NOME DA TURMA: OS PEIXINHOS
Pré-escolar I Matutino
Professora: Lidiane Kreutzfeld
PROBLEMA: Que nome vamos dar a nossa turma?
JUSTIFICATIVA: A criança entra na escola e começa a fazer parte de um grupo que muitas vezes desconhece e até difere. Surge então a necessidade de aproximar-se e sentir-se participante. Por isso, eleger um nome para a turma que formam agora e trabalha-lo, faz com as crianças se sintam mais próximas e exercitem a cidadania, pois os tornem sujeitos críticos e democráticos. A escolha do nome “Os Peixinhos” também contribui para o contato com os seres vivos e o ambiente.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
DÚVIDAS: - Como eles nadam?
- Como eles respiram?
- Como eles comem?
- Como a baleia e o golfinho respiram?
CERTEZAS: - Eles nadam.
- Eles ficam na lagoa.
- Eles ficam na água.
- Eles comem ração.
OBJETIVO GERAL: Participar da discussão e eleição de um nome para o grupo, despertando a curiosidade a fim de realizar escolhas, estabelecer relações sociais e explorar o meio ambiente e os seres vivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a coordenação motora;
· Explorar e experimentar diferentes objetos e materiais;
· Elaborar textos coletivos;
· Aprender a conviver no espaço educativo, sentindo-se parte integrante do mesmo;
· Expressar suas necessidades, desejos e sentimentos.
· Desenvolver o traçado de letras e números.
· Explorar o ambiente, entrando em contato cm os seres vivos;
· Ampliar o repertório de canções;
· Relacionar a ideia de números e quantidade.
CONTEÚDOS:
· IDENTIDADE E AUTONOMIA: Valores; Eu e o outro; Comunicação e Expressão de Desejos e Sentimentos;
· MOVIMENTO: Sensações; Equilíbrio; Coordenação Motora Ampla e Fina.
· MÚSICA: Expressão Corporal;
· ARTES VISUAIS: Exploração de diversos materiais; Observação e Exploração de imagens e objetos;
· LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Relato de suas vivências; Observação e manuseio de Material Impresso; Contato com a Leitura e a Escrita;
· NATUREZA E SOCIEDADE: Lugares e Paisagens; Seres vivos;
· MATEMÁTICA: Formas Geométricas; Números.
METODOLOGIA:
· Fazer uma assembleia para eleger um nome para a turma através de votação;
· Fazer um painel de aniversário com o tema escolhido;
· Fazer um painel para a porta com o tema de peixinhos;
· Pintar um mar ou lago em um pedaço de papel Kraft;
· Pintar peixinhos, recortar e colar no mar;
· Fazer bolinhas de papel e colar na letra P;
· Montar uma história sequenciada;
· Recortar EVA e colar no “Fred”, nosso peixinho e escrever o seu nome;
· Fazer um peixão de jornal e cola e pintá-lo;
· Desenhar os números de peixinhos de 1 a 9 nas lagoas;
· Desenhar a letra da musica “A canoa virou” por frases;
· Cantar, dançar e ouvir músicas variadas;
· Ler histórias e pedir para que elas contem histórias de peixes, através do manuseio de livros;
· Assistir o DVD “O mar não está para peixe”;
· Realizar diariamente uma roda de conversa;
· Trabalhos com diferentes tipos de papel;
· Brincar com massinha de modelar, fazendo peixes;
· Visitar um pesque e pague: pescar, manusear um peixe, conhecer o local e comer peixe frito.
CRONOGRAMA: 28/02 a 18/03/2011.
AVALIAÇÃO: Far-se-á mediante:
· Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções.
· Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
· Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar).
· Manuseia com interesse materiais impressos como livros, revistas, etc., previamente apresentadas ao grupo.
· Reconhece e escreve letras, números e palavras;
· Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
· Estabelece relação entre diferentes espécies de seres vivos caracterizando-os.
· Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
· Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente.
O projeto “Nome da Turma: Os Peixinhos” foi bem aceito pelo grupo, que participou de forma entusiasmada das atividades. Na hora da escolha do nome para a turma, foram 08 votos para “os peixinhos”, 05 para “as abelhinhas” e 3 para “os elefantes”. Eles também escolheram um nome para o nosso peixe: O Fred. Inclusive criaram uma história sequenciada e fizeram com papel e cola. O que eles gostaram muito de fazer foi pintar o mar e o Fred com tinta guache, recortar, cantar e dançar. Mas o que os deixou maravilhados foi o passeio ao pesque e pague, a começar pelo passeio de ônibus, que para muitos é a primeira oportunidade de conhecer um ônibus. Depois eles conheceram o local e pescaram. Não conseguiram pescar muitos peixes, mas isto não foi problema, pois os funcionários do pesque e pague tinham um tanque cheio de peixes e mostraram para as crianças todos os tipos de peixes, suas características e como eram por dentro. Tinha até um peixe de 9 quilos, que quando as crianças viram perguntaram se era uma baleia. Na hora de experimentar/comer o peixe todos se serviram e até repetiram. Foi um projeto significativo e gratificante.
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir