segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROJETO ANUAL: AS CORES DO ARCO-ÍRIS


PROJETO ANUAL: AS CORES DO ARCO-ÍRIS
TURMA: PRÉ II VESPERTINO
PROFESSORA: ELENISI 

Problema: Por que o arco-íris aparece no céu?

Justificativa
Certo dia, na roda de conversa, estávamos discutindo sobre qual seria o nome da nossa turma. Vários nomes foram cogitados, quando um amigo falou que uma vez havia visto um arco-íris. Sua amiga se posicionou: “atrás do arco-íris tem um pote de ouro”. Outros se manifestaram: “o arco-íris tem várias cores”, “o arco-íris aparece quando dá muita chuva”, assim segui a discussão. Então sugeri que aquele poderia ser o nome da nossa turma e que nós poderíamos descobrir os segredos do arco-íris. No mesmo instante todos aceitaram, pois tinham muitas opiniões sobre o assunto. Assim deu-se início ao projeto “as cores do arco-íris”. 

Conhecimentos prévios
Dúvidas: Quando o arco-íris aparece no céu?
               Quantas e quais são as cores do arco-íris?
               Tem um tesouro atrás do arco-íris?
Certezas: Ele aparece no céu quando chove e tem sol.   
                 Ele tem cores diferentes.        

Objetivo geral: Compreender alguns fenômenos da natureza

Objetivos específicos
  • Elaborar perguntas e respostas referentes ao projeto;
  • Construir listas coletivas e individuais;
  • Recontar histórias para estabelecer a sequência dos fatos;
  • Participar de diferentes formas de leituras e gêneros literários feitos pela professora;
  • Ampliar o repertório musical;
  • Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais;
  • Vivenciar diversas situações de escrita, compreendendo o uso de diferentes tipos de textos;
  • Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;
  • Executar ações relacionadas à saúde e higiene, percebendo a necessidade de cuidar do próprio corpo e da aparência pessoal;
  • Criar bons hábitos de respeito ás regras e ao grupo no qual está inserida: família, escola e sociedade;
  • Perceber a mudança da paisagem, dos costumes, dos objetos ao longo dos tempos;
  • Relacionar a ideia de número á quantidade correspondente;
  • Utilizar a contagem oral em contextos;
  • Reconhecer números construindo seu significado a partir de diferentes usos no contexto;
  • Apropriar-se de noções de medida de comprimento, peso e tempo;
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, identificando gradativamente os limites e sensações;
  • Realizar diferentes movimentos gestuais;
  • Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
  • Entender o processo de desenvolvimento do arco-íris;
  • Contribuir para a preservação do meio ambiente;
  • Sensibilizar-se com os fenômenos naturais; 

Conteúdos
Identidade e autonomia:  Eu e o ambiente
                                         Convívio social
                                         Valores
Artes visuais: Fazer artístico
                      Exploração de materiais
                      Elementos constituintes da linguagem visual (forma,  volume, cor)
Música: Ritmo
             Repertório de canções
             Contextualização da música
             Expressão corporal
Linguagem: Gêneros literários
                  Conto e reconto de histórias
                  Manuseio de livros, revistas, computador
                  Adivinhas, trava-línguas, poesias, letras de músicas e rimas
Natureza e sociedade: Fenômenos da natureza
                                    Lugares e paisagens
                                    Família
                                    Corpo
                                    Higiene
Matemática: Contagem oral
                     Grandezas e medidas
                     Formas geométricas
                     Números e operações
                     Raciocínio lógico 

Metodologia
  • Registro e exposição dos conhecimentos prévios das crianças;
  • Organização da rotina;
  • Pesquisas em livros, revistas e internet;
  • Roda de conversa;
  • Escrita espontânea;
  • Registro de listas em grupo e coletivas;
  • Escrita de números;
  • Desenhos;
  • Pinturas;
  • Massinha de modelar;
  • Agrupamento de cores e formas;
  • Recorte e colagem;
  • Brincadeiras livres e dirigidas;
  • Jogos;
  • Histórias;
  • Dramatização;
  • Diário da turma do arco-íris;
  • Música;
  • Membros da família;
  • Vídeo “os smurfs”;
  • Dobraduras;
  • Gráficos;
  • Passeio.

Avaliação
  • Participa do desenvolvimento dos trabalhos;
  • Atende aos combinados;
  • Respeita as regras;
  • Demonstra habilidade e coordenação motora;
  • Faz hipóteses de escrita e de leitura;
  • Demonstra atitudes de atenção;
  • Tem noção de quantidade;
  • Faz contagem oral;
  • Explora e utiliza de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, recortar, colar, dobrar e modelar;
  • Demonstra capacidade de memorização;
  • Participa das situações de leitura;
  • Reconhece e escreve letras e números.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário