PROJETO: CONHECENDO AS MINHOCAS
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: CHEILA M., DILVA, MAIARA E ROSELI.
PROBLEMA: Onde podemos encontrar
as minhocas, e quais as suas características?
JUSTIFICATIVA:
De
acordo com o Referencial Curricular Nacional para educação infantil (1998,
p.178):
[...] a exploração do
espaço, o contato com a natureza, se constituem em experiências necessárias
para o desenvolvimento infantil. [...]O contato com pequenos animais, como
formigas e tatus-bola, peixes, tartarugas, patos, passarinhos, etc. Pode ser
proporcionado por meio de atividades que envolvam a observação, a troca de
idéias entre crianças, o cuidado e a criança com ajuda do adulto.
Ao
ensaiarmos com as crianças para a apresentação do Projeto Literatura uma música
da minhoca, percebemos então o interesse das mesmas por este animal.
Com uma vida que pode atingir até 16 anos, hoje,
elas são empregadas na indústria farmacêutica para a produção de remédios,
contra a doença como: hipertensão, asma, bronquite, doença da pele. Também são
importantes na redução do impacto ambiental, e no volume do lixo, pois a
utilização da minhoca para a fertilização do solo é mais conhecida.
DÚVIDAS:
-
Como é o corpo da minhoca?
-
Onde a minhoca mora?
-
E o que ela come?
CERTEZAS:
- A minhoca é um animal.
-
A minhoca é pequena.
OBJETIVO GERAL: Identificar onde podemos encontrar
as minhocas no meio ambiente, a fim de conhecer suas características, cuidados
básicos e valorização da vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar no meio
ambiente onde vive a minhoca.
-
Proporcionar a criança o contato com animais diferentes.
-
Conhecer as características das minhocas.
-
Explorar materiais diferentes como: terra, minhoca, massinha, etc.
-
Interagir com diferentes elementos da natureza.
-
Desenvolver atitudes de manutenção e preservação do meio ambiente.
-
Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a
necessidade.
CONTEÚDOS:
-
Iniciativa para fazer escolha; (identidade e autonomia)
-
Exploração de diferentes materiais; (artes visuais)
-
Canto, linguagem musical; (música)
-
Comunicação; (linguagem)
-
Meio ambiente, seres vivos; (natureza e sociedade)
-
Comparação, contagem oral; (matemática)
-
Expressividade; (corpo e movimento)
METODOLOGIA:
-
Pedir a colaboração dos pais para que pesquisem alguma curiosidade sobre as
minhocas, a fim de participarem do ensino aprendizagem de seus filhos. (as
pesquisas serão expostas no mural).
-
Conversar com as crianças sobre as características das minhocas.
-
Investigar junto com as crianças onde podemos encontrar as minhocas no CEI.
-
Explorar o solo na procura das minhocas a fim de colocá-la num vidro para junto
podermos observá-las.
-
Realizar uma aula passeio na casa da professora Tatiane a fim de mostrar para
as crianças que as minhocas podem ser utilizadas também para pescar.
-
Confeccionar de lembrança uma minhoca utilizando meias, as mesmas serão
pintadas de marrom pelas crianças.
-
Cantar músicas relacionadas ao tema.
-
Contar histórias.
CRONOGRAMA: 14 de maio a 01 de Junho
AVALIAÇÃO:
-
Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens.
-
Explora e experimenta com prazer materiais variados.
-
Fala sobre as imagens que vê, expressando sua opinião.
-
Memoriza canções reproduzindo parte dela.
-
Relata fatos e experiências.
-
Interage com seres vivos apresentados.
-
Nomeia e reconhece alguns animais.
-
Demonstra nações de comparativo.
-
Demonstra coordenações motoras amplas (escavar).
-
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário