sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PROJETO: BOA ALIMENTAÇÃO

PROJETO: BOA ALIMENTAÇÃO
TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: JURÁRIA E MARINA

Problema:Porque temos que incentivar nossas crianças a comer alimentos saudáveis?

Justificativa:Sentimos a necessidade de estimular nossas crianças de uma forma lúdica e atraente, buscando informações a respeito do assunto. Sabemos que uma boa alimentação pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.
Nosso CEI é um espaço privilegiado para a promoção da saúde, desempenhando um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.Vamos fazer com que as crianças degustem alimentos diferentes, desenvolvendo hábitos saudáveis.

Objetivo geral:
Incentivar o consumo saudável e aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes para uma alimentação equilibrada.

Objetivos específicos:
Desenvolver atitudes relacionadas a alimentação a fim de aprender a comer e criar bom hábitos alimentares.
Estimular as crianças a comerem frutas e verduras.
Valorizar o momento reservado a alimentação.
Incentivar todas as crianças a um consumo de alimentos saudáveis, pois todos os dias o CEI oferece vários tipos de frutas.

Conteúdos:
Identidade e autonomia: Saúde e bem estar; Higiene e alimentação;
Artes visuais: Exploração de diferentes materiais; Observação sobre imagens e objetos;
Movimento:Corpo humano e sensações;
Linguagem:Comunicação.

Metodologia:
Degustação de vários alimentos;
Mural com fotos;
Passeio na horta da escola;
Manuseio de vários alimentos.

Cronograma:
17 de Outubro a 30 de Novembro. (durante o projeto também estaremos abordando os temas Belezas Naturais e Consciência Negra).

Avaliação:
Devemos comer o suficiente procurando ingerir todos os nutrientes e uma boa variedade de alimentos que constituem o recurso mais seguro para manter e promover a saúde do ser humano.
Mas muitas vezes não nos damos conta do valor que nossa vida tem, poucas vezes paramos para pensar como realmente devemos nos alimentar, pois nosso estilo de vida define nossasaúde.
Nossas crianças aproveitaram muito este trabalho desenvolvido com eles e principalmente sobre uma alimentação correta e sem exageros, com isso teremos crianças saudáveis, fortes, e menos sensíveis a doenças e problemas como a obesidade, oriundas de uma alimentação incorreta.
“Uma criança é considerada saudável quando dispõe de equilíbrio na parte física, mental, emocional e social.E pode vivenciar um estado de bem estar por meio de uma alimentação completa e adequada”.

           


















Nenhum comentário:

Postar um comentário