quinta-feira, 19 de abril de 2012

PROJETO ANUAL - JARDIM DA ALEGRIA

PROJETO ANUAL
TÍTULO: JARDIM DA ALEGRIA
TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: ADINÉIA, CLARICE, DENISE E MARINA 
PROBLEMÁTICA: Por que precisamos desenvolver os sentidos?
JUSTIFICATIVA: Escolhemos trabalhar o título jardim da alegria por depararmos com uma sala com crianças com muita dificuldade de adaptação, sendo que com este tema podemos explorar os sentidos com diversas atividades de acordo com faixa etária proporcionando a socialização e instigando a curiosidade. Desde o nascimento as crianças experenciam o mundo através dos sentidos, por isso todos devem ser bem desenvolvidos. No decorrer do tempo os sentidos vão se ampliando, devemos oportunizar as crianças, estimulando para que possam ampliar estes sentidos. 
OBJETIVO GERAL: Despertar o conhecimento a cerca dos sentidos. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características propriedades e possibilidades de manuseio.
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo seus limites e sensações que ele produz.
·         Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando de seus argumentos para desenvolver sua autonomia.
·         Interagir com brinquedos e materiais sonoros a fim de perceber os diferentes sons e ritmos.
·         Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, e de instrumentos).
·         Estimular a alimentação para desenvolver autonomia e bons hábitos alimentares.
·         Oportunizar a degustação de vários tipos de alimentos dos mais comuns aos mais elaboradas com cores e texturas. 
CONTEÚDOS:
Identidade e Autonomia
·         Adaptação
·         Eu e outro
·         Cuidados com o corpo
·         Exploração do espaço
·         Comunicação e expressão: oral, corporal
·         Exploração do espaço
·         Saúde e bem estar: (higiene e alimentação)
·         Repouso
Corpo e Movimento
·         Corpo humano
·         Expressividade
·         Equilíbrio
·         Coordenação motora ampla
·         Sensações
·         Percepção de ritmo
·         Flexibilidade
·         Controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros
Artes Visuais
·         Fazer artístico
·         Exploração de diferentes materiais
·         Elementos constituintes da linguagem visual (forma, cor, volume, texturas)
·         Observação e conversação sobre imagens e objetos
Música
·         Expressão oral e corporal
·         Interpretação e dramatização musical
·         Ritmos e gêneros musicais
·         Canto
·         Linguagem musical
Linguagem oral e escrita
·         Linguagem oral e corporal
·         Comunicação
·         Gêneros e formas de expressão
Natureza e sociedade
·         Família
·         Economia
·         Comunidade
·         Meio ambiente
·         Seres vivos
·         Fenômenos da natureza
·         Tradições de diversidades socioculturais
·         Higiene
Matemática
·         Comparação
·         Classificação
·         Seriação
·         Raciocínio lógico
·         Temperatura


METODOLOGIA:
·         Rasgar, amassar papel ;
·         Pintura facial e corporal;
·         Brincadeiras com espelhos, revistas e imagens;
·         Músicas (sons da natureza) a fim de tranquilizar as crianças em certos momentos do dia com auxilio do aparelho de som e cd;
·         Caixa de surpresas: Confeccionar uma caixa com buraco aonde as crianças possam entrar em contato com os objetos para sentir diferentes tipos de texturas dentro da caixa iremos colocar: balão com água, lixa, esponja, bola, urso de pelúcia, até mesmo objetos das crianças;
·         Tapete de texturas: confeccionar um grande tapete para colocar exposto na sala para que as crianças possam caminhar sobre as diversas texturas usar: areia, brita, grama, lixa, espuma, botão, grãos, sementes;
·         Degustar alimentos com as mãos e colheres: Para esta atividade usar a alimentação oferecida pela CEI para que a criança desenvolva sua autonomia. OBS: Esta atividade iremos fazer com frequência;
·         Experimentar vários gostos (doce, salgado, azedo, amargo). Para esta atividade preparar geladinhos para que eles possam segurar sozinhos para fazer a degustação. Para o doce fazer com suco de morango,azedo suco de limão sem açúcar,para o amargo café com leite sem açúcar, para o salgado soro caseiro que deve ser feito com 1 litro de água, 1 colher de sopa  açúcar e 1 colher de chá de sal;
·         Histórias (animais, jardim, flores) Contar história diariamente envolvendo vários temas;
·         Trazer instrumentos musicais. Convidar o Patrik para que ele traga algum instrumento de acordo com a disponibilidade que assim ele tiver para que toque para as crianças ouvirem;
·         Dança utilizar aparelho DVD com diversas musica e coreografias;
·         Pintura, colocar papel pardo no chão com vários pratos de tintas e estimular a criança a pintar com as mãos e com uso do pincel, carimbar mãos e pés com guache;
·         Usar giz de cera para rabiscar papel sulfite desenvolvendo assim a coordenação motora;
·         Brincadeiras livres e dirigidas na sala, pátio interno e externo;
·         Dramatização com fantoches, fantasias e máscaras;
·         Aula passeio (auxílio de mais professoras) para que a criança possa observar o ambiente ao seu redor;
·         Confeccionar flores de meia com cheiros para que a criança possa sentir diversos cheiros, iremos usar: meias que iremos pedir para os pais mandarem e dentro colocaremos espumas com diversas essências.  


AVALIAÇÃO
A avaliação far-se-á de acordo com as atividades proporcionadas mediante observação, reflexão e registros de:
·         Manifesta confiança no ambiente da instituição;
·         Vivenciou bem o processo de adaptação;
·         Expressa satisfação ao realizar algumas ações de higiene (lavar as mãos, tomar banho);
·         Reconhece pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa);
·         Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Vocaliza em resposta aos estímulos (emite sons quer com estímulos do adulto ou do ambiente);
·         Aceita diferentes alimentos;
·         Come com independência;
·         Reconhece sua imagem no espelho;
·         Reconhece seus colegas de sala e professores;
·         Compartilha objetos ou alimentos com outras crianças;
·         Brinca com outras crianças;
·         Reconhece o ambiente;
·         Manipula brinquedos e materiais sonoros;
·          Produz música utilizando as partes do corpo;
·          Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·          Consegue se expressar de acordo com o ritmo musical;
·          Demonstra prazer em ouvir sons;
·         Chora ou ri demonstrando sentimentos;
·          Repete gestos orais e/ou palavras;
·          Balbucia;
·          Demonstra expressão facial;
·         Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·          Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora ampla;
·          Demonstra coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);
·          Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples (subir escadas...) e amplos;
·          Manifesta interesse em superar seus limites;
·          Explora os diferentes espaços oferecidos pela Instituição;
·          Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto, vídeo);
·         Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
·          Sacode ou aperta objetos (colocados na mão fazendo ruídos intencionais ou não);
·          Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos...);
·          Segue visualmente um objeto em movimento;
·          Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda;
·          Movimenta a cabeça em posição deitada de costas e de ventre;
·          Transfere objetos de uma mão para outra (de joelho, sentado, em pé...);
·          Explora diferentes posturas corporais;
·          Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
·          Empilha objetos.



















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