terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

JARDIM B - QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?
PROFESSORAS: DALVA E LEIDIMARA
TURMA: JARDIM B VESPERTINO

PROBLEMA: Quem são meus colegas e professoras? 

JUSTIFICATIVA: Como o ano está se iniciando precisamos dar abertura para que nossas crianças possam se conhecer e conhecer as professoras, dificuldade esta apresentada todos os anos pelo período de férias que ficam longe do CEI, e pelo fato de serem crianças, estranham com mais facilidade o espaço e as pessoas, portanto, é preciso que se tenha este período inicial até que haja novamente a adaptação.

          Este ano nossa turma de jardim está composta basicamente pelas mesmas crianças que pertenciam à turma do maternal II do ano anterior, ponto notado como positivo na adaptação das mesmas.

         Entraram no período vespertino, duas novas crianças, que ainda não haviam frequentado o C.E.I, que entretanto, não encontraram dificuldades de adaptação e entrosamento com os colegas e professoras. Esperamos que este período ajude as crianças e suas famílias a se sentirem seguras e confiantes no espaço do C.E.I. 

Objetivo Geral: Proporcionar as crianças o contato e entrosamento com os colegas e professoras, para que possam se sentirem seguras e confiantes neste espaço do Centro de Educação Infantil.

Objetivos Específicos:

Interagir com todas as pessoas da instituição a fim de reconhecer todo o ambiente do CEI e a importância deste espaço para sua vida;
Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;
Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando de seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência. 

CONTEÚDOS: 

Identidade e Autonomia:
adaptação;
eu e o outro;
exploração do espaço;
comunicação e expressão;
iniciativa para fazer escolhas;
valores;
família;
Artes visuais:
fazer artístico;
exploração de diferentes ambientes;
Música:
canto;
linguagem;
Linguagem:
gêneros textuais;
Natureza e sociedade:
comunidade;
meio;
Matemática:
raciocínio lógico;
noções de espaço e tempo;
Movimento:
expressividade;
controlo muscular; 

METODOLOGIA:
Acolhimento das crianças e suas famílias de forma afetiva;
Recepção e despedida de forma afetiva;
Promoção de situações que transmitam segurança e afeto;
Chamar a criança sempre pelo seu nome;
Utilização de música onde seja possível incluir o nome das crianças;
Danças diversas e brincadeiras de roda;
Roda de conversas onde cada criança é livre para demonstrar seus sentimentos;
Estímulo para estabelecer vínculos afetivos com colegas e professoras;
Brincadeiras de faz de conta utilizando histórias e fantoches;
Situações onde a criança fale sobre sua família;
Desenho de como a criança se vê fisicamente, logo depois comparação com a foto de cada uma.

CRONOGRAMA: Visto que a grande maioria das crianças já frequentava o CEI, e as duas novas crianças não encontraram dificuldades de contato e convivência tanto com os colegas como com as professoras, este projeto terá apenas três semanas de duração para ser realizado.
Dias 23/01 á 10/02/2012.

AVALIAÇÃO:

Manifesta confiança no ambiente da instituição;
Vivenciou bom processo de adaptação;
Reconhece pessoas de seu convívio;
Comunica idéias e sentimentos através dos diferentes linguagens;
Vocaliza em respostas aos estímulos;
Reconhece seus colegas de sala e professoras;
Atende aos combinados;
Respeita regras simples de convivência (regras do grupo);
Brinca com outras crianças;
Reconhece o ambiente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário