LITERATURA INFANTIL:
UMA EXPERIÊNCIA DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS
BERÇÁRIO I B MATUTINO
PROFESSORAS: KARINE ZAPELLINI E ROSELI RONCHI
PROBLEMA: Qual a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento dos bebês na Educação Infantil?
JUSTIFICATIVA:
Através da experiência de ouvir e contar histórias, é perceptível como as crianças são atraídas por elas. É através das histórias cheias de encantamentos, que as crianças podem descobrir um mundo diferente, trabalhar com suas emoções e enxergar com os “olhos do imaginário”.
É necessário que desde os primeiros anos de vida, o gosto pelos livros, pelas histórias, pela leitura, seja estimulado. Mesmo que a criança não conheça a escrita, como no caso dos bebês, deve ter contato com os livros, pois assim no decorrer de suas vidas irão adquirindo o hábito da leitura.
O contato com o livro permite que a criança desenvolva sua criatividade, sensibilidade, sociabilidade, senso crítico, além das habilidades de leitura de imagens, escrita e interpretação.
Nesta faixa etária, os bebês, são mais influenciados pelas imagens. As imagens fazem com que as crianças que não leem tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando assim conceitos sobre o mundo e sua própria vida.
Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida através das experiências.
OBJETIVO GERAL: Vivenciar situações que promovam a interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida o interesse pelos livros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Interessar-se pela leitura de histórias.
ü Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com os livros, revistas, etc.
ü Apreciar a leitura de histórias apresentadas pelas professoras.
ü Manusear diferentes tipos de livros, específicos para bebês.
ü Envolver-se em várias situações de comunicação.
ü Conhecer a literatura infantil de maneira lúdica e interativa.
ü Apreciar momentos de alegrias e curiosidades através da experiência de ouvir e contar histórias.
ü Expressar suas emoções e possibilidades.
ü Participar de momentos interativos da família com a criança.
ü Ouvir histórias através de músicas.
CONTEÚDOS:
LINGUAGEM:
· Linguagem oral e escrita.
· Linguagem corporal.
· Comunicação.
· Gêneros textuais.
MOVIMENTO:
· Expressão.
· Sensações.
IDENTIDADE E AUTONOMIA:
· Comunicação e expressão.
NATUREZA E SOCIEDADE:
· Família.
ARTES VISUAIS:
· Observação de imagens e objetos;
· Elementos constituintes da linguagem visual (linha, forma, cor, contraste, luz, texturas).
MÚSICA:
· Cantos.
· Linguagem musical.
· Expressão oral e corporal.
MATEMÁTICA:
· Contagem oral.
METODOLOGIA:
Ø Sacola da Literatura. Livros para as famílias levarem para casa e lerem junto com seus bebês. Fazer relato e registro.
Ø Cantar músicas que tenham uma história como, “pato pateta”, “galinha pintadinha”, “pombinha branca”, “1-2-3 indiozinhos”, etc.
Ø Histórias com fantoches, dedoches, máscaras, etc.
Ø Observação de imagens, ilustrações de livros de histórias.
Ø Manuseio de livros específicos para bebês.
Ø Assistir DVD´s de histórias.
Ø Contar histórias de livros para que tenham contato visual e auditivo.
Ø Trazer revistas para que possam manusear, amassar, rasgar, etc.
Ø Assistir apresentação de teatros, danças e contação de histórias oferecidas pelo CEI.
CRONOGRAMA: Este projeto será realizado a partir do dia 15 de março até o dia 8 de abril, quando o encerramos com o dia da literatura infantil no CEI.
AVALIAÇÃO: A avaliação far-se-á mediante observação, reflexão e registro dos seguintes indicadores:
· Explora sons, texturas e imagens dos livros.
· Manuseia os livros. Demonstra interesse por eles.
· Comunica-se através de gestos, sinais e linguagem corporal.
· Demonstra atenção ao ouvir alguém falando.
· Balbucia.
· Interessa-se pela fala.
· Demonstra expressão facial.
· Reconhece o som de seu próprio nome.
· Reage aos estímulos de linguagem.
· Expressa satisfação ao ouvir as músicas e histórias.
· Segue visualmente um objeto (livro) em movimento.
· Segura explora e examina os livros, revistas ou objetos de diferentes formas.
· Observa as imagens.
· Verificar o registro feito pelas famílias sobre a experiência da sacola da literatura.
O Projeto “Literatura Infantil: Uma experiência de ouvir e contar Histórias” teve ótima participação do grupo dos bebês. Os objetivos foram alcançados e várias atividades aplicadas. Entre as atividades realizadas o que mais chamou a atenção dos bebês foi o manuseio de revistas, livros e fantoches. Ficou nítido o quanto os bebês gostaram da experiência e das brincadeiras. Ouvir músicas e assistir DVD’s de histórias também despertou a curiosidade deles. Outra atividade que foi muito significativa foi a participação dos pais no projeto. A confecção da sacola da literatura que acompanhou os bebês em suas casas por um dia e voltava com o relato escrito pelos pais mostrou o quanto esta experiência aguçou o interesse dos bebês pelos livros. Com toda certeza as aprendizagens foram significativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário