TURMA: PRÉ II VESPERTINO
PROFESSORA: ELENISI
Problema: Por que o arco-íris
aparece no céu?
Justificativa
Certo dia, na roda de
conversa, estávamos discutindo sobre qual seria o nome da nossa turma. Vários
nomes foram cogitados, quando um amigo falou que uma vez havia visto um
arco-íris. Sua amiga se posicionou: “atrás do arco-íris tem um pote de ouro”.
Outros se manifestaram: “o arco-íris tem várias cores”, “o arco-íris aparece
quando dá muita chuva”, assim segui a discussão. Então sugeri que aquele
poderia ser o nome da nossa turma e que nós poderíamos descobrir os segredos do
arco-íris. No mesmo instante todos aceitaram, pois tinham muitas opiniões sobre
o assunto. Assim deu-se início ao projeto “as cores do arco-íris”.
Conhecimentos
prévios
Dúvidas: Quando o arco-íris
aparece no céu?
Quantas e quais são as cores do
arco-íris?
Tem um tesouro atrás do
arco-íris?
Certezas: Ele aparece no céu
quando chove e tem sol.
Ele tem cores diferentes.
Objetivo geral: Compreender alguns fenômenos
da natureza
Objetivos
específicos
- Elaborar perguntas e respostas referentes ao projeto;
- Construir listas coletivas e individuais;
- Recontar histórias para estabelecer a sequência dos fatos;
- Participar de diferentes formas de leituras e gêneros literários feitos pela professora;
- Ampliar o repertório musical;
- Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais;
- Vivenciar diversas situações de escrita, compreendendo o uso de diferentes tipos de textos;
- Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;
- Executar ações relacionadas à saúde e higiene, percebendo a necessidade de cuidar do próprio corpo e da aparência pessoal;
- Criar bons hábitos de respeito ás regras e ao grupo no qual está inserida: família, escola e sociedade;
- Perceber a mudança da paisagem, dos costumes, dos objetos ao longo dos tempos;
- Relacionar a ideia de número á quantidade correspondente;
- Utilizar a contagem oral em contextos;
- Reconhecer números construindo seu significado a partir de diferentes usos no contexto;
- Apropriar-se de noções de medida de comprimento, peso e tempo;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, identificando gradativamente os limites e sensações;
- Realizar diferentes movimentos gestuais;
- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
- Entender o processo de desenvolvimento do arco-íris;
- Contribuir para a preservação do meio ambiente;
- Sensibilizar-se com os fenômenos naturais;
Conteúdos
Identidade e autonomia: Eu e o
ambiente
Convívio social
Valores
Artes visuais: Fazer artístico
Exploração de materiais
Elementos constituintes
da linguagem visual (forma, volume, cor)
Música: Ritmo
Repertório de canções
Contextualização da música
Expressão corporal
Linguagem: Gêneros literários
Conto e reconto de histórias
Manuseio de livros, revistas, computador
Adivinhas, trava-línguas,
poesias, letras de músicas e rimas
Natureza e sociedade: Fenômenos da
natureza
Lugares e
paisagens
Família
Corpo
Higiene
Matemática: Contagem oral
Grandezas e medidas
Formas geométricas
Números e operações
Raciocínio lógico
Metodologia
- Registro e exposição dos conhecimentos prévios das crianças;
- Organização da rotina;
- Pesquisas em livros, revistas e internet;
- Roda de conversa;
- Escrita espontânea;
- Registro de listas em grupo e coletivas;
- Escrita de números;
- Desenhos;
- Pinturas;
- Massinha de modelar;
- Agrupamento de cores e formas;
- Recorte e colagem;
- Brincadeiras livres e dirigidas;
- Jogos;
- Histórias;
- Dramatização;
- Diário da turma do arco-íris;
- Música;
- Membros da família;
- Vídeo “os smurfs”;
- Dobraduras;
- Gráficos;
- Passeio.
Avaliação
- Participa do desenvolvimento dos trabalhos;
- Atende aos combinados;
- Respeita as regras;
- Demonstra habilidade e coordenação motora;
- Faz hipóteses de escrita e de leitura;
- Demonstra atitudes de atenção;
- Tem noção de quantidade;
- Faz contagem oral;
- Explora e utiliza de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, recortar, colar, dobrar e modelar;
- Demonstra capacidade de memorização;
- Participa das situações de leitura;
- Reconhece e escreve letras e números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário