PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: ANDRÉIA, CLAUDETE, TATIANE K.
PROBLEMA: PORQUE PRECISO EXPERIMENTAR ALIMENTOS NOVOS?
JUSTIFICATIVA: A alimentação nos primeiros anos de vida tem um papel fundamental, tanto no que se refere à relação social quanto à educação. Esses hábitos estão tão próximos das experiências de comunicação, que com certeza ajudará na autonomia da criança. A educação do gosto deve ser preparada na introdução de novos alimentos, sempre que seja possível, e em novas maneiras de comer alimentos. Uma apresentação variada, que estimule as sensações tanto visuais quanto olfativas será um bom recurso para que a criança aceite novos alimentos e sabores, porém devemos lembrar que está hora é sobretudo social e afetivo, à criança precisa sentir afeto e segurança do adulto que a conduz. A cada dia os bebês se encontram frente a uma maior quantidade de estímulos que não devemos descartar, e este será um bom caminho para desenvolver o projeto e pode exercitá-los no estabelecimento das relações entre as distintas situações e os objetos e os conceitos que envolvem. Poder pensar, tocar, provar, sentir, atuar, fazer, aproveitar, compartilhar, serão condutas imprescindíveis.OBJETIVO GERAL: Estimular a prática de uma alimentação saudável através do reconhecimento e ingestão de alimentos que contribuam para uma vida sadia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
è Instigar a experimentação;
è Descobrir diferentes sabores;
è Valorizar o momento reservado a alimentação;
è Promover o consumo de alimentos variados e saudáveis;
è Aprimorar o paladar (os sentidos);
è Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais.
CONTEÚDOS:
· Linguagem: oral, corporal, comunicação e expressão;
· Movimento: corpo humano, expressividade, coordenação motora;
· Matemática: formas e cores dos alimentos;
· Natureza e sociedade: noções de higiene, saúde, sentidos apurados;
· Artes Visuais: exploração de materiais, imagens e objetos;
· Música: Participação em músicas cantadas e interpretadas;
· Identidade e autonomia: expressão de desejos, desagrados e preferências.
METODOLOGIA:
è Preparação e degustação de alimentos saudáveis: (suco de beterraba com laranja, suco de couve com laranja, picolé de leite, experimentar o tomate, e outras verduras , etc);
è Fazer gelatina e gelo;
è Identificação de frutas e legumes, através do olfato e tato;
è Pedir para cada família trazer uma fruta, para que as crianças possam experimentar e observar tamanhos, formas e cores diferentes;
è Cozinhar macarrão e legumes e colocá-los ao alcance das crianças, para que de forma descontraída possam brincar e comer ao mesmo tempo;
è Mostrar para as nossas crianças a linda horta que temos em nosso CEI , colher alface, lavá-los para as crianças comerem;
è Cantar músicas como “meu lanchinho”... outras sobre alimentos;
è Assistir DVD “Baby Einstein” que mostra forma, cores e quantidade de alimentos.
CRONOGRAMA:
UM MÊS
Durante a alimentação cantamos e conversamos com as crianças, mantendo um clima descontraído, com calma e sem pressa. Respeitamos a faixa etária de cada criança introduzimos novos alimentos saudáveis e sólidos oferecendo várias opções de alimentos. Durante todo o dia é oferecido chá água ou suco.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita mediante observação, reflexão e registro dos avanços e o desenvolvimento das seguintes capacidades das crianças:
- linguagem oral;
- comunicação;
-expressão;
-movimento;
-relação com o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário