quinta-feira, 16 de novembro de 2017

PROJETO ALIMENTAÇÃO “COMER BEM PARA CRESCER BEM!”


PROFESSORAS: FRANCIELE WULF E FABIANI VEGINI
AUXILIAR DE SALA: PRISCILA DERETTI
TURMA: MATERNAL IIB

Problema: O que preciso comer para crescer bem e saudável?

Justificativa: No mês de setembro temos proposto pelo CEI o trabalho com a alimentação das crianças. Nesse mês, a horta do CEI está produzindo verduras e legumes e as crianças têm a oportunidade de colher alguns alimentos e ver a produção dos mesmos. A alimentação é algo bastante importante, deve ser vista como uma das prioridades no CEI, pois sabemos que a alimentação contribui no crescimento e desenvolvimento de amplos aspectos, bem como o fisiológico e cognitivo. Percebendo essa importância e também observando que, algumas crianças da turma do maternal, ainda apresenta receio em experimentar certos alimentos e provar os mesmo, decidimos que o trabalho cm a alimentação na turma deve estar voltado para uma alimentação saudável e balanceada, a fim de que as crianças da turma experimentem alimentos diversos que contribuam para seu crescimento saudável e integral.

Objetivo Geral: Promover nas crianças uma alimentação saudável.

Objetivos Específicos:
·       Promover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com menos aceitação;
·       Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
·       Conhecer a importância nutritiva dos alimentos e despertar o apreço por eles;
·       Conhecer e identificar diferentes tipos de alimentos;
·       Entrar em contato com diferentes gêneros textuais: lista de compras, receita;
·       Conhecer preferencias alimentares da turma através de entrevistas e gráficos;
·       Observar e identificar cores, sabores e odores dos alimentos;
·       Conscientizar sobre o desperdício de alimentos;
·       Conscientizar a importância da higiene: lavar as mãos e escovar os dentes.

Conteúdos:
·       Cuidado com o corpo, saúde e bem estar, comunicação e expressão: oral e corporal (Identidade e Autonomia);
·       Exploração de diferentes materiais, fazer artístico, observação e conversação sobre imagens e objetos, cores (Artes Visuais);
·       Brincadeiras musicais, interpretação e dramatização musical, expressão oral e corporal, canto (Música);
·       Comunicação e expressão, linguagem oral e corporal, gêneros textuais, apreciação da literatura infantil (Linguagem);
·       Comparação, cores, número, gráfico (Matemática);
·       Coordenação motora fina e ampla, expressividade, sensações (Corpo e Movimento).

Metodologia:
·       Roda de conversa sobre o tema alimentação, verificando os conhecimentos prévios das crianças sobre alimentos saudáveis e não saudáveis;
·       Questionar as crianças sobre seus hábitos alimentares;
·       Realizar gráfico das frutas preferidas das crianças;
·       Atividade de recorte: procurar nas revistas alimentos diversos, recortar e montar um cartaz classificando os alimentos em saudáveis e não saudáveis;
·       Instigar as crianças a provar todos os alimentos oferecidos pelo CEI, respeitando as particularidades de cada um;
·       Conscientizar as crianças cobre o desperdício de alimentos durante as refeições no CEI;
·       Promover a higiene das mãos antes das refeições e a escovação de dentes depois das refeições no CEI;
·       Visitar a horta do CEI, realizando a colheita de alface;
·       Degustar a alface colhida no CEI como salada no almoço;
·       Manusear fantoches das frutas e alimentos do CEI;
·       Cantinho da cozinha, montado com utensílios de verdade trazidos pelas famílias e montado dentro da sala;
·       Ilustrar desenhos de frutas diversas;
·       Brincar e manusear massinha de modelar, propondo às crianças que modelem alimentos e frutas;
·       Visitar o mercado, levando a listinha de frutas a serem compradas;
·       Com as frutas compradas do mercado, fazer uma degustação, provando as frutas, observando seu sabor, cheiro, textura e cor;
·       Atividade para casa: montar um prato saudável, respeitando as preferências de criança;
·       Roda de conversa sobre os pratos montados em casa;
·       Fazer um piquenique saudável;
·       Brincar com o dominó de frutas e verduras do CEI;
·       Montar a pirâmide alimentar, explicando as crianças o que devemos comer em mais e em menos quantidade;
·       Contação de histórias relacionadas ao tema: “O Sanduíche da Maricota”, “Camilão Comilão”, “Come Come”;
·       Atividade culinária: seguindo a receita, fazer um bolo de banana. Depois degustá-lo;

Cronograma: O projeto foi desenvolvido entre 04/09 à 29/09, culminando com o tema “Semana da Pátria”.

Avaliação:
·       Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·       Direciona os utensílios de alimentação, utilizando-os de forma autônoma;
·       Come com independência;
·       Aceita diferentes alimentos;
·       Explora com prazer materiais variados;
·       Consegue expressar-se e comunicar-se através da arte;
·       Identifica imagens;
·       Reconhece algumas cores;
·       Participa de brincadeiras musicais;
·       Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
·       Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
·       Responde as perguntas dirigidas;
·       Comunica-se através de gestos, sinais  linguagem corporal;
·       Realiza comparações em diferentes contextos;
·       Demonstra habilidade em ações que utilizem coordenação motora fina e ampla.



O projeto envolvendo a alimentação foi muito bem aceito pelas crianças. Percebemos nesse mês de trabalho que as crianças gostam e demonstram prazer em falar sobre suas experiências e preferências, então quando tinham a oportunidade de expor o que gostavam e o que não gostavam, todos davam sua opinião. Todos da turma já conseguiam se alimentar com independência, então nosso maior enfoque foi na experimentação de alimentos diferentes e saudáveis no momento das refeições.  Durante o almoço instigamos a turma a experimentar a salada, os acompanhamentos diferenciados, sem esquecer do arroz e feijão essencial no dia a dia. Também no momento das frutas, instigamos que todos, ao menos, experimentassem um pedaço de cada fruta. Em Alguns momentos obtivemos sucesso e conseguimos fazer com que as crianças experimentassem novos sabores e alimentos. Em outros, não foi possível, então sempre procuramos respeitar a criança e seu desejo. Trabalhamos também com cores, texturas e cheiro das frutas, trazendo diferentes frutas para a sala, como o abacaxi e o kiwi. Realizamos atividades de registro, pintamos e nomeamos frutas, verduras e legumes. Trabalhamos com memorização através do jogo de dominó das frutas e verduras, entre outras atividades. Um dos pontos altos do projeto foi fazer o bolo de banana, as crianças adoraram ir para a cozinha fazer o bolo, ajudar no preparo e depois degustar o que tinham feito. Acreditamos que o projeto não se encerra com a finalização das atividades, pois é necessário que diariamente incentivamos nossas crianças a buscarem e optarem sempre por uma alimentação saudável e equilibrada.

















































































Um comentário:

  1. Parabéns pela proposta e incentivo a uma alimentação saudável dentro da unidade e fora.

    ResponderExcluir