terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BERÇÁRIO II B - SENTIMENTOS E EMOÇÕES DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

SENTIMENTOS E EMOÇÕES DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO
TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: JANAINE, ISOLDE, MARILENE E VALMIRA 

PROBLEMA: De que maneira realizar a adaptação dos bebês do berçário II?
JUSTIFICATIVA: Falamos em adaptação sempre que enfrentamos uma situação nova, ou readaptação, quando entramos novamente em contato com algo já conhecido, mas por algum tempo distante do nosso convívio diário. O processo de adaptação inicia com o nascimento, nos acompanha no decorrer de toda vida e ressurge a cada nova situação que vivenciamos. Sair de um espaço conhecido e seguro, dar um passo á frente e arriscar-se, tendo como companhia o desconhecido para o qual precisamos olhar, perceber, sentir, avaliar, nos leva as mais diferentes reações. É neste contexto que adultos e crianças se adaptam as novas situações da vida, com a saída do útero materno para o mundo, o descobrir-se, o engatinhar, o andar, o falar, o início da vida escolar etc... Nos primeiros dias de adaptação pais e crianças começam a conhecer este novo espaço e as pessoas que nele se encontram: as professoras, as crianças que frequentam a instituição e o próprio espaço físico. Em meio a tantas novidades, á medida que este processo ocorre de forma planejada e gradual, possibilita á criança construir vínculos e sentimentos de confiança com as professoras, com os colegas e outras pessoas presentes na instituição. É esta relação afetiva com o outro que possibilita a segurança, tão necessária para conhecer e explorar este novo espaço. Segundo Rossetti-Ferreira e Vitória (2008), o processo de adaptação ao novo ambiente da instituição é mediado pelos outros: pela família, pelas professoras e pelos próprios companheiros do grupo que a criança passa a frequentar.


OBJETIVO GERAL: Oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois, é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, instituição e família, a fim de que todos possam conhecer, viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente.


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Promover confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
·        Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se.
·        Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-la;
·        Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos e discriminá-los;
·        Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;
·        Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·        Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·        Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;
·        Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·        Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...);
·        Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
·        Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;
·        Participar de brincadeiras que envolvam o correr, subir, descer, escorregar, afim de explorar os movimentos do corpo;
·        Ampliar gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras. 


CONTEÚDOS:
·        Eu e o outro, adaptação, nome, família e exploração do espaço (identidade e autonomia);
·        Coordenação motora fina e corpo humano e sensações ( movimento);
·        Comunicação, linguagem oral e corporal ( linguagem);
·        Exploração de diferentes tipos de materiais, fazer artístico (artes visuais);
·        Expressão oral e corporal e ritmos e gêneros musicais ( música);
·        Contagem oral e velocidade (rápido, lento, depressa, devagar ( matemática);
·        Família, seres vivos e escola ( natureza e sociedade).


METODOLOGIA:
·        Acolhimento das crianças e famílias no novo ambiente e entregar para cada criança uma lembrançinha com o nome das professoras e uma mensagem anexada. (flor com bala de goma e um cartão colado um bis);
·        Exploração do ambiente da instituição (observar os animais no viveiro que temos na instituição);
·        Recepção e despedida de forma afetiva ( diàlogo de como está sendo a adaptação de seu filho(a); 
·        Passeios ao redor da instituição ( ambiente externo);
·        Interação com outras turmas e outros profissionais;
·        Estímulo para estabelecer o vinculo afetivo: na hora da troca, banho, recepção e entrega da criança, hora das refeições e na hora do repouso;
·        Diante do espelho, diálogo com a criança, apontando e nomeando características das crianças;
·        Organização de espaço físico adequado á faixa etária e que privilegie a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis;
·        Oferta do alimento explorando seu nome, sua forma, cor, textura, sabor, etc...Utilização de música com as quais seja possível incluir o nome das crianças;
·        Brincadeiras no parque ( balanço,escorregador, casinha etc...);
·        Identificação da criança com nome e foto em determinados espaços da sala;
·        Atividades que as crianças possam: rasgar papéis livremente com várias espessuras, manusear com cuidado areia e brita;
·        Apreciação de imagens presentes na literatura infantil ( contação de histórias);
·        Utilização de recursos tecnológicos: CD, TV, DVD, rádio, câmeras fotográficas;
·        Exposição de trabalhos (mural com fotos das crianças para os pais observarem como está sendo a adaptação de seu filho(a) na instituição;
·        Exploração de sons produzidos com o corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater os pés ( músicas cantadas e gesticuladas pelas professoras);
·        Utilização de CDs de músicas de repertório variado;
·        Produção de sons com diferentes materiais (chocalho, copos descartáveis, brinquedos musicais;
·        Produção de sons ao amassar e rasgar papéis de várias espessuras;
·        Utilização de brinquedos que emitem som ( bandinha da instituição);
·        Contação de histórias e comentários sobre os personagens; conversa com a criança; oferta de materiais diversificados para que a criança crie sua oralidade individualmente e em grupo ( utilizar os fantoches da instituição, bichinhos, livros com texturas);
·        Utilização do microfone e caixa de som para cantar com as crianças dentro da sala e deixà-las eles explorarem;
·        Nos dias de calor deixar as crianças tomar banho de piscina;
·        Na oralidade, conversar sobre as distâncias e os espaços: o brinquedo está longe, vamos buscá-los! A bola está embaixo do berço! A mamadeira está com a professora!;
·        Passagem por um túnel, brincar com as motocas no ambiente externo da instituição;
·        Brincadeira com bolas de diferentes tamanhos;
·        Com uma fralda esconder o rosto da criança e falar “achou”!;
·        Decoração da sala a fim de deixar o ambiente bem colorido;
·        Manipulação de diversos materiais: garrafa pet (com grãos, glitter, água etc...;
·        Utilização de balões para lançar para o alto, jogar, pegar, soltar.....;
·        Atividade de sopro ( bolinha de sabão);
·        Pedir para os pais ou responsáveis fotos das crianças com animais de estimação, família, avós, brinquedos preferidos etc...Para tirar cópias coloridas das fotos e as fixar na parede, onde as crianças podem observar as imagens.


CRONOGRAMA: Janeiro e Fevereiro de 2012.


AVALIAÇÃO:
·        Reconhece pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa);
·        Reconhece seus colegas de sala e professoras;
·        Manifesta confiança no ambiente da instituição;
·        Identifica imagens;
·        Reconhece som do seu próprio nome;
·        Interessa-se pela fala;
·        Explora sons, texturas e imagens de livros;
·        Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
·        Interage com seres vivos apresentados;
·        Chora ou ri demonstrando sentimentos;
·        Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·        Manipula brinquedos e materiais sonoros emitindo sons;
·        Realiza movimentos de interpretação musical (bate palmas);
·        Demonstra prazer em ouvir sons;
·        Experimenta e explora com prazer materiais variados;
·        Reconhece som do seu próprio nome;
·        Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.

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