segunda-feira, 11 de abril de 2011

LITERATURA INFANTIL


NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO – LITERATURA INFANTIL

A literatura infantil pode ser um instrumento pedagógico extremamente relevante durante todo o período que antecede um processo formal de alfabetização. Ela influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora de sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida.

Há tantos jeitos de a criança ler, de conviver com a literatura de modo próximo, sem achar que á algo de outro mundo, remoto, enfadonho ou chato... É uma questão de aproximá-la dos livros de modo aberto – seja na livraria ou na biblioteca... Se a criança é a única culpada nos tribunais adultos por não ler, pede-se veredicto inocente... Mais culpados são os adultos que não lhe proporcionam esse contato, que não lhes abrem essas – e outras tantas – trilhas para toda a maravilha que é a caminhada pelo mundo mágico e encantado das letras... (ABRAMOVICH, 2006, p. 163).

A imagem na literatura infantil deve ser oferecida a todas as crianças, mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer da sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não leem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora de sua realidade.

É justamente porque estão imersas em um ambiente leitor que as crianças começam a se interessar pela leitura e acabam aprendendo a ler. Não há aprendizagem real sem motivação, sem desejo prévio. A leitura deveria aparecer diante de seus olhos como algo necessário e tentador. (MATA, 2010, p. 09)

Os professores vivenciam de perto a evolução do maravilhoso ser que é a criança. O contato com textos recheados de encantamento faz-nos perceber quão importante é toda forma de literatura.
Através das constatações da importância da literatura infantil na formação das crianças e que no dia 18/04 é o Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato – grande autor da literatura infanto-juvenil – o Centro de Educação Infantil Ivete Spézia Schmitt e o Pré-Escolar Gotinha Sapeca escolhemos o mês de abril para aplicar projetos com esta temática em todas as turmas.
Com este trabalho os professores incentivaram as crianças à expressar desejos, pensamentos e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida o estímulo e o gosto pela literatura.
Os projetos elaborados por cada turma estão em andamento desde 21/03, onde foram elaboradas atividades diversificadas. Uma destas atividades que podemos destacar e que foi adotada por todas as turmas foi a Sacola da Literatura, onde é oportunizado o contato da literatura, da criança e de sua família. Quando a criança leva a sacola da literatura para casa são seus pais ou responsáveis que vão contar as histórias para ela.
Entre os dias 04 à 08/04 foi realizada grande programação voltada para a literatura infantil.
No dia 04/04 aconteceu apresentação de um teatro com tema Sítio do Pica Pau Amarelo realizado pelas professoras do Maternal II e Jardim. As crianças assistiram a apresentação com muita atenção e ao terminar ficou a vontade de ver mais.







Realizamos nos dias 05 e 06/04 uma Feira de Livros aberta para visitação dos pais e demais interessados para aquisição de livros. Esta feira aconteceu em parceria com a Sra. Marlise da Livraria do Pedrinho.


O Pré-Escolar Gotinha Sapeca participou da programação da Casa da Juventude, nos dias 06/04 (pré vespertino) e 07/04 (pré matutino) onde assistiram e ouviram contação de histórias e puderam fazer o empréstimos de livros na biblioteca.















No dia 08/04 aconteceu o Dia da Literatura Infantil no CEI, onde as professoras e crianças realizaram apresentações para que todos pudessem assistir e viajar na imaginação. Aconteceram apresentações de teatro, canções, paródias, parlendas, versos, poesias. Ao final destas apresentações cada criança foi presenteada com um livro de literatura infantil. Foram momentos muito prazerosos onde as crianças puderam mostrar seus talentos e como o trabalho com a literatura contribui para seu desenvolvimento.





































“Ler é bom demais! A gente aprende a ler a vida e a recriá-la.”
Autor desconhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário