quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto: Upa, Upa Cavalinho!!!

Projeto: Upa, Upa Cavalinho!!!
Turma : Maternal I
Professoras: Shara, Isolde, Denise e Cheila R.

Problema: Como é um cavalo de verdade?

Justificativa: Dentre os muitos tipos de brinquedos com que a turma brinca os animais encantam a todos. Muitas crianças do Maternal I adoram brincar com os cavalinhos. E através de nossas observações percebemos o grande interesse de todos em conhecer mais sobre o cavalo. Animais de todos os tamanhos e espécies fascinam muitas crianças que desejam observá-los, tocá-los e cuidar. É importante que a criança construa alguns conceitos básicos da vida animal. Através de atividades propostas e observação de um cavalo de verdade o conhecimento sobre a vida deste animal, sua alimentação e habitat será ampliado. As crianças terão a oportunidade de conhecer este animal, outros seres vivos e ter mais contato com a natureza a partir deste projeto.

Objetivo Geral: Conhecer características sobre o animal cavalo a fim de que as crianças construam conceitos sobre este animal e sobre os seres vivos.

Objetivos específicos:
·         Conhecer um pouco mais sobre a vida do cavalo;
·         Conhecer como é a alimentação desse animal;
·         Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com os seres vivos a fim de conhecer suas características;
·         Produzir trabalhos utilizando materiais alternativos;
·         Participar de brincadeiras musicais;
·         Explorar diferentes tipos de materiais.

Conteúdos:
·         Identidade eAutonomia: comunicação e expressão, iniciativa para fazer escolhas;
·         Movimento: expressividade, sensações;
·         Linguagem: linguagem oral;
·         Natureza e Sociedade: meio ambiente, seres vivos;
·         Artes Visuais: exploração de diversos materiais;
·         Música: linguagem musical;
·         Matemática: comparação.

Metodologia:
·         Roda de conversa sobre os animais principalmente o cavalinho;
·         Contação de histórias, história de varal;
·         Música, paródia do cavalo;
·         Assistir DVDs musicais sobre animais diversos e seres vivos;
·         Aula-passeio com a visita à um cavalo de verdade;
·         Brincar com animais emborrachados;
·         Confeccionar um cavalinho de EVA com cabo de vassoura para brincar;
·         Fazer um livrinho com a história do cavalinho para levar para casa;
·         Cantar diversas músicas infantis, imitando os sons dos animais;
·         Confeccionar um cavalinho com legumes (batatinha e cenoura), onde as crianças vão pintar com tinta guache.

Cronograma: O projeto será realizado de 12/09 à 30/09/2011.

Avaliação: A avaliação acontecerá de maneira qualitativa e processual, será observada a participação e interação das crianças nas atividades propostas, levando em conta alguns aspectos:
·         Reconhece o ambiente;
·         Expressa satisfação ao realizar as atividades;
·         Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples;
·         Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
·         Imita sons, palavras e frases;
·         Interage com os seres vivos apresentados;
·         Identifica imagens.































Um comentário: