sexta-feira, 13 de outubro de 2017

PROJETO:DIVERSIDADE CULTURAL: UMA VIAGEM PELO BRASIL


TURMAS: DIVERSAS (HORA ATIVIDADE)
PROFESSORA: ALINE

Problema:  Como explorar a diversidade brasileira?

Justificativa:
Tendo em vista que as relações com o ambiente começam quando a criança compreende o mundo que a rodeia, o presente projeto visa trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Brasil, proporcionando as crianças o contato com outras culturas e consequentemente com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um. Permitindo também que as crianças se divirtam com uma viagem lúdica por algumas regiões do país abordando valores, regras de convivência e respeito ao próximo. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.35):
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é a marca da vida social brasileira. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências e particularidades de cada um. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.

Objetivo geral: Explorar a diversidade brasileira contribuindo para a construção da identidade pessoal de cada criança e para que se reconheçam como brasileiros, trabalhando no grupo regras de convivência e respeito às diferenças.

Objetivos específicos:
  • Pesquisar diferentes culturas brasileiras;
  • Trabalhar interação entre família e escola;
  • Possibilitar a construção da valorização das diferentes culturas existentes no Brasil;
  • Trabalhar a autoestima nos alunos para que estes possam relacionar-se com o outro;
  • Estimular o respeito às regras sociais e de convivência com o outro;
  • Estimular o respeito às diversas culturas e ao próximo;
  • Produzir trabalhos de arte;
  • Identificar e utilizar materiais e instrumentos;
  • Trabalhar a coordenação motora através de diferentes atividades;
  • Explorar a música e demais características de cada região.
Conteúdos:
·         Eu e o outro, valores (IDENTIDADE E AUTONOMIA);
·         Exploração de diferentes materiais (ARTES VISUAIS);
·         Expressão oral e corporal, ritmo e gênero musical ( MÚSICA);
·         Comunicação, formas de expressão ( LINGUAGEM);
·         Tradições e diversidades socioculturais (NATUREZA E SOCIEDADE);
·         Noções de espaço e tempo ( MATEMATICA);
·         Coordenação motora ( CORPO E MOVIMENTO).

Metodologia:

  • Rodas de conversa;
  • Confecção de cartazes e painel;
  • Reprodução de obras de arte, que retratem culturas variadas;
  • Dvd’s, fotos e outros materiais de mídia sobre o tema;
  •  Fazer uma releitura de uma obra de arte que trate do tema em questão;
  •  Contar histórias e lendas típicas de cada região;
  • Apreciação de fotos e imagens sobre algumas culturas;
  • Música de cada região;
  • Mala (Uma viagem pelo Brasil) com objetos de cada região;


Avaliação:
Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções;
Respeita regras de convívio social;
Experimenta diferentes materiais;
Manipula brinquedos e materiais sonoros;
Participa de momentos de musicalização, jogos cantados e rítmicos;
Nomeia e identifica objetos, reage aos estímulos da linguagem;
Participa das diferentes tradições culturais;
Apresenta noção de espaço e tempo;
Demonstra coordenação motora;

Cronograma: Julho a dezembro

Avaliação:  O  projeto está despertando muita curiosidade nas crianças  em cada imagem, história e atividade que é realizada.  Através do projeto as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer diferentes culturas, obras de arte, música e demais características de cada região que está sendo trabalhada. O projeto está em andamento e tem termino no mês de dezembro.














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