BRINCANDO E DESENVOLVENDO VALORES: JOGOS E CIRCUITOS
TURMA: RECREAÇÃO MATUTINO
PROFESSORA: LIANA
É necessário que as crianças conheçam seus próprios limites para que possam superá-los. É por meio do lúdico que as crianças passam a observar,conhecer e respeitar o limite do outro. Por este motivo pretende-se trabalhar com atividades que levem as crianças a desenvolver o raciocínio lógico para o desenvolvimento das atividades que serão propostas no projeto. Mas principalmente para que aprendam a atender as normas. De primeiro momento pode parecer difícil para as crianças já que nesta idade estão na fase do egocentrismo onde o ganhar está no topo de seus desejos. Porem este projeto tem como visão geral o jogo pelo simples fato de participar onde no final todos ganham por terem realizado as tarefas da melhor maneira possível.
O jogo é uma atividade mediante a qual a criança constrói a realidade. Construir a realidade é sair de seu mundo interno ou subjetivo para começar a descobrir e configurar a realidade objetiva exterior. (MARIOTTI, 2002).
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a identidade, autonomia e movimento por meio de jogos e atividades lúdicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Proporcionar a interação do grupo.
· Observar a aceitação e cumprimento das regras pelas crianças.
· Observar o convívio individual das crianças com o grupo.
· Possibilitaratividades que estimulem a coordenação motora fina e ampla.
· Oportunizar para que as crianças superem seus limites físicos e psicológicos.
CONTEÚDOS
MOVIMENTO
§ Coordenação motora ampla e fina.
§ Percepção de ritmo.
§ Equilíbrio.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
§ Eu e outro.
§ Exploração do espaço.
§ Valores.
METODOLOGIA
1. Circuito com obstáculos na sala: subir e descer na escada, passar os bambolês por cima da cabeça, rolar sobre os colchões, passar por baixo da corda, pular amarelinha, passar por dentro do túnel e sentar na cadeira e estourar o balão.
2. Twister.
3. Tiro ao Alvo.
4. Filme: Timothi vai a Escola. BRINCANDO NO PIQUINIQUI.
5. Jogo de dados dos animais.
6. Chute a gol.
7. Corridas no campo: do balão na cabeça, três pernas, de saco, carrinho de mão, ovo na colher.
8. Registro da atividade que mais gostou no projeto.
9. Construir as medalhas.
AVALIAÇÃO
MOVIMENTO
§ Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
§ Demonstra coordenação motora fina e ampla.
§ Manifesta interesse em superar seus limites.
§ Explora diferentes posturas.
§ Demonstra equilíbrio ritmo e movimentos.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
§ Comunica as ideias e sentimentos através das diferentes linguagens.
§ Atende aos combinados.
§ Respeita regras simples de convívio social (regras de grupo, cumprimentos).
§ Brinca com outras crianças.
CRONOGRAMA
12 a 20 de setembro de 2011.
ANEXOS:
PRINCIPAIS REGRAS DO JOGO:
§ Respeitar a vez do outro e esperar sua vez para jogar.
§ Ouvir atentamente as instruções.
§ Permitir que os colegas realizem as atividades sem dificultar o percurso.
§ Procurar a professora ou o colega para resolver os conflitos.
§ Estes critérios contarão na pontuação final para as duplas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário