quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROJETO: MEDO DE QUÊ?

PROJETO: MEDO DE QUÊ?
Turma: Pré II B Vespertino
Professora: Tatiane dos Reis

Problema: Medo de quê? E como lidar com ele?

Justificativa: Falar sobre os sentimentos ensina a criança que, de vez em quando, é normal sentir-se triste, zangada, assustada ou com medo. Durante as aulas percebemos que na turma tinham crianças que demonstravam medos como de tempestades, monstros, escuro... e sentiu-se a necessidade de abordar este tema com elas.
Conversar com as crianças sobre estes sentimentos ajuda a lidar com as dificuldades e desenvolver autoconfiança, e elas serão mais aptas a lidar com esses sentimentos, problemas e crises na adolescência e idade adulta.

Conhecimentos Prévios:

Dúvidas: O que devo fazer para não sentir mais medo?
                 Por que sentimos medo?
Certeza:Que o medo existe;

Objetivo Geral: Desenvolver a autoestima a fim de levar as crianças a perceber seus sentimentos e a lidar com as emoções.

Objetivo Específico:
- Ajudar as crianças a melhorar seu relacionamento com seus medos.
- Compreender que o medo, todos temos, por isso a importância de nos relacionarmos bem com eles;- Aprender a conviver em sociedade;
- Identificar situações de conflito utilizando os argumentos das crianças para a resolução dos problemas;
- Desenvolver a autoestima;
- Reconhecer os limites e potencial do corpo, ajustando as habilidades do movimento para cada situação;
- Expressar suas necessidades, desejos e sentimentos;
- Criar bons hábitos de respeito as regras e ao grupo da qual está inserido: família, escola e comunidade;
- Utilizar a linguagem oral como fonte de expressão;
- Criar trabalhos de arte, como meio de comunicar e expressar seus sentimentos;

Conteúdos:
- Identidade e autonomia: Valores, respeitos.
- Identidade e autonomia: Comunicação e expressão de desejos e sentimentos.
- Movimento: Expressividade, equilíbrio e sensações.
- Linguagem oral e escrita: Relato de suas vivências.
- Natureza e Sociedade: Família, escola e comunidade.
- Artes Visuais: Observação e discussão de imagens e objetos.
- Música: Expressão Corporal.
- Matemática: Comparação e contagem oral.

Metodologia:
- Roda de Conversa.
- Histórias.
- Desenho e pintura.
- Recorte e colagem.
- Aula Passeio.
- Brincadeiras livres e dirigidas.
- Dobraduras.
- Fantasia.
- Poesia.
- Sucata.
- Contagem.
- Exposição de trabalhos.

DESENVOLVIMENTO:

I - Reúna as crianças em roda e converse sobre os vários tipos de medo. Permita que elas expressem esses medos e anote os dados. Em seguida leve-as a perceber que nos contos clássicos alguns personagens causavam medo nos outros, tais como bruxas, lobo mau, madrasta, entre outros. Confeccione uma tabela com três colunas. Na primeira coluna liste os medos descritos pelas crianças. Na parte superior da segunda coluna, escreva “tenho medo” e na terceira coluna escreva “não tenho medo”, sempre com letra caixa alta e em tamanho bom para leitura. Multiplique as fichas de expressões, cole-as em papel cartão para que fiquem mais firmes e distribua para as crianças. Mostre o cartaz e leia para os alunos. Escolha uma criança para fixar a cartelinha de acordo com o sentimento em relação aquela situação.
II – Outra maneira de trabalhar com a turma é distribuir papel sulfite e material de desenho e pedir que os pequenos desenhem e pintem o que lhes assustam. Em roda de conversa peça que falem sobre o que desenharam, em seguida solicite que rasgue o papel em que está representando seu medo. Então passe uma sacola de papel, recolhendo esses papéis e jogue-os fora.

