segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROJETO ÁGUA E SENSAÇÕES

PROJETO ÁGUA E SENSAÇÕES
BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: ADRIANA MEDEIROS, DIVA E VERA

Utilizar o seu próprio corpo como recurso para aprender.


PROBLEMA: Quais sensações são essas?

JUSTIFICATIVA:
Esse projeto surge da necessidade da exploração manifestada pelas crianças, em descobrir o mundo ao seu redor.
Percebe-se a curiosidade que elas têm em conhecer, mexer, sentir e ouvir o barulho da água.
È através das explorações ativas que vão experimentar e potencializar suas capacidades motoras, sensoriais, cognitivas, simbólicas e sociais.
Para isso nós adultos podemos intervir junto a ela para ajudar a descobrir o mundo que as cercam.
O ambiente que será proporcionado deverá ser acolhedor, estimulante, seguro, sendo capaz de se renovar e se organizar à medida que precisar, trazendo experiências desafiadoras para as crianças.

OBJETIVO GERAL:
Oferecer para as crianças a possibilidade de sentir e conhecer sensações sobre a água e o mundo ao seu redor.
Auxiliar no desenvolvimento das crianças, oferecendo-as um ambiente confiável, pois nessa faixa etária é que se formam as impressões de tudo que as cercam, se interiorizando para mais tarde, até à idade adulta.    

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Promover situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos, por meio da linguagem oral.
Ø Explorar o ambiente, manuseando diferentes objetos com diferentes texturas, sons e cheiros, etc.
Ø Aprimorar os sentidos: paladar, olfato, audição, tato e visão.
Ø Manifestar curiosidade e interesse na exploração dos materiais novos.
Ø Proporcionar deslocamento no espaço a fim de desenvolver capacidade motora, produzindo gestos, movimentos e sentidos.

 CONTEÚDOS:
Ø Linguagem oral, corporal, comunicação e expressão (Linguagem).
Ø Corpo humano, expressividade, coordenação motora e sensações (Movimento).
Ø Produção de gestos, movimentos e sentidos (Movimento).
Ø Comparação e quantidade (Matemática).
Ø Explorações de diferentes materiais, observação e conversação sobre imagens e objetos (Artes Visuais).

METODOLOGIA:
Ø Brincar no banho com a água; batendo na água recolhendo nas mãos, espirando, enchendo e esvaziando potes de água junto à criança. 
Ø Levar as crianças para manipularem areia, brita, massinha de modelar, após levando-as para lavarem as mãos.
Ø Trabalhar a música, alta, baixa, sons, se expressando conforme a música ou o volume. 
Ø Experimentar líquidos diversificados, para sentirem os diversos sabores: doce, salgado, azedo e amargo.
Ø Escolher e esconder um objeto que faz barulho, exemplo (despertador, rádio) e deixar que as crianças o procurem. 
Ø Trabalhar com tinta guache (pintando as mãos e os pés).
Ø Proporcionar banhos para as crianças na piscina de plástico.
Ø Utilizar plásticos para fazer som (brincadeira da chuva).
Ø Varal dos cheiros: (saches de tule e cravo, canela, perfume talco infantil etc) cheirar, qual têm o cheiro mais gostoso?
Ø Fazer sons com materiais diversos, como chocalhos, colher de pau, chaves, guizos etc.
Ø Caixa surpresa: quebrar a rotina e despertar empolgação e interesse.
Ø Cascata de água, colocar na hora do soninho para relaxar.
Ø Confeccionar livro das sensações contendo diversas texturas; assistir a vídeos referentes ao tema.
Ø Observação: É importante em todos os momentos conversar com as crianças, fazer perguntas e estimular...


CRONOGRAMA:
Durante o mês de março e abril de 2011.

AVALIAÇÃO:
Observar a reação das crianças aos estímulos recebidos, em relação ao tema aplicado, água e sensações.

O projeto “Água e Sensações” foi muito gratificante. Percebe-se a curiosidade que elas têm em conhecer, mexer, sentir e ouvir o barulho da água. Tivemos momentos de muita alegria quando brincavam na piscina. A caça aos sons foi ouvir um despertador que estava escondido na sala, nesse momento todos param e ficam atentos ouvindo e procurando onde está o som.
O nosso projeto continua em andamento, porque as crianças estão sempre em contato com o ambiente a sua volta. Nosso objetivo é auxiliar no desenvolvimento das crianças, oferecendo-as um ambiente confiável, pois nesta faixa etária é que se formam as impressões de tudo que as cercam, interiorizando para mais tarde e até a idade adulta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário