TÍTULO: ANIMAIS DO ZOOLÓGICO
TURMA: JARDIM A
PROFESSORA: LEIDIMARA
AUXILIARES DE SALA: JENIPHER E ALCINÉIA
Justificativa: Os animais tem forte
presença no dia a dia das crianças, seja em forma física, ou por meio de fotos,
desenhos animados, músicas, brinquedos, ou histórias. Além disso, possuem um
importante caráter de identificação de suas vivenciais pessoais e sociais.
Desta forma, o projeto animais do zoológico visa despertar nas crianças o interesse
natural diante desses seres que completam a vida na terra. Na educação infantil
a aprendizagem e o conhecimento se concretizam melhor se apresentarmos para as
crianças, não somente o conteúdo no papel ou por meio de imagens, mais sim no
real. Sendo assim, no dia 19 de outubro estaremos realizando uma aula passeio
para o zoológico de Pomerode, para que as crianças possam conhecer as
características dos animais: tamanho, cor, forma, para que o conhecimento
adquirido em sala possa se efetivar ainda mais.
Objetivo geral: Promover a consciência
ecológica de modo lúdico, bem como estimular o conhecimento de diferenças e
semelhanças entre os animais.
Objetivos Específicos:
- Conhecer e nomear alguns animais;
- Reconhecer que os animais são seres
vivos;
- Conhecer diferenças e semelhanças
entre animais;
- Oportunizar participação em atividades
de artes visuais;
- Desenvolver a consciência ecológica;
- Oportunizar o contato com os animais
do zoológico;
Conteúdos:
- Linguagem oral, escrita e corporal
(Linguagem);
- Exploração do espaço (Movimento);
- Valores (Identidade e Autonomia);
- Eu e o outro (Identidade e Autonomia);
- Fazer artístico (Artes visuais)
- Seres vivos (Natureza e sociedade)
Metodologia:
- Iniciar o projeto com roda de
conversa, no entanto, começar com histórias: O pássaro sem cor, O leão e o
camundongo e Que bicho é esse? Em seguida, ouvir o que as crianças conhecem
sobre os animais do zoológico;
- Realizar um cartaz com a turma com
gravuras de alguns animais que vivem no zoológico;
- Cantar com as crianças algumas canções
que falem sobre animais: Orquestra dos bichos e a dança do macaco (patati
patata) e as outras que já cantamos no dia a dia com eles: o sapo, borboleta,
rato, sítio do seu lobato (substituir por zoológico do seu lobato);
- Brincar de modelar os animais com
massinha de modelar;
- Contar a história: A arca de Noé e em
seguida apresentar a música: A arca de Noé com Eliana. Para finalizar a
atividade, deixar livre para que as crianças imitem os animais: rastejar,
pular, sons;
- Conhecer onde vivem os animais quando
são deixados em seus habitat naturais;
- Brincar de jogo da memória dos
animais;
- Realizar aula passeio ao zoológico;
Avaliação:
- Manipula e explora com prazer materiais variados;
- Identifica imagens de animais em revistas;
- Expressa sua opinião sobre as imagens vistas;
- Responde as perguntas dirigidas;
- Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e
o espaço onde vive;
- Tem conhecimento prévio sobre os animais;
Cronograma: Mês de outubro de 2017
Avaliação: As crianças da turma
demonstraram interesse desde o início do projeto. Por se tratar de um tema que
elas convivem desde o seu nascimento, por meio de bichinhos de pelúcia,
histórias, músicas, etc., todas demonstraram conhecimentos prévios sobre os
animais do zoológico. Durante as atividades na sala questionavam e
demonstravam-se curiosas. Durante o projeto tivemos oportunidade de apresentar
o real para as crianças, através de uma visita ao zoológico, sem dúvidas, este
foi o momento mais importante e mais proveitoso para a turma. Poder observar os
olhinhos brilhando das crianças quando avistavam os animais foi muito
interessante. Durante o passeio era possível observar que já questionavam e
queriam falar sobre os animais, porém no dia seguinte durante a roda de
conversa sobre o passeio, foi possível ver como foi importante para as crianças
terem esta oportunidade de ver de perto os animais, que até então tínhamos
apresentado á elas por meio das histórias e das revistas.
PARABÉNS pelo projeto !!!
ResponderExcluir