Poema: MEDO (Roselaine Cavalheiro de Moraes)
Um dia eu tive medo
Não sei bem do que
Parecia uma coisa grande
Do tamanho do bicho-papão
Corri pela casa
Pedindo ajuda
Perguntaram o que era
E eu não sabia não
Só sabia que estava com medo
E que precisava de proteção
Pai, mãe, tia, tio, primos, primas
E vizinhos
Todos queriam ajudar
E segurar a minha mão
Mas eu só tinha medo
E não sabia bem do que
Voltei para o quarto procurar
A tal coisa estranha
Achei apenas uma toalha
Enrolada na cama
Senti vergonha de todo esse drama.
As crianças naturalmente, através das brincadeiras conseguiram expressar seus medos, demonstrando uma maior maturidade emocional para saberem lidar com seus medos. O projeto teve a preocupação da utilização de materiais significativos para as crianças, em contraste com a emoção "fria" do medo, facilitando o toque e a proximidade necessária às brincadeiras, e, ao mesmo tempo, a sensibilização do medo que fluiu de forma natural.


Cronograma:04/07/2011 á 08/07/2011.


Pesquisa
Medo de fantasmas, de bruxas, do escuro. São esses, entre outros medos e pavores, que surgem na imaginação das crianças e que fazem com que suas noites se tornem um pesadelo. Mas tais medos são normais na fase infantil, pois a criança possui uma imaginação muito forte que faz com que tudo que aprenda ou descubra torne-se real.
Os primeiros sinais de sustos e medos começam por volta dos 7 ou 8 meses, quando os bebês costumam estranhar ambientes e pessoas com as quais não estão acostumados. Já com 2 anos é comum a criança ter medo de ser abandonada pelos pais.
Mas é a partir dos 3 anos de idade, quando sua imaginação está a todo vapor, que aparecem os medos mais intensos e abstratos, como do escuro, de bruxas, fantasmas, monstros e bichos papões. Como resultado do pensamento mágico típico desta idade, todos os tipos de medos tornam-se reais e lógicos na mente da criança.
Frequentemente os pais ficam confusos e não sabem como lidar com esta situação. Uma boa maneira de auxiliar a criança a vencer seu medo consiste em fazê-la participar da procura de métodos práticos de lidar com a experiência assustadora.
Às vezes, o simples fato de manter acesa uma luz fraca no quarto durante a noite é suficiente para assegurá-la de que não há monstros espreitando no escuro. Outra forma consiste em mostrar o objeto que traz medo à criança numa situação em que ela sinta-se segura. Este tipo de exposição a um modelo, ou seja, a demonstração de que outros não têm medo, pode ser um método efetivo.
A cumplicidade também é um método eficaz: os pais podem ajudar seus filhotes contando que também tinham medos quando eram pequenos. E até mesmo reconhecer que ainda hoje tem alguns medos.
O medo faz parte da vida da criança, embora ela ainda não tenha condições emocionais para enfrentá-lo. Por esta razão, todos os medos de seu filho, alguns absurdos, outros nem tanto, merecem o maior respeito. De nada adianta o adulto fingir que não notou. E nem insistir em dizer que não tem bicho nenhum atrás da cortina ou que fantasmas não existem.
Conversar com a criança sobre o assunto, levá-la a revelar - no meio de uma historinha, o que a deixa assustada, isto sim, pode ajudar bastante. O simples fato de poder compartilhar com alguém querido qualquer experiência vivida traz alívio aos pequeninos. Deixe a criança falar, dividir o peso de suas angústias.

Leitura:

