados aos diversos eixos propostos para a educação infantil, além de proporcionar para o grupo aprendizagens significativa por se tratar de um tema de interesse de todas as crianças o que faz com que se sintam ainda mais motivadas para aprender 

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
DÚVIDAS:
·        Os animais mordem?
·        O que eles comem?
·        Onde vivem?
CERTEZAS:
·        Na casa da Bapka(avó em polonês) tem vaca, tem galinha, tem cachorro;(fala do Matheus)
·        Gisyane tem um coelho como animal de estimação;
·        O coelho come cenoura;
·        A galinha bota ovo;
·        O Gustavo tem um sítio onde tem muitos animais; 

OBJETIVO GERAL: Proporcionar um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
·        Comparar diversos tipos de animais através da observação;
·        Incentivar o respeito a natureza e a familiarizar-se com os animais da fazenda conhecendo suas características, onde vivem e para que servem;
·        Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·        Brincar com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se;
·        Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·        Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·        Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
·        Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
·        Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memoria musical;
·        Explorar as diversidades sonoras (sons de animais);
·        Estabelecer comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
·        Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a linguagem oral;
·        Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·        Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·        Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
·        Refletir sobre as características individuais de cada animal;
·        Conhecer diferentes cores;
·        Identificar diferentes texturas;
·        Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.  

CONTEÚDOS
·        Eu e o outro; (identidade e autonomia)
·        Comunicação e expressão, oral, corporal e escrita; (identidade e autonomia)
·        Exploração de diferentes materiais; (artes visuais)
·        Observação e conversação sobre imagens e objetos; (artes visuais)
·        Interpretação e dramatização musical; (música)
·        Canto; (música)
·        Linguagem: oral, escrita, corporal; (linguagem)
·        Comunicação; (linguagem)
·        Gêneros textuais; (linguagem)

METODOLOGIA
·        Roda de conversas sobre cada animal a ser estudado;
·        Aula Passeio;
·        Colagens;
·        Atividades com materiais de sucata;
·        Pintura com guache;
·        Musicas relacionada ao tema;
·        Histórias relacionada ao tema;
·        DVD´s  relacionado ao tema;
·        Dobraduras;
·        Pesquisa feita pelos pais trazendo curiosidades sobre os animais;
·        Desenvolver atividades lúdicas;
·        Desenhar pintar e modelar livremente ;
·        Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...;
·        Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos; 

AVALIAÇÃO
·        Explora com prazer materiais variados;
·        Identifica imagens;
·        Fala sobre as imagens que vê;
·        Brinca com formas e cores;
·        Reconhece cores;
·        Rabisca;
·        Demonstra prazer em ouvir sons;
·        Canta e realiza movimentos de expressão musical;
·        Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
·        Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·        Responde as perguntas dirigidas;
·        Presta atenção ao ouvir alguém falando;
·        Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·        Respeita regras de convívio social fazendo uso de palavras como: desculpa, por favor, com licença, obrigado;
·        Relata fatos e experiências;
·        Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·        Interage com seres vivos apresentados;
·        Identifica fenômenos da natureza (chuva, sol, vento, noite, dia...);
·        Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde  vive;
·        Nomeia e reconhece alguns animais e plantas;
·        Brinca de contar;
·        Demonstra noções de comparativos;
·        Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·        Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
·        Manifesta interesse em superar seus limites;
·        Explora os diferentes espaços oferecidos pela instituição;
·        Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto, vídeo).

CRONOGRAMA: Todo o ano letivo






APRESENTAÇÃO DA CANÇÃO "SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO" NO FESTIVAL DA LITERATURA DO CEI














4 comentários: