sexta-feira, 30 de setembro de 2011

INTERCÂMBIO ENTRE PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA E ESCOLA FELIPE MANKE

INTERCÂMBIO ENTRE PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA E ESCOLA FELIPE MANKE

No dia 27 de setembro aconteceu intercâmbio entre as turmas do Pré I, Pré Misto e Pré II matutino do pré-escolar Gotinha Sapeca e a turma do 5º ano da Escola Felipe Manke. A iniciativa deste intercâmbio foi da professora Lidiane que trabalha com o Pré I no Pré-escolar Gotinha Sapeca e com o 5º ano na Escola Felipe Manke.
As atividades acontecerem na Escola Felipe Manke onde a professora Lidiane pediu para que cada aluno do 5º ano ficasse responsável por duas crianças do pré-escolar, ou seja, este aluno seria o monitor destas crianças. Os monitores ajudaram as crianças do pré-escolar nas atividades, no lanche, na hora de brincar, etc.
Para tornar este intercâmbio ainda mais proveitoso foi organizado um circuito com 3 atividades sendo uma atividade escrita na sala de aula, jogos pedagógicos nas mesas da área externa da escola e atividades físicas na quadra de esportes. Todas as crianças do pré-escolar, auxiliadas por seus monitores, realizaram as três atividades do circuito.
Ao terminar o circuito todos tomaram o lanche e em seguida as professoras do CEI e do pré-escolar realizaram a apresentação do teatro “A Nova Roupa do Imperador” para as crianças do pré-escolar Gotinha Sapeca e para o 1º, 3º e 5º ano da Escola Felipe Manke. As professores que participaram do teatro são Leidimara, Karine, Vanessa, Lidiane, Helen, a orientadora Adriana R. e o aluno do pré-escolar Iago. O professor de educação física André também colaborou com estas atividades.
Podemos observar que o circuito de atividades e a relação entre as crianças e seus monitores foram atividades significativas para eles, principalmente a integração e a troca de conhecimentos entre crianças de diferentes idades.
Agradecemos aos funcionários e a direção da Escola Felipe Manke por ter nos recebido e possibilitado a realização deste intercâmbio entre as duas instituições envolvidas.

"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
(Rubem Alves)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário