PROJETO
ANUAL
TÍTULO: APRENDENDO COM AS FORMIGUINHAS
TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: BRUNA, LIANA, SUELLIN
Problema: O
que podemos descobrir com as formigas?
Justificativa: Em
um dia normal de rotina, um dos bebês engatinhava pelo chão da sala, quando se
depara com uma formiga, curioso tenta pegá-la, más, ligeirinha a formiga
escapa, entra em um buraco e some, ele fica perplexo e entusiasmado com tal
acontecimento, queria saber para onde foi a formiga, procurando-a no mesmo
espaço. Enquanto isso observávamos atentas para ver cada reação dele. Ele olha
para nós, de maneira expressiva, como se nos pedisse ajuda para encontrá-la
novamente.
Começamos
a dialogar com o bebê, tentando explicar onde foi a misteriosa formiga, nos
agachamos e tentamos ajudar a encontrar seu bichinho, não a encontrando,
conversamos com ele, dizendo que a formiga tinha ido embora.
Também
em outras ocorrências na sala, outros bebês também demonstraram interesse pelo
mesmo inseto.
Então,
com tantos acontecimentos engraçados e curiosos, foi que surgiu a ideia de
montar este projeto, onde iremos abordar toda a vida da formiga, citando sua alimentação
de modo tátil, os caminhos que fazem e percorrem explorando a habilidades dos
que já engatinham, o que faz durante o dia, a noite....
Enfim,
vamos abordá-la bem detalhadamente, onde as crianças irão imitar cada momento
de uma formiga, de modo que compreendam cada momento da vida delas, utilizando
os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão.
Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social
da criança respeitando sua maturidade emocional, como também promover a
construção da identidade, das diferentes linguagens, dos processos de
socialização e do desenvolvimento da autonomia.
Objetivos Específicos:
§ Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
§ Descobrir
outras sensações como também aprimorá-las;
§ Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
§ Interagir
com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos,
instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos e
discriminá-los;
§ Explorar
o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;
§ Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;
§ Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim
de interagir com o adulto ou com outra criança;
§ Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres
vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da
vida;
§ Conhecer seu próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas
habilidades físicas, motoras e perceptivas;
§ Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades
posturais e motoras;
§ Ampliar gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de
aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;
§ Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo
atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras;
§ Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação
ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em
que vive;
Conteúdos:
Identidade
e autonomia: Adaptação, eu e o outro, exploração do
espaço, repouso, exploração corporal.
Artes visuais: exploração
de diferentes materiais, elementos constituintes da linguagem visual (ponto,
linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas) , fazer artístico.
Música:
exploração corporal, canto (partindo das
professoras).
Linguagem:
linguagem corporal, comunicação (gestos,
sonoros...),
Natureza
e sociedade: Família, natureza, seres vivos.
Matemática:
Noção de espaço.
Corpo e
movimento: Expressividade, equilíbrio, sensações, percepção de
ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar
e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar,
levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros.
Metodologia:
ü
Com caixas de papelão, formar
labirintos com obstáculos e surpresas (comidas, brinquedos...), de modo que as
crianças explorem todo o ambiente proposto, representando o caminho da formiga
dentro do formigueiro, onde deverão percorrer um certo caminho, alguns com
auxilio, onde terá curvas, subir e descer. Está sujeito a mudanças, casa haja
necessidade;
ü
Fazer uma formiga de tecido,
dentro de cada parte do corpo dela, colocar diferentes, materiais;
ü
Confeccionar um móbile com
folhas de árvore variadas, dentro de recipientes transparentes;
ü
Confeccionar um cartaz com o
texto Buscando folhinhas, carimbar as digitais dos bebês e transformar
em formigas, expor este cartaz fora da sala;
ü
Contar a história Formigas viajantes e
dramatizar com formigas de E.V.A.
ü
Montar um livrinho e mandar para casa, para
que os pais leiam a história.
ü
Confeccionar um formigueiro gigante, com
crafit, e enfeitar com formigas de bolas de isopor e doces confeccionados com
espuma e papel higiênico, pendurar brinquedos na parte interior do formigueiro.
ü
Confeccionar formigas com o fundo do pet,
para lembrança;
ü
Oferecer revistas para manusear;
ü
Passeio no bosque, passeio com carrinho
ao redor do C.E.I, afim de brincar em diferentes espaços;
ü
Estimular as sensações por meio do
paladar e do tato oferecendo gelatina em uma bacia grande e em outra ocasião
uma massa de chocolate (para manusear como se fosse massinha de modelar).
Receita: 1 lata de leite em pó – 1 lata de achocolatado – 1 lata de leite
condensado. Misturar tudo;
ü
Chocalhos com grãos de feijão, milho,
arroz entre outros;
ü
DVD – galinha pintadinha. Ênfase na
música fui ao mercado;
ü
Tiara para as crianças: formiguinha;
ü
Massagem com balão – sensações tato;
ü
Brincar no túnel.
Será
feita de acordo com os itens que constam no Plano municipal de Massaranduba.
·
Manifesta confiança no
ambiente da instituição;
·
Reconhece o ambiente;
·
Explora com prazer
materiais variados;
·
Manipula brinquedos e
materiais sonoros;
·
Reage aos estímulos da
linguagem;
·
Chora ou ri demonstrando
sentimentos;
·
Balbucia;
·
Interage com os seres vivos
apresentados;
·
Demonstra espontaneidade ao
movimentar seu corpo;
·
Imita sons, ações e gestos
(palmas, acenos);
·
Engatinha, senta, fica em
pé, rola, anda;
·
Transfere objetos de uma
mão à outra;
QUE LINDO PARABÉNS....
ResponderExcluir