sexta-feira, 27 de abril de 2012

PROJETO ANUAL: APRENDENDO COM AS FORMIGAS


PROJETO ANUAL
TÍTULO: APRENDENDO COM AS FORMIGUINHAS
TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: BRUNA, LIANA, SUELLIN 

Problema: O que podemos descobrir com as formigas?

Justificativa: Em um dia normal de rotina, um dos bebês engatinhava pelo chão da sala, quando se depara com uma formiga, curioso tenta pegá-la, más, ligeirinha a formiga escapa, entra em um buraco e some, ele fica perplexo e entusiasmado com tal acontecimento, queria saber para onde foi a formiga, procurando-a no mesmo espaço. Enquanto isso observávamos atentas para ver cada reação dele. Ele olha para nós, de maneira expressiva, como se nos pedisse ajuda para encontrá-la novamente.

Começamos a dialogar com o bebê, tentando explicar onde foi a misteriosa formiga, nos agachamos e tentamos ajudar a encontrar seu bichinho, não a encontrando, conversamos com ele, dizendo que a formiga tinha ido embora.

Também em outras ocorrências na sala, outros bebês também demonstraram interesse pelo mesmo inseto.

Então, com tantos acontecimentos engraçados e curiosos, foi que surgiu a ideia de montar este projeto, onde iremos abordar toda a vida da formiga, citando sua alimentação de modo tátil, os caminhos que fazem e percorrem explorando a habilidades dos que já engatinham, o que faz durante o dia, a noite....

Enfim, vamos abordá-la bem detalhadamente, onde as crianças irão imitar cada momento de uma formiga, de modo que compreendam cada momento da vida delas, utilizando os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão. 

Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional, como também promover a construção da identidade, das diferentes linguagens, dos processos de socialização e do desenvolvimento da autonomia. 

Objetivos Específicos:

§     Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;

§     Descobrir outras sensações como também aprimorá-las;

§     Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

§     Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos e discriminá-los;

§     Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;

§     Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;

§     Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;

§     Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;

§     Conhecer seu próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;

§     Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;

§     Ampliar gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;

§     Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras;

§     Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;

Conteúdos:

Identidade e autonomia: Adaptação, eu e o outro, exploração do espaço, repouso, exploração corporal.

Artes visuais: exploração de diferentes materiais, elementos constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas) , fazer artístico.

Música: exploração corporal, canto (partindo das professoras).

Linguagem: linguagem corporal, comunicação (gestos, sonoros...),

Natureza e sociedade: Família, natureza, seres vivos.

Matemática: Noção de espaço.

Corpo e movimento: Expressividade, equilíbrio, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros.

Metodologia:

ü    Com caixas de papelão, formar labirintos com obstáculos e surpresas (comidas, brinquedos...), de modo que as crianças explorem todo o ambiente proposto, representando o caminho da formiga dentro do formigueiro, onde deverão percorrer um certo caminho, alguns com auxilio, onde terá curvas, subir e descer. Está sujeito a mudanças, casa haja necessidade;

ü    Fazer uma formiga de tecido, dentro de cada parte do corpo dela, colocar diferentes, materiais;

ü    Confeccionar um móbile com folhas de árvore variadas, dentro de recipientes transparentes;

ü    Confeccionar um cartaz com o texto Buscando folhinhas, carimbar as digitais dos bebês e transformar em formigas, expor este cartaz fora da sala;

ü     Contar a história Formigas viajantes e dramatizar com formigas de E.V.A.

ü    Montar um livrinho e mandar para casa, para que os pais leiam a história.

ü    Confeccionar um formigueiro gigante, com crafit, e enfeitar com formigas de bolas de isopor e doces confeccionados com espuma e papel higiênico, pendurar brinquedos na parte interior do formigueiro.

ü    Confeccionar formigas com o fundo do pet, para lembrança;

ü    Oferecer revistas para manusear;

ü    Passeio no bosque, passeio com carrinho ao redor do C.E.I, afim de brincar em diferentes espaços;

ü    Estimular as sensações por meio do paladar e do tato oferecendo gelatina em uma bacia grande e em outra ocasião uma massa de chocolate (para manusear como se fosse massinha de modelar). Receita: 1 lata de leite em pó – 1 lata de achocolatado – 1 lata de leite condensado. Misturar tudo;

ü    Chocalhos com grãos de feijão, milho, arroz entre outros;

ü    DVD – galinha pintadinha. Ênfase na música fui ao mercado;

ü    Tiara para as crianças: formiguinha;

ü    Massagem com balão – sensações tato;

ü    Brincar no túnel.

 Avaliação:

Será feita de acordo com os itens que constam no Plano municipal de Massaranduba.

·        Manifesta confiança no ambiente da instituição;

·        Reconhece o ambiente;

·        Explora com prazer materiais variados;

·        Manipula brinquedos e materiais sonoros;

·        Reage aos estímulos da linguagem;

·        Chora ou ri demonstrando sentimentos;

·        Balbucia;

·        Interage com os seres vivos apresentados;

·        Demonstra espontaneidade ao movimentar seu corpo;

·        Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos);

·        Engatinha, senta, fica em pé, rola, anda;

·        Transfere objetos de uma mão à outra;

·        Consegue empilhar ou derrubar objetos.   

























Um comentário: