sexta-feira, 25 de maio de 2012

PROJETO ANUAL: TURMINHA DA ÁGUA


PROJETO ANUAL
Título: Turminha da Água – A importância da água para nossas vidas.
Turma: Maternal I
Professoras: Andréia S., Marina, Vera e Josiane K.

PROBLEMA: Por que precisamos de água?

JUSTIFICATIVA: Este ano letivo foi muito quente com muitos dias de calor, sol quente, as crianças do Maternal I precisavam de algo gostoso para se refrescar nesses dias de verão, foi onde nós professoras colocamos a piscina em nosso solário e as crianças adoraram a ideia, pois elas estavam brincando com água e tomando banho ao mesmo tempo isso para é uma diversão e os pais todos os dias chegavam falando da piscina pois seus filhos relatavam em casa e isso se tornou um assunto do nosso dia a dia aqui no CEI. Por isso pensamos o projeto onde vamos desenvolver e proporcionar as crianças a grande diversidade de experiências, com a participação ativa das crianças para que elas possam ampliar seu conhecimento sobre as questões relativas a água como podemos utilizá-la em nosso dia a dia.

OBJETIVO GERAL: Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, característica e onde podemos usar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Interessar-se pelo cuidado com o corpo humano, executando ações simples relacionadas à saúde, higiene e segurança;
·        Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos);
·        Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons,e texturas;
·        Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·        Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe).

CONTEÚDOS:
·        Linguagem oral e escrita ( linguagem);
·        Noção de massa (leve/pesado) volume (cheio/ vazio) (matemática);
·        Experiências diversas com água nos estados ( natureza e sociedade);
·        Pesquisa de figuras que mostram as diferenças entre a água limpa e água poluída ( natureza);
·        Saúde e bem estar ( identidade e autonomia);
·        Exploração de diferente materiais ( artes visual);
·        Cantos ( música);
·        Expressão corporal( música);
·        Meio ambiente ( natureza e sociedade);
·        Seres vivos ( natureza e sociedade);
·        Higiene ( natureza e sociedade);
·        Consciência ecológica ( natureza e sociedade);
·        Contagem oral (matemática);
·        Sensações (movimento);
·        Coordenação motora ampla e fina ( movimento);
·        Controle muscular (movimento).

METODOLOGIA:
·        Atividades de pintura, colagem, bolinhas de papel com temas relacionados a água;
·        Pesquisa com os pais sobre a água e os animais que vivem na água;
·        Trazer um tartaruga ou peixe no aquário para a sala ( ver se algum pai tem);
·        Trazer um cachorro ou outro animal na sala para as crianças possam perceber que todos os seres vivos necessitam da água;
·        Colocar um bebedouro de beija flor no solário para as crianças observarem os mesmos;
·        Molhar as plantas com um regador, plantas também precisam de água;
·        Ouvir histórias, poesias alternativos relacionados ao tema;
·        Ouvir músicas, assistir vídeos;
·        Adquirir hábito de beber sempre água potável, ou seja filtrada ou fervida;
·        Usar fantoches para conversas dirigidas sobre o desperdício da água;
·        Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...);
·        Cheirar a água pura;
·        Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres provar a água pura depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores;
·        Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente;
·        Visita ao zoológico.

AVALIAÇÃO:
·        Expressa satisfação ao realizar algumas ações de higiene (lavar as mãos, escovar os dentes, usar o vaso sanitário);
·        Experimenta diferentes materiais;
·        Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
·        Interage com seres vivos apresentados;
·        Demonstra noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes , tamanhos, cores e formas).



 










































Um comentário: