segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROJETO ANUAL: UM INTRUSO EM NOSSA SALA


PROJETO ANUAL: UM INTRUSO EM NOSSA SALA!
TURMA: PRE II A MATUTINO
PROFESSORA: ELENISI 

Problema: Por que o sapo apareceu em nossa sala? 

Justificativa
Uma certa manhã, chegamos na sala e percebemos que havia um pequeno intruso lá. Era um sapinho. As crianças ficaram alvoroçadas com o sapo e fizeram vários questionamentos e colocações.

De início solicitaram que eu pegasse o sapo para que ele não fugisse, mas depois de algum tempo, perceberam que o sapo não estava mais pulando tanto e disseram que ele estava triste, então teríamos que devolvê-lo à floresta. Assim que voltamos para sala começamos a conversar sobre os motivos que levaram o sapo a invadir a nossa sala, se ele gostava mais da floresta. Foi nesta discussão que um amiguinho comparou a saída do sapo da floresta com o filme dos Smurfs, que também saíram do seu habitat para a cidade. Partindo deste interesse surgiu este projeto dos sapos e dos Smurfs, onde tentaremos descobrir várias curiosidades sobre a vida desses seres inanimados e animados, também será este o nome escolhido pela turma- “TURMA DO SAPO”.

Conhecimentos prévios
Dúvidas:   Por que o sapo entrou aqui na nossa sala?
        O sapo gruda?
        Ele é sapo ou perereca?
        Ele ainda é filhote?
        O que ele vai comer?       
Certezas:  O sapo pula.
                  Ele saiu lá da floresta.
                    Só a perereca gruda.
               A perereca é um tipo de sapo.
                    Ele tem que viver na natureza.
                    Ele precisa de alimento.
                    Ele precisa de ar para viver. 

Objetivo geral: Conhecer a importância da vida dos sapos em nossa vida. 

Objetivos específicos:
  • Elaborar perguntas e respostas referentes ao projeto.
  • Construir listas coletivas e individuais.
  • Recontar histórias para estabelecer a sequência dos fatos.
  • Participar de diferentes formas de leituras e gêneros literários feitos pela professora.
  • Ampliar o repertório musical.
  • Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais.
  • Vivenciar diversas situações de escrita, compreendendo os usos de diferentes tipos de textos.
  • Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional.
  • Executar ações relacionadas à saúde e higiene, percebendo a necessidade de cuidar do próprio corpo e da aparência pessoal.
  • Criar bons hábitos de respeito ás regras e ao grupo no qual está inserida: família, escola e sociedade.
  • Perceber a mudança da paisagem, dos costumes, dos objetos ao longo dos tempos.
  • Relacionar a ideia de número á quantidade correspondente.
  • Utilizar a contagem oral em contextos.
  • Reconhecer números construindo seu significado a partir de diferentes usos no contexto.
  • Apropriar-se de noções de medida de comprimento, peso e tempo.
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, identificando gradativamente os limites e sensações.
  • Realizar diferentes movimentos gestuais.
  • Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
  • Entender o processo de desenvolvimento dos sapos.
  • Reconhecer a importância dos sapos na proteção dos jardins e hortas.
  • Contribuir para a preservação do meio ambiente.
  • Perder o medo de animais. 

Conteúdos:
Identidade e autonomia: eu e o outro
                                    Convívio social
                                    Valores
Artes visuais: fazer artístico
                     Exploração de materiais
                       Elementos constituintes da linguagem visual (forma, volume, cor)
Música: ritmo
                Repertório de canções
                Contextualização da música
                Expressão corporal
Linguagem: gêneros literários
                  Conto e reconto de histórias
                  Manuseio de livros, revistas, computador
                  Adivinhas, trava-línguas, poesias, letras de músicas e rimas
Natureza e sociedade: seres vivos
                                    Lugares e paisagens
                                    Família
                                    Corpo
                                    Higiene
Matemática: contagem oral
                     Grandezas e medidas
                     Formas geométricas
                     Números e operações
                     Medidas de tempo
                     Raciocínio lógico

Metodologia:
  • Registro e exposição dos conhecimentos prévios das crianças;
  • Organização da rotina;
  • Pesquisas em livros, revistas e internet;
  • Roda de conversa;
  • Escrita espontânea;
  • Registro de listas em grupo e coletivas;
  • Escrita de números;
  • Desenhos;
  • Massinha de modelar (maquete do sapo);
  • Agrupamento de cores e formas;
  • Recorte e colagem;
  • Brincadeiras livres e dirigidas;
  • Jogos;
  • Histórias: “a princesa e o sapo”, “o sapo e o beijo”, “dona sapuda e seus filhotes”, “o sapo de estimação”;
  • Dramatização;
  • Diário do sapo (turma);
  • Músicas;
  • Membros da família;
  • Vídeo “os Smurfs”
  • Dobraduras;
  • Gráficos;
  • Passeio.
Avaliação:
  • Participa do desenvolvimento dos trabalhos;
  • Atende aos combinados;
  • Respeita as regras;
  • Demonstra habilidade e coordenação motora;
  • Faz hipóteses de escrita e de leitura;
  • Demonstra atitudes de atenção;
  • Tem noção de quantidade;
  • Faz contagem oral;
  • Explora e utiliza de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, recortar, colar, dobrar e modelar;
  • Demonstra capacidade de memorização;
  • Participa das situações de leitura;
  • Reconhece e escreve letras e números.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário