terça-feira, 2 de agosto de 2011

BAÚ LITERÁRIO

O BAÚ LITERÁRIO NO PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA

Estamos realizando o relatório do 2º baú literário que os professores do pré-escolar Gotinha Sapeca exploraram com suas crianças. O projeto “Baú Literário: Descubra este Tesouro” está contribuindo com os projetos realizados pelos professores, pois apresenta livros que ajudam a enriquecer o trabalho realizado com as crianças. Neste bimestre recebemos o Baú número 6.
Realidade e fantasia fazem parte do universo infantil, e propiciar momentos em que as crianças os vivenciem dentro da instituição é papel do professor. Ao ler histórias ajudamos a ampliar o vocabulário, a imaginação, abrimos as portas do mundo e mostramos que através da leitura podemos conhecer o universo. O principal é que possamos apresentar a leitura como um prazer a ser desfrutado por todos nós.
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários - percurso que vai se estender até o fim do Ensino Fundamental. (Elisa Meirelles, Revista Nova Escola, 2010)
Há muito é sabido do prazer que é sentar em roda e ouvir uma gostosa história. A imaginação nos faz viajar a lugares distantes ou criar um mundo só nosso e, apesar das inovações tecnológicas, é preciso incentivar o gosto de sentar-se e ouvir uma história.
Os livros, aqueles que estão disponíveis na instituição, e também os do baú literário, além de incentivar o hábito da leitura, também são fontes ricas de expressões existentes no nosso dia-a-dia. Segundo Ana Maria Machado (2002, p. 29):
Quando dizemos que uma coisa é bacana, estamos fazendo alusão a Baco, o nome do romano deus do vinho. Se alguém recebe um presente de grego, isso é uma lembrança da guerra de Tróia. Se lança o pomo da discórdia, também é. Cada referência remonta a toda uma história. Falamos em ouvir o canto da sereia, em narcisismo, em complexo de Édipo, em caixa de Pandora, em calcanhar de Aquiles – e cada uma dessas expressões se refere a uma história grega diferente.
Esta é mais uma função importante ao trabalharmos com a literatura, apresentar para as crianças diferentes linguagens existentes e contextualizar.
Foram várias as atividades realizadas com o baú literário neste bimestre.
Para colaborar com o Projeto Dinamizando a Biblioteca Pública Municipal, os professores do CEI Ivete Spézia Schmitt e do Pré-escolar Gotinha Sapeca foram convidados a apresentar um teatro na Casa da Juventude. A 1ª apresentação foi no dia 19/05, neste dia também apresentamos para as crianças do CEI, a 2ª apresentação aconteceu no dia 07/07. O teatro apresentado pelos professores foi “A Nova Roupa do Imperador”, uma adaptação do livro As roupas novas do Imperador de Mary e Eliardo França que faz parte do Baú Literário nº 6.













Na turma do pré-escolar I matutino da professora Lidiane foi desenvolvido o projeto “O meu corpo” a partir da curiosidade sobre diferenças entre meninos e meninas. Buscaram descobrir quais são as partes do corpo e suas funções. Também trabalharam comportamento, higiene e valores relacionados ao tema.
Para a realização do trabalho utilizaram diferentes materiais, entre eles a coleção do Baú da Literatura “Saúde e Higiene para as Crianças” de Evelyn Heine, que auxiliou a conhecer as partes do corpo e como mantê-lo limpo e saudável. Além da leitura e diálogo sobre a coleção, utilizaram quebra-cabeça do corpo, um cartaz grande feito pelas crianças, roda de conversa diária, histórias e músicas, atividades de leitura, escrita, recorte, colagem, pintura, massa de modelar.
Dentre estas atividades, as que as crianças mais gostaram foi fazer o cartaz do corpo humano, montar um quebra-cabeça do mesmo e músicas. Também acharam interessante conhecer o nome correto das partes do corpo.












O professor Kristiano do pré-escolar I vespertino também explorou o baú com as crianças de sua sala. Trabalhou o Baú Literário por alguns dias onde foram realizadas atividades de desenhos, roda de conversa sobre as leituras feitas. Também foi feito uma pesquisa para os pais com a seguinte pergunta: Qual era o livro que eles mais gostaram quando eram crianças? Com a pesquisa o professor procurou ler para as crianças algumas das histórias que cada familiar leu quando criança. Alguns deles estavam presentes no Baú Literário, entre eles “O Patinho Feio” de Mary e Eliardo França, “O Coelho Teimoso” de Elza Sallut e “Amigos” de Helme Heine. Foi muito importante este trabalho.



Já na turma da professora Helen, o pré-escolar II matutino a principal ação realizada através do baú da literatura foi o trabalho com o livro “Salada, Saladinha (parlendas)” de Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona. Este livro possibilitou uma leitura agradável e muito divertida. Através das parlendas que foram lidas e cantadas com as crianças, a professora percebeu o quanto eles apreciaram este tipo de leitura.
Partiram da leitura para a expressão corporal, juntando brincadeiras de dupla e equipe, brincando de corda, fizeram grandes e pequenas danças de roda, tudo utilizando as parlendas do livro.






A professora Vanessa do pré-escolar misto matutino também utilizou livros do baú da literatura. Ele proporcionou momentos de descontração, alegria e muito aprendizado. Foram utilizadas diariamente duas coleções: “Alfabeto da Alegria” de Naiara Mattar de Araújo e “ABC do Mundo” de Paulo Bentancur, que contribuíram para o aprendizado da turma no projeto “Letras e mais Letras”, que tinha como objetivo propiciar o aprendizado das letras de forma divertida e prazerosa.




A professora Shara, do pré-escolar II A vespertino, iniciou seu trabalho com uma roda de conversa falando e retomando a explicação sobre o que é o Baú Literário, em seguida apresentou o baú para a turma, cada dupla escolheu um livro, o olharam, e contaram histórias a partir do livro escolhido. Surgiram histórias cheias de imaginação, com finais felizes e diferentes, foi muito significativo e prazeroso este momento.
A professora também leu o livro “As Cores do Arco-íris” de Naiara Mattar de Araújo, enfatizou as cores que existem e quantas são ao total. Depois desta observação das cores do arco-íris, a professora e as crianças separaram as tintas guache correspondentes, cada criança recebeu uma telha, e na sua superfície criaram seus desenhos usando as 7 cores do arco-íris. Surgiram trabalhos lindíssimos.











Na turma da professora Tatiane Reis, o pré-escolar II B vespertino o trabalho com o baú aconteceu da seguinte forma: Na roda de conversa, algumas crianças comentaram que de vez em quando sentiam medo. A professora perguntou que tipos de medo eram esses, e em que situações eles aconteciam. Responderam que era medo de escuro, lobisomem, de esqueleto, de morto, de monstro, de lugar estranho, dá até frio na barriga!
A partir desse relato das crianças e através de orientações, escolheu o livro “Quem tem medo de monstro?” de Fanny Joly. Neste livro o autor (Fanny Joly) diz no momento em que for trabalhar com a criança, o educador deve ter em mente que o medo existe na natureza humana para a nossa proteção, e essa história ajuda a enfrentar esses temores infantis e aprender a rir deles. Depois de contarmos essa história para as crianças, em dois momentos, cada criança confeccionou seu monstro. As crianças pintaram com tinta guache preta o rolo de papel higiênico, para fazer os olhos e a boca, usamos forminha de papel para brigadeiro e assim confeccionaram seu pequeno monstro.
O objetivo principal foi ajudar as crianças a melhorar seu relacionamento com seus medos. Compreenderam que o medo, todos temos, por isso a importância de nos relacionarmos bem com eles. Outros objetivos trabalhados pela professora: Desenvolvimento da linguagem oral; desenvolvimento da autonomia, segurança, controle das emoções, adaptação à novas situações; desenvolvimento da linguagem corporal, expressiva e motora; desenvolvimento da linguagem plástica.







Proporcionar o contato com os livros, despertar a imaginação, a curiosidade, o faz-de-conta. É assim que vamos construindo o interesse pela leitura, pelo mundo da escrita, do conhecimento em nossas crianças. Disponibilizar o rico material literário existente no CEI Ivete Spézia Schmitt e também o do baú literário é criar oportunidades para as crianças desenvolverem-se cada vez mais pois “no espaço da educação infantil, as crianças não alfabetizadas não encontram textos para aprender, mas aprendem com eles.” (FRONCKOWIAK, 2010, p. 05)

REFERÊNCIA:

FRONCKOWIAK, Ângela, O encontro de crianças e literatura na educação infantil. Revista Pátio: Educação Infantil. São Paulo: Artmed, nº 24, p. 4-7, 2010.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MEIRELLES, Elisa. Literatura na Educação Infantil: Para começar, muitos livros. Revista Nova Escola. Edição 234, Agosto 2010.
 
Livros Trabalhados do Baú Literário nº 6:

LIVROS DO BAÚ LITERÁRIO Nº 6 MENCIONADOS NAS ATIVIDADES DOS PROFESSORES:

ARAÚJO, Naiara Mattar de. As cores do Arco-íris. Coleção Aquarela da Alegria. São Paulo: DCL, 2002.

ARAÚJO, Naiara Mattar de. Coleção Alfabeto da Alegria. São Paulo: DCL, 2001.

BENTANCUR, Paulo. Coleção ABC do Mundo. Erechim (RS): Edelbra.

FRANÇA, Mary; FRANÇA, Eliardo. As roupas novas do Imperador. A verdade verdadeira. Contos de Andersen. São Paulo: Ática, 2001.

FRANÇA, Mary; FRANÇA, Eliardo. O Patinho Feio. Contos de Andersen. São Paulo: Ática, 2001.

HEINE, Helme. Amigos. São Paulo: Ática, 2003.

HEINE, Evelyn. O Corpo Humano. Coleção Saúde e Higiene para Crianças. Blumenau: Brasil Leitura.

JOLY, Fanny. Quem tem medo de monstro? São Paulo: Scipione, 2010.

NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Rosane. Salada, Saladinha. Parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.

SALLUT, Elza. O Coelho Teimoso. São Paulo: Moderna, 1990.

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