PROJETO ANUAL: UM INTRUSO EM NOSSA SALA!
TURMA: PRE II A MATUTINO
Problema: Por que o sapo apareceu
em nossa sala?
Justificativa
Uma certa manhã, chegamos na sala e
percebemos que havia um pequeno intruso lá. Era um sapinho. As crianças ficaram
alvoroçadas com o sapo e fizeram vários questionamentos e colocações.
De início solicitaram que eu pegasse o
sapo para que ele não fugisse, mas depois de algum tempo, perceberam que o sapo
não estava mais pulando tanto e disseram que ele estava triste, então teríamos
que devolvê-lo à floresta. Assim que voltamos para sala começamos a conversar
sobre os motivos que levaram o sapo a invadir a nossa sala, se ele gostava mais
da floresta. Foi nesta discussão que um amiguinho comparou a saída do sapo da
floresta com o filme dos Smurfs, que também saíram do seu habitat para a
cidade. Partindo deste interesse surgiu este projeto dos sapos e dos Smurfs,
onde tentaremos descobrir várias curiosidades sobre a vida desses seres
inanimados e animados, também será este o nome escolhido pela turma- “TURMA DO
SAPO”.
Conhecimentos
prévios
Dúvidas: Por que o sapo entrou
aqui na nossa sala?
O sapo gruda?
Ele é sapo ou perereca?
Ele ainda é filhote?
O que ele vai comer?
Certezas: O sapo pula.
Ele saiu lá da floresta.
Só a perereca gruda.
A perereca é um tipo de
sapo.
Ele tem que viver
na natureza.
Ele precisa de alimento.
Ele precisa de ar para
viver.
Objetivo geral: Conhecer a importância
da vida dos sapos em nossa vida.
Objetivos
específicos:
- Elaborar perguntas e respostas referentes ao projeto.
- Construir listas coletivas e individuais.
- Recontar histórias para estabelecer a sequência dos fatos.
- Participar de diferentes formas de leituras e gêneros literários feitos pela professora.
- Ampliar o repertório musical.
- Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais.
- Vivenciar diversas situações de escrita, compreendendo os usos de diferentes tipos de textos.
- Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional.
- Executar ações relacionadas à saúde e higiene, percebendo a necessidade de cuidar do próprio corpo e da aparência pessoal.
- Criar bons hábitos de respeito ás regras e ao grupo no qual está inserida: família, escola e sociedade.
- Perceber a mudança da paisagem, dos costumes, dos objetos ao longo dos tempos.
- Relacionar a ideia de número á quantidade correspondente.
- Utilizar a contagem oral em contextos.
- Reconhecer números construindo seu significado a partir de diferentes usos no contexto.
- Apropriar-se de noções de medida de comprimento, peso e tempo.
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, identificando gradativamente os limites e sensações.
- Realizar diferentes movimentos gestuais.
- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
- Entender o processo de desenvolvimento dos sapos.
- Reconhecer a importância dos sapos na proteção dos jardins e hortas.
- Contribuir para a preservação do meio ambiente.
- Perder o medo de animais.
Conteúdos:
Identidade e autonomia: eu e o outro
Convívio social
Valores
Artes visuais: fazer artístico
Exploração de materiais
Elementos constituintes
da linguagem visual (forma, volume, cor)
Música: ritmo
Repertório de canções
Contextualização da música
Expressão corporal
Linguagem: gêneros literários
Conto e reconto de histórias
Manuseio de livros, revistas,
computador
Adivinhas, trava-línguas,
poesias, letras de músicas e rimas
Natureza e sociedade: seres vivos
Lugares e paisagens
Família
Corpo
Higiene
Matemática: contagem oral
Grandezas e medidas
Formas geométricas
Números e operações
Medidas de tempo
Raciocínio lógico
Metodologia:
- Registro e exposição dos conhecimentos prévios das crianças;
- Organização da rotina;
- Pesquisas em livros, revistas e internet;
- Roda de conversa;
- Escrita espontânea;
- Registro de listas em grupo e coletivas;
- Escrita de números;
- Desenhos;
- Massinha de modelar (maquete do sapo);
- Agrupamento de cores e formas;
- Recorte e colagem;
- Brincadeiras livres e dirigidas;
- Jogos;
- Histórias: “a princesa e o sapo”, “o sapo e o beijo”, “dona sapuda e seus filhotes”, “o sapo de estimação”;
- Dramatização;
- Diário do sapo (turma);
- Músicas;
- Membros da família;
- Vídeo “os Smurfs”
- Dobraduras;
- Gráficos;
- Passeio.
Avaliação:
- Participa do desenvolvimento dos trabalhos;
- Atende aos combinados;
- Respeita as regras;
- Demonstra habilidade e coordenação motora;
- Faz hipóteses de escrita e de leitura;
- Demonstra atitudes de atenção;
- Tem noção de quantidade;
- Faz contagem oral;
- Explora e utiliza de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, recortar, colar, dobrar e modelar;
- Demonstra capacidade de memorização;
- Participa das situações de leitura;
- Reconhece e escreve letras e números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário