TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORA: DILEINE
AUXILIARES DE SALA: MAIARA S. E MAIARA
B.
Problemática:
Como despertar na criança o interesse em preservar o meio ambiente?
Justificativa:
Atualmente escutamos e vemos quase que diariamente reportagens ou notícias
sobre a preservação da natureza no meio ambiente. Diante dos desafios do século
presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas que
desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como: ar, solo, água,
plantas, animais; Por isso, desde pequenas as crianças precisam saber da
importância de se preservar o meio em que vive, como forma de preservar a
própria vida.
A
conscientização das crianças serve como exemplo para prestar atenção na preservação
da natureza e seus recursos como também da conscientização da reciclagem.
A
preservação do meio ambiente envolve pais, crianças, professores, comunidade e
o CEI.
Objetivo
geral: Explorar o ambiente ampliando os conhecimentos do meio ambiente, estabelecendo
contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos manifestando
curiosidade e interesse em preservar o meio ambiente.
Objetivos
específicos:
·       
Desenvolver
atitudes de respeito, ajuda e 
colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·       
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades de
manuseio;
·       
Cantar e
interpretar diversas músicas através da apreciação de diferentes gêneros;
·       
Relatar
experiências vividas e narração de fatos em sequência de tempo e causas;
·       
Explorar o
ambiente descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer
suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·       
Desenvolver
atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
·       
Movimentar
e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·       
Explorar
diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos de
dança;
Conteúdos:
Identidade e autonomia: 
·       
Cuidado com
o corpo;
·       
Exploração
do espaço;
Artes visuais:
·     Manipulação de materiais;
·     Observação e conversação sobre imagens
e objetos;
·     Manifestações culturais;
Música:
·     Expressão oral e corporal;
·     Canto;
·     Brincadeiras musicais;
·     Linguagem;
·     Gêneros e formas de expressão;
Natureza e sociedade:
·     Família;
·     Escola;
·     Fenômenos da natureza;
·     Meio ambiente;
·     Consciência ecológica;
·     Tradições e diversidade sociocultural;
·     Cores;
·     Números; 
Corpo e
movimento:
·     Equilíbrio;
·     Corpo humano.
·     Sensações;
·     Brincadeiras que envolvam movimento;
·     Percepção de ritmo;
Metodologia:
·     Trabalhos diversos com cantigas de
roda;
·     Obstáculos;
·     Passeios, recortes e colagens com
partes do corpo;
·     Utilização do vaso sanitário;
·     Dialogar na frente do espelho;
·     Rodas de conversa;
·     Cuidado com o lixo;
·     Decoração peixe;
·     Dobradura pintinho;
·     História sobre peixe;
·     Atividade prática com nomeação das
partes do corpo;
·     Atividades relaxamento;
·     Festa junina (dança);
·     Parque;
·     Bandeirinhas;
·     Trilha sensorial;
·     Andar sobre cordas;
·     Dobradura borboleta;
·     Dobradura florzinha;
·     Aquário para casa (cuidar);
·     Dominó com animais;
·     Caixas leite (reciclagem);
·     Colagem com palito fósforo;
Avaliação: 
·     Demonstra avanço no processo de
rabiscação (formas e construção corporal);
·     Cuida do próprio corpo e dos colegas ao
estar em contato com suportes e materiais de artes;
·     Comunica ideias e sentimentos através
das diferentes linguagens;
·     Reconhece o ambiente;
·     Rabisca;
·     Observa e relaciona imagens com o ritmo
musical;
·     Demonstra expressão facial;
·     Faz perguntas (o que é isso?);
·     Nomeia e reconhece alguns animais e
plantas;
·     Demonstra interesse em preservar o meio
ambiente e o espaço em que vive;
·     Brinca conhecendo a natureza e a
sociedade em que vive;
·     Apresenta noções de comprimento, peso,
volume, tempo, temperatura.
·     Demonstra espontaneidade ao movimentar
seu próprio corpo;
Nenhum comentário:
Postar um comentário