segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROJETO: A VIDA DE UMA GIRAFA


PROJETO: A VIDA DE UMA GIRAFA
TURMA: PRÉ-ESCOLAR I B
PROFESSORA: SUELLIN

Problema: Como é a girafa: sua alimentação, seu corpo, como nasce, onde mora?

Justificativa: O presente projeto irá realizar um estudo sobre a girafa, assunto no qual as crianças da pré-escola I “B” escolheram como tema para estar explorando e com ela aprendendo.

Conhecimentos prévios:
Dúvidas: - Como é feita a perna da girafa?
- A girafa nasce do ovinho?
- Por que a girafa tem pelinhos no pescoço?
- Quanto mede a girafa?
- A girafa tem rabo?
- Quanto pesa a girafa?
- A girafa tem chifrinho ou anteninha?

Certezas: - A girafa tem pintinhas!
- A girafa come folhas!

Objetivo Geral: Compreender como é a vida da girafa bem como sua alimentação, como é formado seu corpo, como nasce e onde mora.

Objetivos específicos:
·                   Colaborar para uma aprendizagem reflexiva.
·                   Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
·                   Elaborar textos individuais e/ou coletivos, orais ou escritos, demonstrando sequência de pensamento;
·                   Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
·                   Inventar uma música para a girafa;
·                   Elaborar perguntas e respostas coerentes com o contexto;
·                   Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais;
·                   Perceber a mudança da paisagem, dos objetos, dos costumes ao longo dos tempos;
·                   Utilizar a contagem oral em contextos nos quais a utilização se faça necessária;
·                   Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de preensão, encaixe, recorte, lançamento;

 Conteúdos:
Identidade e autonomia: Eu e o outro, alimentação.
Artes visuais: Fazer artístico, leituras de obra de arte.
Música: Descoberta do som.
Linguagem: Contato com a leitura e escrita.

Natureza e sociedade: Lugares e paisagens, mundo animal.

Matemática: Contagem oral, raciocínio lógico.

Corpo e movimento: Coordenação motora fina e ampla, manipulação de diversos materiais.

Metodologia:

·        Trabalho com atividades escritas do próprio nome como também da palavra GIRAFA;
·        Exposição de trabalhos realizados;
·        Atividade de: desenho e pintura, recorte e colagem, histórias, brincadeiras livres e dirigidas, roda de conversa, pauta do dia, aula passeio, calendário, exploração de imagens, entrevistas e atualidades que contemplem o tema do projeto;
·        Fazer artístico: Confeccionar uma girafa com rolo de papel higiênico;
·        Desenhar a girafa;
·        Com massinha de modelar, reproduzir a perna da girafa, osso;
·        Impressão das mãos como o corpo da girafa, desenhar a cabeça;
·        Atividades para casa: Trazer recortes, textos, curiosidades sobre a girafa;
·        Atividade para casa: Com a ajuda da família, inventar uma letra de música sobre GIRAFA;
·        Proposição de várias situações de comunicação oral: roda de conversa de acordo com o contexto, hora da novidade, retomada de regras e combinados;
·        Oferecer figuras sobre o conteúdo e provocar a fala entre as crianças e professor, hora da novidade;
·        Observar a obra de arte e em seguida reproduzi-la com tinta guache em um pedaço de cartolina, depois de seco cada criança irá na frente apresentar o que fez e dar um nome.
·        Leituras de textos sobre o tema;
·        Fazer um cartaz com perguntas sobra a girafa, responder oralmente primeiramente e depois com desenhos;
·        Atividades impressas;
·        Roda de conversa:- Onde a girafa mora? Onde nós moramos?
·        - O que ela come?  Que nos comemos?
·        - Quais as cores da girafa? Ela tem pintas?
·        Qual é o tamanho da girafa?
·        Montar um gráfico com a estimativa da altura da girafa: cada criança irá opinar em relação ao tamanho de uma girafa adulta, depois transformaremos em gráfico;
·        Brincadeiras livres e dirigidas;
·        Eu sou uma girafa: nesta atividade cada criança irá desenhar como ela seria se fosse uma girafa, más no rosto colar a foto da face da criança, depois de terminada atividade, fazer uma roda de conversa e debater sobre o assunto, com finalidade de respeitar a opinião do outro e aprender a ouvir os colegas;
·        Vídeo: onde irá tirar todas as dúvidas que as crianças tem, pausar e explicar cada parte.
·        Conclusão do projeto com um texto coletivo. 

Avaliação:
·                   Demonstra atitude em ouvir alguém falando;
·                   Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
·                   Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
·                   Expressa ideias, opiniões;
·                   Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;
·                   Compreende os textos lidos pelo professor;
·                   Reconhece e escreve letras, números e palavras;
·                   Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de objetos.
·                   Demonstra atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
·                   Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
·                   Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra.
·                   Desenvolve procedimentos de cálculo mental.
·                   Consegue se aproximar de resultados em estimativas, tendo noção do que se trata. 

Cronograma: 20 DIAS.












 ASSISTA A APRESENTAÇÃO QUE AS CRIANÇAS VIRAM SOBRE AS GIRAFAS

Um comentário:

  1. Oi tudo bem? Adorei esse projeto, gostaria de apresenta-lo para minha turma mais não consigo salvar ele. Você faria o favor de envia-lo pra mim no e-mail? Se puder rubiaandrielly.rah@gmail.com

    ResponderExcluir