quinta-feira, 14 de junho de 2012

PROJETO: CONHECENDO AS MINHOCAS


PROJETO: CONHECENDO AS MINHOCAS
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: CHEILA M., DILVA, MAIARA E ROSELI.


PROBLEMA: Onde podemos encontrar as minhocas, e quais as suas características?

JUSTIFICATIVA:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para educação infantil (1998, p.178):
[...] a exploração do espaço, o contato com a natureza, se constituem em experiências necessárias para o desenvolvimento infantil. [...]O contato com pequenos animais, como formigas e tatus-bola, peixes, tartarugas, patos, passarinhos, etc. Pode ser proporcionado por meio de atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre crianças, o cuidado e a criança com ajuda do adulto.

Ao ensaiarmos com as crianças para a apresentação do Projeto Literatura uma música da minhoca, percebemos então o interesse das mesmas por este animal.
 Com uma vida que pode atingir até 16 anos, hoje, elas são empregadas na indústria farmacêutica para a produção de remédios, contra a doença como: hipertensão, asma, bronquite, doença da pele. Também são importantes na redução do impacto ambiental, e no volume do lixo, pois a utilização da minhoca para a fertilização do solo é mais conhecida. 

DÚVIDAS:
- Como é o corpo da minhoca?
- Onde a minhoca mora?
- E o que ela come?

CERTEZAS:
- A minhoca é um animal.
- A minhoca é pequena. 

OBJETIVO GERAL: Identificar onde podemos encontrar as minhocas no meio ambiente, a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar no meio ambiente onde vive a minhoca.
- Proporcionar a criança o contato com animais diferentes.
- Conhecer as características das minhocas.
- Explorar materiais diferentes como: terra, minhoca, massinha, etc.
- Interagir com diferentes elementos da natureza.
- Desenvolver atitudes de manutenção e preservação do meio ambiente.
- Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade. 

CONTEÚDOS:
- Iniciativa para fazer escolha; (identidade e autonomia)
- Exploração de diferentes materiais; (artes visuais)
- Canto, linguagem musical; (música)
- Comunicação; (linguagem)
- Meio ambiente, seres vivos; (natureza e sociedade)
- Comparação, contagem oral; (matemática)
- Expressividade; (corpo e movimento) 

METODOLOGIA:
- Pedir a colaboração dos pais para que pesquisem alguma curiosidade sobre as minhocas, a fim de participarem do ensino aprendizagem de seus filhos. (as pesquisas serão expostas no mural).
- Conversar com as crianças sobre as características das minhocas.
- Investigar junto com as crianças onde podemos encontrar as minhocas no CEI.
- Explorar o solo na procura das minhocas a fim de colocá-la num vidro para junto podermos observá-las.
- Realizar uma aula passeio na casa da professora Tatiane a fim de mostrar para as crianças que as minhocas podem ser utilizadas também para pescar.
- Confeccionar de lembrança uma minhoca utilizando meias, as mesmas serão pintadas de marrom pelas crianças.
- Cantar músicas relacionadas ao tema.
- Contar histórias. 

CRONOGRAMA: 14 de maio a 01 de Junho 

AVALIAÇÃO:
- Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens.
- Explora e experimenta com prazer materiais variados.
- Fala sobre as imagens que vê, expressando sua opinião.
- Memoriza canções reproduzindo parte dela.
- Relata fatos e experiências.
- Interage com seres vivos apresentados.
- Nomeia e reconhece alguns animais.
- Demonstra nações de comparativo.
- Demonstra coordenações motoras amplas (escavar).
- Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo. 
































Nenhum comentário:

Postar um comentário