segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: ANDRÉIA, CLAUDETE, TATIANE K.

PROBLEMA: PORQUE PRECISO EXPERIMENTAR ALIMENTOS NOVOS?
JUSTIFICATIVA: A alimentação nos primeiros anos de vida tem um papel fundamental, tanto no que se refere à relação social quanto à educação. Esses hábitos estão tão próximos das experiências de comunicação, que com certeza ajudará na autonomia da criança. A educação do gosto deve ser preparada na introdução de novos alimentos, sempre que seja possível, e em novas maneiras de comer alimentos. Uma apresentação variada, que estimule as sensações tanto visuais quanto olfativas será um bom recurso para que a criança aceite novos alimentos e sabores, porém devemos lembrar que está hora é sobretudo social e afetivo, à criança precisa sentir afeto e segurança do adulto que a conduz. A cada dia os bebês se encontram frente a uma maior quantidade de estímulos que não devemos descartar, e este será um bom caminho para desenvolver o projeto e pode exercitá-los no estabelecimento das relações entre as distintas situações e os objetos e os conceitos que envolvem. Poder pensar, tocar, provar, sentir, atuar, fazer, aproveitar, compartilhar, serão condutas imprescindíveis.
OBJETIVO GERAL: Estimular a prática de uma alimentação saudável através do reconhecimento e ingestão de alimentos que contribuam para uma vida sadia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
è    Instigar a experimentação;
è    Descobrir diferentes sabores;
è    Valorizar o momento reservado a alimentação;
è    Promover o consumo de alimentos variados e saudáveis;
è    Aprimorar o paladar (os sentidos);
è    Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais.

CONTEÚDOS:
·        Linguagem: oral, corporal, comunicação e expressão;
·         Movimento: corpo humano, expressividade, coordenação motora;
·        Matemática: formas e cores dos alimentos;
·        Natureza e sociedade: noções de higiene, saúde, sentidos apurados;
·        Artes Visuais: exploração de materiais, imagens e objetos;
·        Música: Participação em músicas cantadas e interpretadas;
·        Identidade e autonomia: expressão de desejos, desagrados e preferências.

METODOLOGIA:
è    Preparação e degustação de alimentos saudáveis: (suco de beterraba com laranja, suco de couve com laranja, picolé de leite, experimentar o tomate, e outras verduras , etc);
è    Fazer gelatina e gelo;
è    Identificação de frutas e legumes, através do olfato e tato;
è    Pedir para cada família trazer uma fruta, para que as crianças possam experimentar e observar tamanhos, formas e cores diferentes;
è    Cozinhar macarrão e legumes e colocá-los ao alcance das crianças, para que de forma descontraída possam brincar e comer ao mesmo tempo;
è    Mostrar para as nossas crianças a linda horta que temos em nosso CEI, colher alface, lavá-los para  as crianças comerem;
è    Cantar músicas como “meu lanchinho”... outras sobre alimentos;
è    Assistir DVD “Baby Einstein” que mostra forma, cores e quantidade de alimentos.

CRONOGRAMA:
UM MÊS
Durante a alimentação cantamos e conversamos com as crianças, mantendo um clima descontraído, com calma e sem pressa. Respeitamos a faixa etária de cada criança introduzimos novos alimentos saudáveis e sólidos oferecendo várias opções de alimentos. Durante todo o dia é oferecido chá água ou suco.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita mediante observação, reflexão e registro dos avanços e o desenvolvimento das seguintes capacidades das crianças:
- linguagem oral;
- comunicação;
-expressão;
-movimento;
-relação com o outro.


















































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