terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

JARDIM B - ANO NOVO! MUDANÇAS NOVAS!

ANO NOVO! MUDANÇAS NOVAS!


TURMA: JARDIM B MATURINO


PROFESSORAS: Karine Zapellini e Eliane Ranghetti


 PROBLEMA: Como fazer com que a criança se adapte de uma forma agradável às novas mudanças? 


JUSTIFICATIVA: Mais um ano que se inicia e as crianças do Jardim chegam ao CEI (Centro de Educação Infantil) cheias de expectativas e dúvidas. Para os que já freqüentavam fica a expectativa da nova sala, das professoras, dos brinquedos, de novos coleguinhas, etc. Para os que começarão a frequentar as dúvidas de como será o espaço, o que se faz nele, quem serão as pessoas que vão encontrar, o que vão fazer lá. Sendo assim, nós como professoras, estaremos buscando meios de auxiliar as crianças, juntamente com os pais, na adaptação as novas mudanças. Será por meio de atividades prazerosas como brincar, cantar, ouvir histórias, que iremos desta maneira despertar o prazer das crianças de frequentarem o CEI.


OBJETIVOS GERAIS:


- Vivenciar de forma agradável as novas mudanças. Relacionar-se com os colegas e com as professoras para que haja uma boa interação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


- Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade.
- Aprender a conviver no espaço físico do CEI, identificando os locais favoráveis a brincadeira, a descoberta e também os locais que trazem riscos.
- Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência.
- Apropriar-se progressivamente de sua independência, indicando o momento de suas necessidades fisiológicas.
- Brincar com as demais crianças do grupo, do CEI, a fim de interagir e socializar-se. 


CONTEÚDOS:


Identidade e Autonomia:
- Eu e o outro;
- Exploração do espaço;
- Valores;
- Saúde e bem estar (higiene e alimentação);
- Comunicação e expressão oral, corporal e escrita;
Linguagem:
- Comunicação;
Natureza e Sociedade:
- Família;
- Higiene;
Artes Visuais:
- Exploração de diferentes materiais;
Música:
- Interpretação e dramatização musical;
- Canto;
Matemática:
- Contagem oral; 


METODOLOGIA:
- Cantar músicas e gesticular.
- Contação de histórias.
- Assistir DVD´s de filmes ou músicas, na sala ou na videoteca.
- Brincar com massinha.
- Desenhar o que mais gostou na creche.
- Brincar na área externa (parque, parque coberto, bosque, brita, etc.).
- Dança da cadeira.
- Brincar com os brinquedos da sala.
- Interação com turmas de diferentes idades.
- Brincar com as motocas.
- Escovar os dentes após o almoço.
- Acompanhar as crianças até o banheiro ou quando vão tomar água.
- Personalizar um copo. Cada criança recortará uma figura para personalizar um copo que utilizará sempre para tomar água.
- Tomar café em lugares diferenciados como o quiosque do parque, o bosque, etc.
- Tomar banho de mangueira, piscina e chuveiro (área externa).
- Dramatização de histórias.
- Construir regras do grupo. 


CRONOGRAMA:
De 23/01 a 03/02, sendo que será retomado sempre que uma nova criança começar a frequentar o CEI. 


AVALIAÇÃO:


- Expressa satisfação ao realizar algumas ações de higiene (lavar as mãos, escovar os dentes, usar o vaso sanitário).
- Reconhece pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa, etc.).
- Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens.
- Direciona os utensílios de alimentação utilizando-os de forma autônoma.
- Come com independência.
- Aceita diferentes alimentos.
- Reconhece seus colegas de sala e professoras.
- Atende aos combinados.
- Respeita regras simples de convívio social (regras do grupo, cumprimentos).
- Compartilha objetos ou alimentos com outras crianças.
- Brinca com outras crianças.
- Reconhece o ambiente.
- Explora os diferentes espaços oferecidos pelo CEI.
- Chora ou ri demonstrando sentimentos.
- Participa oralmente das ações do grupo.
- Respeita regras de convívio social fazendo uso de palavras como: desculpa, por favor, obrigado, com licença, etc.
- Desenha e fala sobre o que desenhou.
- Nomeia e reconhece alguns animais e plantas.
- Experimenta diferentes materiais.
- Explora com prazer materiais variados.
- Respeita o seu trabalho e dos colegas.
- Brinca com formas e cores.
- Demonstra avanço no processo de rabiscação (formas e construção corporal).
- Demonstra prazer em ouvir sons.
- Canta e realiza movimentos de interpretação musical.
- Participa de brincadeiras musicais.
- Participa de momentos de musicalização, jogos cantados e rítmicos.
- Memoriza canções, reproduzindo parte delas.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário