UM NOVO AMBIENTE
(adaptação)
TURMA: JARDIM “A”
PROFESSORAS: JURÁRIA, LEIDIMARA, CARINA E VÂNIA
Problema: Porque conhecer um ambiente diferente?
Justificativa: Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedades, insegurança, angustia, medo e dúvidas em pais, crianças e professores. Não é só a criança que passa pelo processo de adaptação, os familiares que se separam dela também terão de acostumar-se. A entrada da criança na escola, marca a passagem de um convívio em que ela é protegida de tudo e por todos para as regras de uma nova comunidade. A criança precisará de tempo até se sentir parte desse novo ambiente, considerando esse momento muito importante e fundamental desenvolver um trabalho que facilite um ambiente familiar, pensando e planejando atividades que garantam um envolvimento de todos em um ambiente objetivo e acolhedor. A criança precisa saber conhecer esse novo ambiente por necessidade dos pais, também como a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança das crianças. “adaptar-se é deixar-se modificar pelo outro, pelo ambiente, pelo objeto de conhecimento, é deixar o novo entrar e desarrumar o que estava seguro”. (FREIRE)
Conhecimentos prévios:
Dúvidas:
· Como será esse novo ambiente?
· Quem vai ser meu novo amigo?
· O que será que vou fazer no CEI?
Certeza: Que depois do trabalho meus pais virão me buscar.
Objetivo geral: Conhecer este novo espaço, familiarizando-se com o ambiente, com as pessoas que nele se encontram, constituindo vínculos e sentimentos de confiança para que possa estar expressando e demonstrando interesse.
Objetivos específicos:
· Manifestar confiança no ambiente da instituição, vivenciando um bom processo de adaptação.
· Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e para relatar suas vivencias nas diversas situações de interação com o grupo.
· Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina.
Conteúdos:
1- Identidade Autonomia:
· Adaptação
· Eu e o outro
· Exploração do espaço
· Comunicação e expressão oral
2- Artes visuais:
· Exploração de diferentes materiais
· Observação e conversação sobre imagens e objetos
3-Música
· Expressão oral e corporal
· Ritmo e gêneros musicais
· Canto
· Linguagem
4- Linguagem
· Linguagem oral, escrita e corporal
· Comunicação
· Gêneros e formas de expressão
5- Natureza e sociedade
· Família
· Escola
· Comunidade
· Meio ambiente
6- Matemática:
· Noções de espaços e tempo
· Contagem
7- Corpo e movimento
· Expressividade
· Sensações
· Equilíbrio
Metodologia:
· Roda de conversa, acolhendo as crianças, conversando sobre como passaram as férias, o que mais gostam de fazer, de brincar, qual sua brincadeira preferida.
· Contar historias com fantoches, dedoches a fim de despertar a curiosidade e a imaginação.
· Cantar e dançar músicas infantis.
· Realizar atividades de pintura, recorte, colagem, lápis de cor.
· Realizar brincadeiras lúdicas na sala e ao ar livre, brincando no bosque e no parque, sempre com atenção.
· Fazer um piquenique onde todas as crianças participa trazendo alguma coisa de casa.
· Tomar banho de piscina e no chuveiro externo.
· Brincar no azulejo com tinta guache.
· Brincadeira na lona com balão.
· Confeccionar a pulseira da amizade.
· Pintura de uma flor no vidro da janela da sala.
· Entregar lembrancinhas.
· Passear ao redor do CEI.
· Desenhar na folha sulfite o amigo da sala.
· Recortar de revistas o que cada criança mais gosta e confeccionar um cartaz.
Cronograma:
23/01/2012 à 29/02/2012
Avaliação:
· Vivenciar bem o processo de adaptação.
· Manifestar confiança no ambiente da instituição.
· Explorar com prazer materiais variados.
· Manipula brinquedos e materiais sonoros.
· Nomeia e identifica objetos.
· Reconhece som do seu próprio nome.
· Interage com seres vivos apresentados,
· Brinca de contar.
Que espaço maravilhoso vcs tem nesta escola...vista bonita! Muito bom e completo o projeto inicial de vcs...parabéns!!!
ResponderExcluir