Projeto: Upa, Upa Cavalinho!!!
Turma : Maternal IProfessoras: Shara, Isolde, Denise e Cheila R.
Problema: Como é um cavalo de verdade?
Justificativa: Dentre os muitos tipos de brinquedos com que a turma brinca os animais encantam a todos. Muitas crianças do Maternal I adoram brincar com os cavalinhos. E através de nossas observações percebemos o grande interesse de todos em conhecer mais sobre o cavalo. Animais de todos os tamanhos e espécies fascinam muitas crianças que desejam observá-los, tocá-los e cuidar. É importante que a criança construa alguns conceitos básicos da vida animal. Através de atividades propostas e observação de um cavalo de verdade o conhecimento sobre a vida deste animal, sua alimentação e habitat será ampliado. As crianças terão a oportunidade de conhecer este animal, outros seres vivos e ter mais contato com a natureza a partir deste projeto.
Objetivo Geral: Conhecer características sobre o animal cavalo a fim de que as crianças construam conceitos sobre este animal e sobre os seres vivos.
Objetivos específicos:
· Conhecer um pouco mais sobre a vida do cavalo;
· Conhecer como é a alimentação desse animal;
· Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com os seres vivos a fim de conhecer suas características;
· Produzir trabalhos utilizando materiais alternativos;
· Participar de brincadeiras musicais;
· Explorar diferentes tipos de materiais.
Conteúdos:
· Identidade eAutonomia: comunicação e expressão, iniciativa para fazer escolhas;
· Movimento: expressividade, sensações;
· Linguagem: linguagem oral;
· Natureza e Sociedade: meio ambiente, seres vivos;
· Artes Visuais: exploração de diversos materiais;
· Música: linguagem musical;
· Matemática: comparação.
Metodologia:
· Roda de conversa sobre os animais principalmente o cavalinho;
· Contação de histórias, história de varal;
· Música, paródia do cavalo;
· Assistir DVDs musicais sobre animais diversos e seres vivos;
· Aula-passeio com a visita à um cavalo de verdade;
· Brincar com animais emborrachados;
· Confeccionar um cavalinho de EVA com cabo de vassoura para brincar;
· Fazer um livrinho com a história do cavalinho para levar para casa;
· Cantar diversas músicas infantis, imitando os sons dos animais;
· Confeccionar um cavalinho com legumes (batatinha e cenoura), onde as crianças vão pintar com tinta guache.
Cronograma: O projeto será realizado de 12/09 à 30/09/2011.
Avaliação: A avaliação acontecerá de maneira qualitativa e processual, será observada a participação e interação das crianças nas atividades propostas, levando em conta alguns aspectos:
· Reconhece o ambiente;
· Expressa satisfação ao realizar as atividades;
· Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples;
· Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
· Imita sons, palavras e frases;
· Interage com os seres vivos apresentados;
· Identifica imagens.
perfeito
ResponderExcluir