QUEM SOMOS?
PROFESSORAS: DALVA E LEIDIMARA
TURMA: JARDIM B VESPERTINO
PROBLEMA: Quem são meus colegas e professoras?
JUSTIFICATIVA: Como o ano está se iniciando precisamos dar abertura para que nossas crianças possam se conhecer e conhecer as professoras, dificuldade esta apresentada todos os anos pelo período de férias que ficam longe do CEI, e pelo fato de serem crianças, estranham com mais facilidade o espaço e as pessoas, portanto, é preciso que se tenha este período inicial até que haja novamente a adaptação.
Este ano nossa turma de jardim está composta basicamente pelas mesmas crianças que pertenciam à turma do maternal II do ano anterior, ponto notado como positivo na adaptação das mesmas.
Entraram no período vespertino, duas novas crianças, que ainda não haviam frequentado o C.E.I, que entretanto, não encontraram dificuldades de adaptação e entrosamento com os colegas e professoras. Esperamos que este período ajude as crianças e suas famílias a se sentirem seguras e confiantes no espaço do C.E.I.
Objetivo Geral: Proporcionar as crianças o contato e entrosamento com os colegas e professoras, para que possam se sentirem seguras e confiantes neste espaço do Centro de Educação Infantil.
Objetivos Específicos:
→ Interagir com todas as pessoas da instituição a fim de reconhecer todo o ambiente do CEI e a importância deste espaço para sua vida;
→ Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;
→ Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
→ Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando de seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
→ Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência.
CONTEÚDOS:
Identidade e Autonomia:
→ adaptação;→ eu e o outro;
→ exploração do espaço;
→ comunicação e expressão;
→ iniciativa para fazer escolhas;
→ valores;
→ família;
Artes visuais:
→ fazer artístico;
→ exploração de diferentes ambientes;
Música:
→ canto;
→ linguagem;
Linguagem:
→ gêneros textuais;
Natureza e sociedade:
→ comunidade;
→ meio;
Matemática:
→ raciocínio lógico;
→ noções de espaço e tempo;
Movimento:
→ expressividade;
→ controlo muscular;
METODOLOGIA:
→ Acolhimento das crianças e suas famílias de forma afetiva;
→ Recepção e despedida de forma afetiva;
→ Promoção de situações que transmitam segurança e afeto;
→ Chamar a criança sempre pelo seu nome;
→ Utilização de música onde seja possível incluir o nome das crianças;
→ Danças diversas e brincadeiras de roda;
→ Roda de conversas onde cada criança é livre para demonstrar seus sentimentos;
→ Estímulo para estabelecer vínculos afetivos com colegas e professoras;
→ Brincadeiras de faz de conta utilizando histórias e fantoches;
→ Situações onde a criança fale sobre sua família;
→ Desenho de como a criança se vê fisicamente, logo depois comparação com a foto de cada uma.
CRONOGRAMA: Visto que a grande maioria das crianças já frequentava o CEI, e as duas novas crianças não encontraram dificuldades de contato e convivência tanto com os colegas como com as professoras, este projeto terá apenas três semanas de duração para ser realizado.
Dias 23/01 á 10/02/2012.
AVALIAÇÃO:
→ Manifesta confiança no ambiente da instituição;
→ Vivenciou bom processo de adaptação;
→ Reconhece pessoas de seu convívio;
→ Comunica idéias e sentimentos através dos diferentes linguagens;
→ Vocaliza em respostas aos estímulos;
→ Reconhece seus colegas de sala e professoras;
→ Atende aos combinados;
→ Respeita regras simples de convivência (regras do grupo);
→ Brinca com outras crianças;
Nenhum comentário:
Postar um comentário