terça-feira, 18 de outubro de 2011

BRINCANDO E DESENVOLVENDO VALORES: JOGOS E CIRCUITOS

BRINCANDO E DESENVOLVENDO VALORES: JOGOS E CIRCUITOS
TURMA: RECREAÇÃO MATUTINO
PROFESSORA: LIANA

JUSTIFICATICA
É necessário que as crianças conheçam seus próprios limites para que possam superá-los. É por meio do lúdico que as crianças passam a observar,conhecer e respeitar o limite do outro. Por este motivo pretende-se trabalhar com atividades que levem as crianças a desenvolver o raciocínio lógico para o desenvolvimento das atividades que serão propostas no projeto. Mas principalmente para que aprendam a atender as normas. De primeiro momento pode parecer difícil para as crianças já que nesta idade estão na fase do egocentrismo onde o ganhar está no topo de seus desejos. Porem este projeto tem como visão geral o jogo pelo simples fato de participar onde no final todos ganham por terem realizado as tarefas da melhor maneira possível.
O jogo é uma atividade mediante a qual a criança constrói a realidade. Construir a realidade é sair de seu mundo interno ou subjetivo para começar a descobrir e configurar a realidade objetiva exterior. (MARIOTTI, 2002).

OBJETIVO GERAL
Desenvolver a identidade, autonomia e movimento por meio de jogos e atividades lúdicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·                    Proporcionar a interação do grupo.
·                    Observar a aceitação e cumprimento das regras pelas crianças.
·                    Observar o convívio individual das crianças com o grupo.
·                    Possibilitaratividades que estimulem a coordenação motora fina e ampla.
·                    Oportunizar para que as crianças superem seus limites físicos e psicológicos.


CONTEÚDOS
MOVIMENTO
§                    Coordenação motora ampla e fina.
§                    Percepção de ritmo.
§                    Equilíbrio.

IDENTIDADE E AUTONOMIA
§                    Eu e outro.
§                    Exploração do espaço.
§                    Valores.

METODOLOGIA
1.                  Circuito com obstáculos na sala: subir e descer na escada, passar os bambolês por cima da cabeça, rolar sobre os colchões, passar por baixo da corda, pular amarelinha, passar por dentro do túnel e sentar na cadeira e estourar o balão.
2.                  Twister.
3.                  Tiro ao Alvo.
4.                  Filme: Timothi vai a Escola. BRINCANDO NO PIQUINIQUI.
5.                  Jogo de dados dos animais.
6.                  Chute a gol.
7.                   Corridas no campo: do balão na cabeça, três pernas, de saco, carrinho de mão, ovo na colher.
8.                  Registro da atividade que mais gostou no projeto.
9.                  Construir as medalhas.


AVALIAÇÃO
MOVIMENTO
§                    Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
§                    Demonstra coordenação motora fina e ampla.
§                    Manifesta interesse em superar seus limites.
§                    Explora diferentes posturas.
§                    Demonstra equilíbrio ritmo e movimentos.

IDENTIDADE E AUTONOMIA
§                    Comunica as ideias e sentimentos através das diferentes linguagens.
§                    Atende aos combinados.
§                    Respeita regras simples de convívio social (regras de grupo, cumprimentos).
§                    Brinca com outras crianças.


 CRONOGRAMA
12 a 20 de setembro de 2011.


ANEXOS:
PRINCIPAIS REGRAS DO JOGO:
§                    Respeitar a vez do outro e esperar sua vez para jogar.
§                    Ouvir atentamente as instruções.
§                    Permitir que os colegas realizem as atividades sem dificultar o percurso.
§                    Procurar a professora ou o colega para resolver os conflitos.
§                    Estes critérios contarão na pontuação final para as duplas.











































 




Nenhum comentário:

Postar um comentário