quinta-feira, 19 de abril de 2012

PROJETO ANUAL: CANTANDO E DANÇANDO A GENTE APRENDE

PROJETO ANUAL
TÍTULO: CANTANDO E DANÇANDO A GENTE APRENDE
TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESORAS: ISOLDE, JANAINE, MARILENE E VALMIRA 

PROBLEMA: DE QUE MANEIRA INTRODUZIR A MÚSICA NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS?
JUSTIFICATIVA: A maioria das crianças recebe os primeiros estímulos musicais ainda no ventre materno, quando a mãe canta suavemente para acalentar o bebê: é neste momento que a memória sonora das crianças começa a ser formada. É importante que a criança seja inserida no mundo da música logo na primeira infância, criando-se um ambiente, em casa ou na escola, em que possa aprender a ouvir ou fazer música, identificando e brincando com os sons do meio ambiente. Segundo Weigel (1998), a musicalização permite que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, favorecendo a comunicação com o outro e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo-linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança. Pensando assim, a musicalização na educação infantil deve focar ações como: a escuta de músicas e diferenciação de som e silêncio, a expressão corporal em diferentes ritmos musicais, o cantar diversas alturas e intensidades sonoras, a exploração dos sentimentos através da música, a criação musical livre e com regras. Do primeiro ao terceiro ano de vida, as crianças ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais reproduzindo gestos sonoros como: bater palmas, pernas e pés, a capacidade de correr, pular e movimentar se acompanhando a música.
Durante o trabalho realizado na turma do Berçário II “B”, percebemos o grande interesse que as crianças tem ao ouvir barulhos e sons diferenciados, pois eles procuram em sala os objetos que produzem sons para brincar. Quando cantamos e dramatizamos a música, a atenção volta para o som que estamos emitindo e em seguida as crianças começam a fazer gestos imitando as professoras e demonstrando sentimento de alegria. Diante desta característica do grupo teríamos que escolher um nome para a turma. Então, justificamos a escolha da música como tema do nosso projeto sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida.

