sexta-feira, 25 de maio de 2012

PROJETO ANUAL: VÁRIAS PESSOAS, NOSSO MUNDO: A DIVERSIDADE


PROJETO ANUAL
TÍTULO: VÁRIAS PESSOAS, NOSSO MUNDO: A DIVERSIDADE.
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: CHEILA M, ROSELI, DILVA E MAIARA
PROBLEMA: PORQUE SOMOS DIFERENTES?                                                        

JUSTIFICATIVA: A sociedade está passando por um período de mudanças no que se refere a inclusão, estas mudanças supõe novas formas de pensar e, ao mesmo tempo, de organizar a realidade. A inclusão é o resultado de um processo de acumulação de necessidades históricas, e este acúmulo de necessidades resulta nas transformações que vem ocorrendo na sociedade.  As diversidades estão cada vez mais presentes e próximas dos ambientes em que estamos inseridos. Desta forma faz-se necessário que apresentemos para as crianças desde a mais tenra idade tais diferenças, para que as mesmas possam conhecê-las , respeitá-las e aprender a conviver, e sobretudo perceber que ser diferente é normal. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998,p.35):
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é a marca da vida social brasileira. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências e particularidades de cada um. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.

OBJETIVO GERAL: Respeitar as características pessoais relacionadas ao gênero, cultura, peso, estatura, cor, necessidades a fim de promover e respeitar a diversidade.

CERTEZAS: Feitas através de observações: Ele não consegue andar; eu sou menina ele é menino; menina amarra o cabelo e faz maquiagem e menino não; eu sou grande.

DÚVIDAS: Feitas através de observações: Porque ele não anda como nós? O que é isso Prô? ( a cadeira de rodas); eu também posso sentar na cadeira de rodas? Porque ele é carregado no colo?
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  Valorizar as características individuais de cada criança;
ü  Conscientizar as crianças que serem diferentes é normal, pois todos possuem aspectos diferenciados, ninguém é igual;
ü  Identificar as diferenças existentes na sala do maternal II;
ü  Propiciar uma parceria com a família a respeito das diversidades encontradas no meio social em que seus filhos estão inseridos;
ü  Promover uma relação de afetividade, companheirismo e igualdade, proporcionando a interação e socialização da criança, promovendo o seu bem-estar. 

CONTEÚDOS:

ü  Eu e o outro, valores, convívio social, família, escola, sociedade (identidade e autonomia);
ü  Exploração de diferentes materiais ( artes visuais);
ü  Canto, expressão oral e corporal ( música);
ü  Comunicação ( linguagem);
ü  Tradições e diversidades socioculturais ( natureza e sociedade);
ü  Comparação, grandezas e medidas ( matemática);
ü  Corpo humano, expressividade, movimento ( corpo e movimento).

METODOLOGIA:
ü  Mostrar as diferenças existentes no ambiente em que as crianças estão inseridas através da construção de um livrinho contendo desenhos relacionados a diversidade denominado: “Tudo bem ser Diferente”. Durante a realização deste trabalho as crianças irão utilizar diversos materiais como: tinta guache, giz de cera, colagem com pedacinhos de EVA, bolinhas de papel crepom e cola colorida.
INCLUSÃO:
ü  Visitar o CAESP – Anjo Gabriel, para que as crianças conheçam e interajam com outras crianças, percebendo e valorizando suas diferenças;
ü  Apresentar para as crianças os fantoches sobre a inclusão e conversar com elas sobre as características de cada um deles;
ü  Contar histórias relacionadas com a diversidade como: O Patinho Feito, Davi, um coelhinho especial (síndrome de down, coleção trabalhando com as diferenças), Clara, a ovelhinha que falava por sinais (deficiência auditiva), Beco, um patinho muito fofo (obesidade), Sofia, a ursinha vitoriosa ( deficiência física), Osmar, o cãozinho que trocava as letras (dislexia). Uma Amiga Diferente;
ü  Assistir DVD: Patati Patatá( Nossos Amigos são Diferentes);
ü  DVD:Cocoricó: Diferenças e Costumes/Deficiência Visual. 

      PESO, ALTURA, COR:
ü  Medir as crianças e construir um gráfico para comparar as diferentes alturas existentes na sala;
ü  Medir a Massa (peso) de cada criança e mostrar a elas que seu peso equivale a determinadas garrafas pet cheias de água (comparação);
ü  Com a ajuda da família confeccionar alguns bonecos de pano e ou material reciclável, onde cada um possuirá características diferentes. Cor do cabelo, pele e outras características físicas;
ü  Contar histórias: O amor tem todas as cores.

      GÊNERO:
ü  Desenhar duas crianças em tamanho grande, utilizando papel pardo, uma destas crianças será caracterizada com roupas de menino e outra com roupa de menina, expor na sala;
ü  Procurar em livros e revistas velhas figuras de  roupas que os meninos usam e roupas que as meninas usam,  acessórios  de meninos e de meninas, brinquedos de meninos e de meninas, recortá-las e construir um cartaz;
ü  Contar histórias referente ao gênero;

CULTURA:
ü  Contar histórias como: A Menina Bonita do Laço de Fita, ABARÉ (Graça Lima), As Tranças de Bintou;
ü  Assistir o DVD :Kiriku.
ü  DVD: Cocoricó: Diferenças e Costumes/ Cultura.

AVALIAÇÃO:
- Brinca com outras crianças;
- Participa das atividades interagindo com os elementos do grupo;
- Apresenta atitudes de solidariedade e cooperação;
- Explora diferentes materiais;
- Participa de brincadeiras musicais;
- Presta atenção em ouvir alguém falando;
- Realiza comparações em diferentes contextos,( leve/pesado, alto/baixo, mais/ menos);
- Demonstra espontaneidade em movimentar seu próprio corpo;
- Observa e questiona situações e pessoas;
- Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
- Participa das diferentes tradições e manifestações culturais.
- Interage e convive naturalmente com as diversidades  existentes no ambiente em que está inserida.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário