terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

JARDIM A - UM NOVO AMBIENTE (adaptação)

UM NOVO AMBIENTE
(adaptação)
TURMA: JARDIM “A”
PROFESSORAS: JURÁRIA, LEIDIMARA, CARINA E VÂNIA

Problema: Porque conhecer um ambiente diferente?

Justificativa: Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedades, insegurança, angustia, medo e dúvidas em pais, crianças e professores. Não é só a criança que passa pelo processo de adaptação, os familiares que se separam dela também terão de acostumar-se. A entrada da criança na escola, marca a passagem de um convívio em que ela é protegida de tudo e por todos para as regras de uma nova comunidade. A criança precisará de tempo até se sentir parte desse novo ambiente, considerando esse momento muito importante e fundamental desenvolver um trabalho que facilite um ambiente familiar, pensando e planejando atividades que garantam um envolvimento de todos em um ambiente objetivo e acolhedor. A criança precisa saber conhecer esse novo ambiente por necessidade dos pais, também como a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança das crianças. “adaptar-se é deixar-se modificar pelo outro, pelo ambiente, pelo objeto de conhecimento, é deixar o novo entrar e desarrumar o que estava seguro”. (FREIRE)

Conhecimentos prévios:
Dúvidas:
·        Como será esse novo ambiente?
·        Quem vai ser meu novo amigo?
·        O que será que vou fazer no CEI?
Certeza: Que depois do trabalho meus pais virão me buscar.

Objetivo geral: Conhecer este novo espaço, familiarizando-se com o ambiente, com as pessoas que nele se encontram, constituindo vínculos e sentimentos de confiança para que possa estar expressando e demonstrando interesse.

Objetivos específicos:
·        Manifestar confiança no ambiente da instituição, vivenciando um bom processo de adaptação.
·        Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e para relatar suas vivencias nas diversas situações de interação com o grupo.
·        Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina.

Conteúdos:
1-                 Identidade Autonomia:
·        Adaptação
·        Eu e o outro
·        Exploração do espaço
·        Comunicação e expressão oral

2- Artes visuais:
·        Exploração de diferentes materiais
·        Observação e conversação sobre imagens e objetos

3-Música
·        Expressão oral e corporal
·        Ritmo e gêneros musicais
·        Canto
·        Linguagem 

4- Linguagem
·        Linguagem oral, escrita e corporal
·        Comunicação
·        Gêneros e formas de expressão

5- Natureza e sociedade
·        Família
·        Escola
·        Comunidade
·        Meio ambiente

6- Matemática:
·        Noções de espaços e tempo
·        Contagem

7- Corpo e movimento
·        Expressividade
·        Sensações
·        Equilíbrio

Metodologia:
·        Roda de conversa, acolhendo as crianças, conversando sobre como passaram as férias, o que mais gostam de fazer, de brincar, qual sua brincadeira preferida.
·        Contar historias com fantoches, dedoches a fim de despertar a curiosidade e a imaginação.
·        Cantar e dançar músicas infantis.
·        Realizar atividades de pintura, recorte, colagem, lápis de cor.
·        Realizar brincadeiras lúdicas na sala e ao ar livre, brincando no bosque e no parque, sempre com atenção.
·        Fazer um piquenique onde todas as crianças participa trazendo alguma coisa de casa.
·        Tomar banho de piscina e no chuveiro externo.
·        Brincar no azulejo com tinta guache.
·        Brincadeira na lona com balão.
·        Confeccionar a pulseira da amizade.
·        Pintura de uma flor no vidro da janela da sala.
·        Entregar lembrancinhas.
·        Passear ao redor do CEI.
·        Desenhar na folha sulfite o amigo da sala.
·        Recortar de revistas o que cada criança mais gosta e confeccionar um cartaz.

Cronograma:
23/01/2012 à 29/02/2012

Avaliação:
·        Vivenciar bem o processo de adaptação.
·        Manifestar confiança no ambiente da instituição.
·        Explorar com prazer materiais variados.
·        Manipula brinquedos e materiais  sonoros.
·        Nomeia e identifica objetos.
·        Reconhece som do seu próprio nome.
·        Interage com seres vivos  apresentados,
·        Brinca de contar.
·        Exploração dos diferentes espaços oferecidos pela instituição.




























Um comentário:

  1. Que espaço maravilhoso vcs tem nesta escola...vista bonita! Muito bom e completo o projeto inicial de vcs...parabéns!!!

    ResponderExcluir