OBJETIVO GERAL: Promover atividades que desenvolvam a linguagem musical e oral, juntamente com habilidades rítmicas, visuais, motoras, físicas e psicológicas. 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Interagir com brinquedos e materiais sonoros a fim de perceber os diferentes sons e ritmos;
  • Ouvir músicas de diferentes estilos a fim de tornar-se um ouvinte de música;
  • Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos musicais);
  • Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música;
  • Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
  • Possibilitar a criança a descobrir a diferença entre sons fortes e fracos;
  • Expressar movimentos com o corpo através de ritmos musicais (brincar, imitar, batucar, bater palmas e balbuciar).
  • Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmo na dança;
  • Escutar obras musicais variadas a fim de tornar-se um ouvinte sensível de música com conhecimento de amplo universo sonoro;
  • Participar de brincadeiras musicais.
CONTEÚDOS:
  • Eu e o outro, exploração do espaço, comunicação e expressão: oral e corporal, família, nome (identidade e autonomia);
  • Corpo humano, expressividade, percepção de ritmo, equilíbrio, coordenação motora: ampla e fina, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros (corpo e movimento);
  • Linguagem oral e corporal, comunicação, gêneros e formas de expressão (linguagem);
  • Família, escola e comunidade, tradições e diversidade sócio cultural (natureza e sociedade);
  • Fazer artístico, exploração de diferentes materiais, elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
  • Canto, ritmos e gêneros musicais, linguagem musical, expressão oral e corporal, interpretação e dramatização musical, linguagem musical (música);
  • Contagem oral, comparação, velocidade: rápido, lento, depressa, devagar (matemática).
METODOLOGIA:
  • Oferecer as crianças objetos musicais para que possam explorar e por meio de manipulação dos instrumentos descobrir e perceber os sons: agudos,médios e graves, as pausas(silêncio), os sons longos, médios e curtos(tempo musical, o contraste (sons contactos ou tocados com intensidades diferentes), andamentos(música rápidas, médias ou lentas, afeto(músicas alegres e tristes) e o ditado musical(músicas já conhecidas pelas crianças) sendo que a música foi explorada através de vários ritmos musicais;
  • Possibilitar a interação com turmas maiores, cantando e dançando com os mesmos;
  • Utilização de  recursos tecnológicos ( câmera fotográfica, retroprojetor, rádio, TV, DVD, CDs de diferentes estilos musicais);
  • Exposição das atividades realizadas com as crianças referente a música (impressão dos dedos, mãos e pés);
  • Confeccionar um porta cd  e gravar diversas músicas para as crianças levarem para casa e ouvirem, pois é importante os pais conhecerem algumas músicas cantadas pelas professoras em sala juntamente com seus filhos( conforme pesquisa dos pais);
  • Pesquisa com os pais ( se canta para seu filho ouvir, música que ele mais gosta, etc...);
  • Construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, de modo que produzam qualquer tipo de som;
  • Interagir com as crianças diferentes tipos de músicas com o corpo, favorecendo o desenvolvimento afetivo e cognitivo de cada criança;
  • Convidar os pais, amigos, tios, avós que saibam tocar algum instrumento musical para dividir conosco esta experiência;
  • Utilizar a caixa de som, fazendo com que cada criança explore o microfone;
  • Confeccionar livrinhos com letras de músicas e cantigas infantis, principalmente com a participação da criança (mão, pé, dedo) utilizando tinta guache;
  •  Ouvir, cantar e tocar músicas folclóricas, populares, infantis com as crianças e deixá-los manipular os instrumentos, pois é dançando, cantando, tocando e experimentando que a criança desenvolve a linguagem;
  • Pedir a participação e colaboração dos pais (confeccionar instrumentos musicais com materiais recicláveis e expor para os demais estarem observando, pintar desenhos referente a música para elaborar o cantinho da música);
  • Confeccionar dominó ( pintar o dedão de cada criança com tinta guache e depois fazer o desenho de animais referente a música: sapo, peixe, pintinho, gato, coelho, galinha, elefante, jacaré, etc...);
  • Exploração de sons produzidos com o corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater os pés;
  • Pendurar na sala materiais que emitam algum som ( garrafas com arroz, milho, feijão, etc...);
  • Trazer instrumentos musicais da instituição para a sala, deixando as crianças manipular, manusear e batucar nos instrumentos para que possam ouvir barulhos diferenciados ( flauta, pandeiro, violão, tambor,chocalho, prato, etc...);
  • Cantar  músicas com quais seja possível incluir o nome das crianças e utilizar a caixa de som, fazendo com que todos  possam explorar o microfone;
  • Visitar a banda marcial, a fim de observar e ouvir sons de vários instrumentos musicais;
  • Proporcionar danças em grupo e individual, descobrindo o mundo sonoro a sua volta;
  • Produção de sons ao folhear revistas;
  • Imitação de sons conhecidos: animais, risada de bruxa, ronco, carro, buzina, etc...);
  • Ouvir histórias com o uso do microfone;
  • Ouvir, cantar e gesticular músicas que envolvam contagem oral: mariana, um, dois, três indiozinhos, a galinha do vizinho, etc...).
CRONOGRAMA: 10 meses

AVALIAÇÃO:
  • Reconhece sua imagem no espelho;
  • Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
  • Chora ou ri demonstrando sentimentos;
  • Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
  • Identifica imagens;
  • Fala sobre as imagens que vê;
  • Brinca com formas e cores;
  • Explora com prazer materiais variados;
  • Manipula brinquedos e materiais sonoros;
  • Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
  • Demonstra prazer em ouvir sons;
  • Realiza movimentos de expressão musical;
  • Participa de brincadeiras musicais;
  • Percebe variações sonoras;
  • Presta atenção ao ouvir alguém falando e cantando;
  • Demonstra capacidade de memorização;
  • Experimenta diversos materiais;
  • Reconhece seus colegas da sala e professores;
  • Brinca com outras crianças;
  • Reconhece o ambiente;
  • Reconhece pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa;
  • Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens.
































Um comentário:

  1. Adorei o projeto!!! acredito que a educação infantil deve priorizar as questões artisticas e musicais, pois estas iram trabalhar muito bem o desenvolvimento da criança em todos os sentidos!

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