PROJETO ANUAL
TÍTULO: VÁRIAS PESSOAS, NOSSO MUNDO: A DIVERSIDADE.
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: CHEILA M, ROSELI, DILVA E MAIARA
PROBLEMA: PORQUE SOMOS DIFERENTES?
JUSTIFICATIVA: A sociedade está passando por um
período de mudanças no que se refere a inclusão, estas mudanças supõe novas
formas de pensar e, ao mesmo tempo, de organizar a realidade. A inclusão é o
resultado de um processo de acumulação de necessidades históricas, e este
acúmulo de necessidades resulta nas transformações que vem ocorrendo na
sociedade. As diversidades estão cada
vez mais presentes e próximas dos ambientes em que estamos inseridos. Desta
forma faz-se necessário que apresentemos para as crianças desde a mais tenra
idade tais diferenças, para que as mesmas possam conhecê-las , respeitá-las e
aprender a conviver, e sobretudo perceber que ser diferente é normal. De acordo
com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998,p.35):
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação
de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o
convívio com a diversidade, que é a marca da vida social brasileira. Essa
diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes,
mas também as competências e particularidades de cada um. Aprender a conviver e
relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes,
que possuem expressões culturais e marcas próprias, é condição necessária para
o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito
ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
OBJETIVO GERAL: Respeitar as características pessoais
relacionadas ao gênero, cultura, peso, estatura, cor, necessidades a fim de
promover e respeitar a diversidade.
CERTEZAS: Feitas através de observações: Ele não consegue andar; eu sou menina ele é menino; menina amarra o cabelo e faz maquiagem e menino não; eu sou grande.
DÚVIDAS: Feitas através de observações: Porque
ele não anda como nós? O que é isso Prô? ( a cadeira de rodas); eu também posso
sentar na cadeira de rodas? Porque ele é carregado no colo?
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü
Valorizar as características
individuais de cada criança;
ü
Conscientizar as crianças que serem
diferentes é normal, pois todos possuem aspectos diferenciados, ninguém é
igual;
ü
Identificar as diferenças existentes
na sala do maternal II;
ü
Propiciar uma parceria com a família
a respeito das diversidades encontradas no meio social em que seus filhos estão
inseridos;
ü
Promover uma relação de afetividade,
companheirismo e igualdade, proporcionando a interação e socialização da
criança, promovendo o seu bem-estar.
CONTEÚDOS:
ü
Eu e o outro, valores, convívio
social, família, escola, sociedade (identidade e autonomia);
ü
Exploração de diferentes materiais (
artes visuais);
ü
Canto, expressão oral e corporal (
música);
ü
Comunicação ( linguagem);
ü
Tradições e diversidades
socioculturais ( natureza e sociedade);
ü
Comparação, grandezas e medidas (
matemática);
ü
Corpo humano, expressividade,
movimento ( corpo e movimento).
METODOLOGIA:
ü
Mostrar as diferenças existentes no
ambiente em que as crianças estão
inseridas através da construção de um livrinho contendo desenhos relacionados a
diversidade denominado: “Tudo bem ser Diferente”. Durante a realização deste
trabalho as crianças irão utilizar diversos materiais como: tinta guache, giz
de cera, colagem com pedacinhos de EVA, bolinhas de papel crepom e cola
colorida.
INCLUSÃO:
ü
Visitar o CAESP – Anjo Gabriel, para
que as crianças conheçam e interajam com outras crianças, percebendo e
valorizando suas diferenças;
ü
Apresentar para as crianças os
fantoches sobre a inclusão e conversar com elas sobre as características de
cada um deles;
ü
Contar histórias relacionadas com a
diversidade como: O Patinho Feito, Davi, um coelhinho especial (síndrome de
down, coleção trabalhando com as diferenças), Clara, a ovelhinha que falava por
sinais (deficiência auditiva), Beco, um patinho muito fofo (obesidade), Sofia,
a ursinha vitoriosa ( deficiência física), Osmar, o cãozinho que trocava as
letras (dislexia). Uma Amiga Diferente;
ü
Assistir DVD: Patati Patatá( Nossos
Amigos são Diferentes);
ü
DVD:Cocoricó: Diferenças e
Costumes/Deficiência Visual.
PESO, ALTURA, COR:
ü
Medir as crianças e construir um
gráfico para comparar as diferentes alturas existentes na sala;
ü
Medir a Massa (peso) de cada criança e
mostrar a elas que seu peso equivale a determinadas garrafas pet cheias de água
(comparação);
ü
Com a ajuda da família confeccionar
alguns bonecos de pano e ou material reciclável, onde cada um possuirá
características diferentes. Cor do cabelo, pele e outras características
físicas;
ü
Contar histórias: O amor tem todas as
cores.
GÊNERO:
ü
Desenhar duas crianças em tamanho
grande, utilizando papel pardo, uma destas crianças será caracterizada com
roupas de menino e outra com roupa de menina, expor na sala;
ü
Procurar em livros e revistas velhas
figuras de roupas que os meninos usam e
roupas que as meninas usam, acessórios de meninos e de meninas, brinquedos de meninos
e de meninas, recortá-las e construir um cartaz;
ü
Contar histórias referente ao gênero;
CULTURA:
ü
Contar histórias como: A Menina
Bonita do Laço de Fita, ABARÉ (Graça Lima), As Tranças de Bintou;
ü
Assistir o DVD :Kiriku.
ü
DVD: Cocoricó: Diferenças e Costumes/
Cultura.
AVALIAÇÃO:
- Brinca com outras crianças;
- Participa das atividades
interagindo com os elementos do grupo;
- Apresenta atitudes de solidariedade
e cooperação;
- Explora diferentes materiais;
- Participa de brincadeiras musicais;
- Presta atenção em ouvir alguém falando;
- Realiza comparações em diferentes
contextos,( leve/pesado, alto/baixo, mais/ menos);
- Demonstra espontaneidade em
movimentar seu próprio corpo;
- Observa e questiona situações e
pessoas;
- Brinca conhecendo a natureza e a
sociedade em que vive;
- Participa das diferentes tradições
e manifestações culturais.
- Interage e convive naturalmente com
as diversidades existentes no ambiente
em que está inserida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário