quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A GIRAFA

TÍTULO: A Girafa

TURMA: Jardim A 

PROFESSORAS: Maura Rozana, Marilene, Janina e Marina

PROBLEMA: Qual é o tamanho da Girafa?

JUSTIFICATIVA: Durante nossas atividades diárias, histórias são contadas praticamente todos os dias, onde o que a nossa turma mais gosta são as de animais, e numa dessas histórias muitos questionamentos surgiram sobre o animal Girafa. As crianças queriam saber se ela é grande... Grande como? Uma criança esticou os braços e falou: grande assim?  A partir disso levamos nossa turma a conhecer um pouco mais sobre a vida da Girafa, conhecendo assim o seu verdadeiro tamanho.

OBJETIVO GERAL: Conhecer características da Girafa, a fim de saber o seu tamanho.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer características da Girafa ( tamanho, cor, onde vive, o que come);
  • Brincar com diferentes sensações de movimento;
  • Relatar experiências vividas e narração de fatos;
  • Recontar histórias;
  • Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características;
  • Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
  • Criar trabalhos de arte, utilizando materiais alternativos;
  • Desenvolver noções de comprimento;

CONTEÚDOS:

  • Comunicação e expressão ( identidade e autonomia);
  • Coordenação motora ampla e fina ( movimento);
  • Linguagem e comunicação ( linguagem);
  • Seres vivos (natureza e sociedade);
  • Exploração de diferentes materiais ( artes visuais);
  • Grandeza e medida (matemática)

METODOLOGIA:

  • Roda de conversa sobre a girafa, o que sabem o que queremos saber;
  • Vamos fazer uma girafa na sua medida real de papel Kraft e fazermos a comparação do tamanho da criança com o da girafa;
  • Mascote Girafa, onde as crianças levarão para casa e será feito um diário da girafa;
  • Girafa de brinquedo com materiais alternativos;
  • Contação de histórias;
  • Pintura em girafa;
  • Girafa para fazer o comprimento (altura) de cada criança;
  • Filme em relação ao tema;

CRONOGRAMA: 15 Dias


AVALIAÇÃO:

  • Comunica ideias e sentimentos;
  • Demonstra habilidade em ações que utilizam a coordenação motora fina;
  • Participa oralmente das ações do grupo;
  • Relata fatos e experiências;
  • Explora com prazer materiais variados;

Nenhum comentário:

Postar um comentário