QUEM NÃO TEM MEDO?
     Marlene B. Cerviglieri

Todos nós temos os nossos medos, principalmente quando pequenos. Muitas coisas não compreendemos e nos assustam além de criarmos nossas fantasias.
João Vitor era um garotinho muito querido por todos na família, especialmente os avôs que eram chamados vovô João e vovô Vitor.
Os dois contavam estórias e faziam muitas brincadeiras com o netinho que ultimamente andava triste.
Resolveram os dois ficarem uma tarde com o neto para ver se poderiam ajudá-lo.
Assim sendo os dois brincaram a tarde toda com o garoto até que conseguiram conversar com ele.
__Meu querido diga para nós o que esta deixando você tão tristonho?
__Eu não estou triste, apenas não quero ir dormir em minha cama, e a mamãe não deixa mais eu ir dormir com ela.
__Deve haver alguma coisa que impede você de ir dormir na sua cama. Seu quarto é tão bonito e foi feito especialmente para você!
__Sei disso, vô João e vô Vitor , mas...tenho medo!
__Só isso! -disseram os dois.
__É tenho medo de ficar no meu quarto.
__Cada um de nós tem uma estória para te contar.
__Conta você primeiro João.
__Bem! -disse João. Você sabe que um dia eu também já fui criança como você?
__Claro né vô, e sei que um dia vou ficar idoso como você.
__Esperto este meu menino.
Bem vou te contar a estória de minha cama e de meu medo.
__Aprumaram-se os três para ouvi-lo.
__Eu tinha um quarto não muito grande, mas eu gostava dele. Porém comecei a ouvir uns ruídos estranhos, e não sabia o que era. Fiquei acordado prestando atenção e não conseguia saber o que era. O medo foi tomando conta de mim e me encolhi todo na cama me enrolei nos lençóis. No dia seguinte falei com minha mãe, e não quis ir dormir no meu quarto. Pedi e ela consentiu que eu dormisse no quarto dela. Foi muito bom dormi a noite toda sem medo e sem ouvir nada. Mas a noite seguinte, meu pai me levou para meu quarto e disse-me que tinha estado lá e não ouviu nada e não tinha nada. Fiquei apavorado mas fiquei no quarto e me enrolei nos lençóis e logo mais tarde comecei a ouvir os ruídos novamente. Chorei esperneei e naquela noite não fui para o quarto sozinho. Meu pai foi dormir comigo e levou um colchonete, e ficou junto de mim. No inicio dormimos. De repente comecei a ouvir o barulho. Desci da cama de mansinho e chamei papai que dormia.
__Papai, papai.
__Os dois juntos ficamos atentos, eu tremia de medo. Para minha surpresa papai foi até a janela abrindo-a chamou-me e rindo me mostrou os galhos de uma enorme trepadeira que o vento balançava e raspava na janela! Este era o barulho que criara o medo em mim... Fiquei tão contente quando papai me abraçando disse-me:
__Vou te contar a minha estória agora, de medo é claro.
__Como você também fui criança um dia e tive meus medos. Chorava a noite e não queria ir para minha cama. Claro é melhor ficar com o papai e mamãe. Mas cada um tem sua cama seus lençóis seu lugarzinho para suas fantasias. Um dia você vai entender isto.  Bem, minha mãe me levou para a cama e me disse:
__Filho, hoje cedo eu sacudi os teus lençóis e pedi para todos os espíritos brincalhões ou os que gostam de assustar irem embora.Faço isto toda manhã quando arrumo teu quarto.Você mesmo pode fazer isto quando eles te incomodarem.Arrume a cama novamente e estique bem os lençóis, você vai dormir na hora. Vamos fazer já para você ver como é. E assim sendo minha mãe desarrumou a cama novamente e disse.Saiam todos daqui deixem meu menino dormir em paz, arrumando minha cama todinha.
__Dormi profundamente aquela noite e todas as outras, sempre que preciso sigo o que minha mãe me ensinou.
__Portanto meu caro netinho faça o mesmo, arrume a cama novamente do seu jeitinho e espante todos os fantasminhas.
__Que bom vô é uma idéia. Vou fazer isto.
__João e Vitor se entreolharam e mais tarde comentaram-Se todos conseguissem espantar os fantasminhas de suas camas que bom seria.Mas desde cedo é que se ensina a enfrentá-los não é mesmo?
__O medo criado e o fantasma imaginado.
__Quanto ainda a aprender ...
... E assim João Vitor conseguiu dormir sem medo lembrando e pondo em prática a lição do vovô João.
                                                                                 
NUNCA USE O MEDO DA CRIANÇA COMO INSTRUMENTO DE PODER, ISSO IRÁ REFORÇAR A INSEGURANÇA NA CRIANÇA.

                       









2 comentários:

  1. OLÁ, MEU NOME É IARA, ESTOU ELABORANDO UM PROJETO QUE AJUDE AS CRIANÇAS DO JARDIM I A SUPERAR OS SEUS MEDO, O SEU PROJETO E OUTROS QUE PESQUISEI ESTÃO CONTRIBUINDO PARA AS PERGUNTAS DE SUPERAÇÃO DO MEDO DOS PEQUENOS, OBRIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO. E PARABÉNS PELO SEU TRABALHO..




    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! adorei, as sugestões.

    ResponderExcluir