quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MELODIA, RITMO E HARMONIA

PROJETO: MELODIA, RITMO E HARMONIA.
TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: ANDREIA, CLAUDETE, TATIANE K.

PROBLEMA: PRECISO SER  ESTIMULADO PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM MÚSICAL?

JUSTIFICATIVA: Desde o surgimento e formação do ser humano no útero materno, ainda nas primeiras semanas de gestação, nosso corpo inicia o contato com diversos sons. A batida do coração, a voz da mãe, os órgãos constituintes do corpo em plena atividade, entre outros possíveis exemplos, são formas de evidenciar que o som faz parte ativa da vida de um ser humano não só durante o desenvolvimento do feto, mas também após o nascimento. O som, entre outras tantas funções, permite a criação de músicas, sejam elas unicamente sonoras (como música clássica), sejam com a junção dos sons às palavras.
A música como “linguagem de expressão”, faz parte da formação global da criança. Segundo afirma Vlademir Zapata, professor de música: “ouvir música, explorar sons, aprender uma canção, realizar brinquedos ritmos, etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem na criança o gosto pela atividade musical, além de atenderem às necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. Realizar atividades musicais significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão”.

OBJETIVO GERAL: Promover atividades de linguagem musical e oral, a fim de desenvolver habilidades rítmicas, visuais, motoras, físicas e psicológicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

è    Explorar sons e silêncio com a voz e materiais diversos;
è    Participar em situações que integram música, movimento e canção;
è    Perceber, imitar e produzir sons, utilizando diversos materiais;
è    Expressar com o corpo ritmos musicais;
è    Cantar, batucar, bater palmas;
è    Ouvir músicas de diferentes estilos e expressar sentimentos;
è    Dançar em grupo ou individualmente;
è    Brincar, imitar e gesticular com ritmos musicais;
è    Utilizar os movimentos da música para conhecer o próprio corpo;
è    Promover a participação dos familiares na experiência musical.

CONTEÚDOS:

è               Linguagem: oral, corporal, comunicação e expressão;
è               Movimento: corpo humano, expressividade, coordenação motora;
è               Matemática: formas e cores dos instrumentos;
è               Artes Visuais: exploração de materiais, imagens e objetos;
è               Música: Participação em músicas cantadas e interpretadas;
è               Identidade e autonomia: expressão de desejos, desagrados e preferências;
è               Natureza e Sociedade: tradições e diversidades Sócio – Culturais;

METODOLOGIA:

è    Confeccionar instrumentos como: chocalhos, pau-de-chuva, ocean drum sucatas e objetos, para as crianças brincarem;
è    Escolher músicas fáceis que favoreçam a elas realizarem atividades tais como: levantar braço e perna, palmas, mãos nos olhos, cabeça, boca (até mandar beijo), nariz, orelha, engatinhar, andar;
è    Fazer uso de recursos como: Cds, vídeos e rádio;
è    Convidar familiares para tocarem algum instrumento, ou cantar alguma música.(Se não tiver ninguém disponível, pediremos para que outras turmas do CEI, cantem conosco;
è    Trazer instrumentos musicais e mostrar para as crianças;
è    Confeccionar um CD de músicas  infantil para cada criança.    

CRONOGRAMA: 2 meses

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita mediante observação, reflexão e registro dos avanços e o desenvolvimento das seguintes capacidades das crianças:
- linguagem oral
- comunicação
-expressão
-movimento
-relação com o outro.




















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