Histórias para contar e imaginar...
Pré-escolar II Matutino
Professora: Helen Janaina B. Pinto
Problema: Como despertar o interesse e o gosto pela leitura?
Justificativa: A leitura é uma atividade humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para questionar e resolver problemas. A leitura permite ao leitor e ao ouvinte, manipular o próprio tempo, envolvendo-se em ideias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente.
O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos.
Objetivo Geral: Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico da criança.
Objetivos Específicos:
· Vivenciar os valores presentes em nossa sociedade tendo como base os textos literários;
· Compreender o universo imaginário e fazer a distinção do mundo real e da fantasia;
· Participar de atividades incluindo música, dança, teatro, etc...
· Realizar atividades com o uso de diversos materiais;
· Apreciar a literatura infantil através da escuta de diversas leituras e por sua própria escolha e manuseio;
· Participar de situações que envolvam a família no processo de leitura;
· Conhecer diferentes tipos de textos;
Conteúdos:
· Convívio social, valores, iniciativa para fazer escolhas, comunicação (identidade e autonomia);
· Expressividade, movimento, ritmo, sensações, manipulação de materiais (movimento);
· Conto e reconto, gêneros literários, leitura e escrita, trava-línguas, parlendas, rimas, poesia, receitas, teatro (linguagem oral e escrita);
· Comunidade, tradições culturais, atualidade, lugares (natureza e sociedade);
· Fazer artístico, exploração de materiais, desenho (artes visuais);
· Apreciação musical, repertório de canções, expressão corporal, sons, (música);
· Contagem oral, noções de tempo, noções de espaço (matemática);
Metodologia:
· Baú de histórias;
· Vida dos autores;
· Fantasias;
· As expressões da voz;
· Fantoches, dedoches, varetas;
· Caracterização de personagens;
· Desenhar, colar, cortar, montar cenas e cenários;
· Produzir histórias;
· Cantar, recitar poesia;
· Poesia, teatro, dança;
· Contar histórias;
· História em quadrinhos;
· Leitura de imagens;
· Caixa de histórias;
· Histórias de família;
· Bolsa da literatura;
· Avental de histórias;
· Novas versões da histórias;
· Roda de história;
· Texto coletivo;
· História em sequência;
· Dramatização;
· Visita a biblioteca municipal;
· Máscaras;
· DVD;
· Bonecos;
· Confecção de um livro;
· Trabalhos com material reciclado;
Cronograma: 01 mês, de 25/03 a 25/04/2011;
Avaliação:
· Faz distinção entre real e imaginário;
· Participa das apresentações, histórias, músicas etc;
· Aprecia literatura infantil;
· Participa de situações de leitura e escrita;
· Reconhece textos;
· Participa de atividades de expressão corporal;
· Expressa ideias e desejos;
O Projeto Histórias para Contar e Imaginar nos oportunizou momentos inesquecíveis, recheados de inúmeras histórias e poesias.
A leitura, a dramatização e a imaginação nos permitiram viajar mais além e perceber o quanto é importante o hábito de ler e ouvir histórias. Nosso Projeto foi muito proveitoso, mas percebeu-se que os alunos a cada dia que passava queriam mais e mais ouvir histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário