O BAÚ LITERÁRIO NO PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA
Chegamos ao 2º semestre de 2011 e já estamos no fim do 3º bimestre e com ele finalizamos o trabalho com mais um baú literário. Neste bimestre o pré-escolar Gotinha Sapeca recebeu o baí número “5” e mais uma vez os professores puderam enriquecer sesu projetos com os livros presentes no baú.
Sabemos que a Educação Infantil tem como objetivo promover a socialização e a integração das crianças nesta fase da vida. A prática docente deve partir da experiência e do conhecimento que a criança já possui. A leitura e a escrita serão a finalização daquilo que a criança realizou, pois foi estimulada a participar e realizar atividades nos diferentes eixos temáticos da Educação Infantil.
Junto aos estímulos realizados pelos professores, o baú literário tem papel importante por ser material rico de leitura e escrita. Segundo Boquet e Batituci (2008, p. 09):
O reconto de histórias, dramatizações, adivinhações, conversas informais, “hora das novidades” são algumas formas de trabalhar a oralidade da criança. A história lida ou contata exerce grande expectativa na criança, que está sempre receptiva a ouvir. Cabe ao (à) professor (a) escolher bem a história a ser contata, a qual deverá ser adequada à faixa etária, ter ilustrações sugestivas e oferecer subsídios para ampliar o vocabulário, desenvolver a linguagem oral, a compreensão, a reflexão e a imaginação criadora.
Através destas reflexões sobre a importância da leitura na formação das crianças vamos ver quais atividades foram desenvolvidas pelos professores do pré-escolar Gotinha Sapeca com o baú literário número “5” .
Na turma do pré-escolar I matutino da professora Lidiane a utilização do Baú de histórias foi muito proveitoso para os alunos. A cada dia conheciam uma história diferente que chamava a atenção das crianças. Todos os dias a professora contou uma história e aconteceram momentos em que eles também puderam folear, escolher um livro e contar a história. Como apoio pedagógico a professora utilizou a coleção “Alimentação Saudável para as Crianças” no projeto sobre a alimentação. Dentre todos os livros que foram utilizados os que as crianças mais gostaram foram as histórias da autora Liliana Iacocca, com a coleção TOC, TOC e de Jandira Masur e Tatiana Belinky da série Pique, de Ana Maria Machado o livro “Um dia desses” e os livros interativos das coleções “Cadê o bichinho?” e “Surpresas Coloridas”.
O professor Kristiano do pré-escolar I vespertino também explorou o baú com as crianças de sua sala. Cada aluno escolheu um livro para olhar. Algumas crianças contaram a história do livro que escolheram. Ao terminar esta atividade o professor também leu algumas histórias para as crianças. Estas atividades aconteceram no bosque da escola. Os alunos que contaram histórias foram Ana Julia, Keyla, Vitória, Kamile e Lucas.
Já na turma da professora Helen, o pré-escolar II matutino a principal ação realizada através do baú da literatura foi o trabalho com o livro “Pirâmide Alimentar”, enfatizando a importância dos alimentos e suas funções. Conversaram sobre como ter uma vida saudável comendo alimentos ricos em vitaminas, fibras, etc. Construíram o trem dos alimentos, onde cada vagão é responsável por um tipo de alimento. Exemplo: energéticos extras (bala, pirulito, óleo), construtores (proteínas), reguladores (frutas e legumes) e energéticos (carboidratos). Estão ainda trabalhando o tema e vivenciando ótimas experiências.
A professora Vanessa do pré-escolar misto matutino também utilizou livros do baú da literatura. Na rotina da turma há momentos de conto e reconto de histórias feita pela professora e pelas crianças. Livros como “A operação do Tio Onofre”, “A cortina da tia Bá”, “Firula a galinha Garnizé”, “O menino do olho d’água”, “O lobo disfarçado”, “O jumento”, “Os amigos do cachorrinho” entre outros, enriqueceram o repertório literário das crianças e a coleção “Alimentação Saudável para Crianças” está contribuindo para o Projeto sobre Alimentação. O baú literário tem sido instrumento importante para o aprendizado da turma.
A professora Shara, do pré-escolar II A vespertino, iniciou seu trabalho conhecendo os livros em diversificados contextos e diferentes gêneros. Em seguida cada criança comentou sobre o que tinha lido. Foi contada a história do livro “As vitaminas” e “ Um mundo de Sabores”. Após a leitura confeccionaram massinha caseira observando os ingredientes, medidas, colocando a mão na massa e colorindo a massinha com diferentes cores de tinta guache. Cada grupo de crianças modelou uma fruta com a massinha. Também usaram carimbos de frutas para fazer os desenhos no caderno e enfatizar as letras que compõe o nome das mesmas.
Na turma da professora Tatiane Reis, o pré-escolar II B vespertino o trabalho com o baú aconteceu da seguinte forma: na roda de conversa sobre alimentação e importância do esporte para uma vida saudável foram levantadas as seguintes questões:
Estou saboreando frutas diariamente?
Quais os alimentos que estou consumindo?
Quais os alimentos que meu organismo precisa?
Estou praticando algum exercício (esporte)?
Cada criança falou sobre seu alimento saudável favorito, qual o bem que ele faz para o seu corpo e qual esporte pratica. Através da coleção “Alimentação saudável para crianças” aprenderam sobre a pirâmide alimentar e para que serve cada alimento e o que comer na quantidade certa para uma alimentação equilibrada e saudável.
Proporcionar o contato com os livros, despertar a imaginação, a curiosidade, o faz-de-conta. É assim que vamos construindo o interesse pela leitura, pelo mundo da escrita, do conhecimento em nossas crianças. Disponibilizar o rico material literário existente no CEI Ivete Spézia Schmitt e também o do baú literário é criar oportunidades para as crianças desenvolverem-se cada vez mais pois “no espaço da educação infantil, as crianças não alfabetizadas não encontram textos para aprender, mas aprendem com eles.” (FRONCKOWIAK, 2010, p. 05)
REFERÊNCIA:
BOQUET, Graça; BATITUCI, Graça. Letramento Divertido: 5 e 6 anos. Ed. 1. V. 1. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2008.
FRONCKOWIAK, Ângela, O encontro de crianças e literatura na educação infantil. Revista Pátio: Educação Infantil. São Paulo: Artmed, nº 24, p. 4-7, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário