TÍTULO: A Girafa
TURMA: Jardim A
PROFESSORAS: Maura Rozana, Marilene, Janina e Marina
PROBLEMA: Qual é o tamanho da Girafa?
JUSTIFICATIVA: Durante nossas atividades diárias, histórias são contadas praticamente todos os dias, onde o que a nossa turma mais gosta são as de animais, e numa dessas histórias muitos questionamentos surgiram sobre o animal Girafa. As crianças queriam saber se ela é grande... Grande como? Uma criança esticou os braços e falou: grande assim? A partir disso levamos nossa turma a conhecer um pouco mais sobre a vida da Girafa, conhecendo assim o seu verdadeiro tamanho.
OBJETIVO GERAL: Conhecer características da Girafa, a fim de saber o seu tamanho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer características da Girafa ( tamanho, cor, onde vive, o que come);
- Brincar com diferentes sensações de movimento;
- Relatar experiências vividas e narração de fatos;
- Recontar histórias;
- Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características;
- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
- Criar trabalhos de arte, utilizando materiais alternativos;
- Desenvolver noções de comprimento;
CONTEÚDOS:
- Comunicação e expressão ( identidade e autonomia);
- Coordenação motora ampla e fina ( movimento);
- Linguagem e comunicação ( linguagem);
- Seres vivos (natureza e sociedade);
- Exploração de diferentes materiais ( artes visuais);
- Grandeza e medida (matemática)
METODOLOGIA:
- Roda de conversa sobre a girafa, o que sabem o que queremos saber;
- Vamos fazer uma girafa na sua medida real de papel Kraft e fazermos a comparação do tamanho da criança com o da girafa;
- Mascote Girafa, onde as crianças levarão para casa e será feito um diário da girafa;
- Girafa de brinquedo com materiais alternativos;
- Contação de histórias;
- Pintura em girafa;
- Girafa para fazer o comprimento (altura) de cada criança;
- Filme em relação ao tema;
CRONOGRAMA: 15 Dias
AVALIAÇÃO:
- Comunica ideias e sentimentos;
- Demonstra habilidade em ações que utilizam a coordenação motora fina;
- Participa oralmente das ações do grupo;
- Relata fatos e experiências;
- Explora com prazer materiais variados;
Nenhum comentário:
Postar um comentário