terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BERÇÁRIO II A - “UM LUGAR ACOLHEDOR PARA MIM”

“UM LUGAR ACOLHEDOR PARA MIM”


PROBLEMA: O que podemos fazer com que a adaptação das crianças seja mais tranquila?

JUSTIFICATIVA: Com o novo ano que se inicia, dá-se início também ao processo de adaptação e readaptação das crianças. É muita novidade ao mesmo tempo, professoras novas, sala de aula diferente, colegas, no geral um ambiente completamente diferente ao qual estava acostumado, e para as crianças que nunca frequentaram o CEI a principal dificuldade é a separação dos pais no período em que ficam no CEI. Acreditamos que um projeto que reunisse atividades interessantes, carinho, dedicação e paciência por parte das professoras, seria ideal. Sendo que o entendimento sobre o que é adaptação e como lidar com ela neste período de desafios é muito importante para que possamos estar transmitindo para os pais um sentimento de segurança e confiança em nós professoras.
Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos. (Luciana Wolker da Silva)

 OBJETIVO GERAL: Realizar trabalho de adaptação conquistando a confiança das crianças e também dos pais para que se sintam seguros no momento em que deixam seu filhos aos nosso cuidados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Proporcionar a criança o contato com a nova sala de aula.
·         Promover a interação das crianças com os demais.
·         Estabelecer uma relação afetiva entre a criança, as professoras e o ambiente proporcionando afetividade e segurança. 

CONTEÚDOS:

·         Eu e o outro  (identidade e autonomia);
·         Expressividade (movimento);
·         Expressão corporal (música);
·         Sensações (movimento).

 METODOLOGIA:

·         Histórias narradas;
·         Brincadeiras dirigidas e livres: casinha, motoca, esconder, balões, pega-pega, blocos de encaixar, brinquedos com som, instrumentos musicais, areia e brita com pás e baldes, piscina de bolinhas, túnel, escada de espuma, etc;
·         Explorar, manusear diferentes objetos, rasgar e amassar papel;
·         Atividade corporal, movimentação e coordenação motora: equilibrar, subir, descer, rolar, pular, correr, engatinhar;
·         Passeio ao ar livre nos arredores do CEI;
·         Interação com outras turmas;
·         Utilização dos vários espaços que o CEI oferece.

 CRONOGRAMA: 23 de janeiro a 24 de fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário