TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORA: DILEINE
AUXILIARES DE SALA: MAIARA S. E MAIARA
B.
Problemática:
Como despertar na criança o interesse em preservar o meio ambiente?
Justificativa:
Atualmente escutamos e vemos quase que diariamente reportagens ou notícias
sobre a preservação da natureza no meio ambiente. Diante dos desafios do século
presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas que
desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como: ar, solo, água,
plantas, animais; Por isso, desde pequenas as crianças precisam saber da
importância de se preservar o meio em que vive, como forma de preservar a
própria vida.
A
conscientização das crianças serve como exemplo para prestar atenção na preservação
da natureza e seus recursos como também da conscientização da reciclagem.
A
preservação do meio ambiente envolve pais, crianças, professores, comunidade e
o CEI.
Objetivo
geral: Explorar o ambiente ampliando os conhecimentos do meio ambiente, estabelecendo
contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos manifestando
curiosidade e interesse em preservar o meio ambiente.
Objetivos
específicos:
·
Desenvolver
atitudes de respeito, ajuda e
colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades de
manuseio;
·
Cantar e
interpretar diversas músicas através da apreciação de diferentes gêneros;
·
Relatar
experiências vividas e narração de fatos em sequência de tempo e causas;
·
Explorar o
ambiente descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer
suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·
Desenvolver
atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
·
Movimentar
e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·
Explorar
diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos de
dança;
Conteúdos:
Identidade e autonomia:
·
Cuidado com
o corpo;
·
Exploração
do espaço;
Artes visuais:
· Manipulação de materiais;
· Observação e conversação sobre imagens
e objetos;
· Manifestações culturais;
Música:
· Expressão oral e corporal;
· Canto;
· Brincadeiras musicais;
· Linguagem;
· Gêneros e formas de expressão;
Natureza e sociedade:
· Família;
· Escola;
· Fenômenos da natureza;
· Meio ambiente;
· Consciência ecológica;
· Tradições e diversidade sociocultural;
· Cores;
· Números;
Corpo e
movimento:
· Equilíbrio;
· Corpo humano.
· Sensações;
· Brincadeiras que envolvam movimento;
· Percepção de ritmo;
Metodologia:
· Trabalhos diversos com cantigas de
roda;
· Obstáculos;
· Passeios, recortes e colagens com
partes do corpo;
· Utilização do vaso sanitário;
· Dialogar na frente do espelho;
· Rodas de conversa;
· Cuidado com o lixo;
· Decoração peixe;
· Dobradura pintinho;
· História sobre peixe;
· Atividade prática com nomeação das
partes do corpo;
· Atividades relaxamento;
· Festa junina (dança);
· Parque;
· Bandeirinhas;
· Trilha sensorial;
· Andar sobre cordas;
· Dobradura borboleta;
· Dobradura florzinha;
· Aquário para casa (cuidar);
· Dominó com animais;
· Caixas leite (reciclagem);
· Colagem com palito fósforo;
Avaliação:
· Demonstra avanço no processo de
rabiscação (formas e construção corporal);
· Cuida do próprio corpo e dos colegas ao
estar em contato com suportes e materiais de artes;
· Comunica ideias e sentimentos através
das diferentes linguagens;
· Reconhece o ambiente;
· Rabisca;
· Observa e relaciona imagens com o ritmo
musical;
· Demonstra expressão facial;
· Faz perguntas (o que é isso?);
· Nomeia e reconhece alguns animais e
plantas;
· Demonstra interesse em preservar o meio
ambiente e o espaço em que vive;
· Brinca conhecendo a natureza e a
sociedade em que vive;
· Apresenta noções de comprimento, peso,
volume, tempo, temperatura.
· Demonstra espontaneidade ao movimentar
seu próprio corpo;
Nenhum comentário:
Postar um comentário