TURMAS: DIVERSAS (HORA
ATIVIDADE)
PROFESSORA: ALINE
Problema: Como explorar a diversidade brasileira?
Justificativa:
Tendo em vista que as relações com o ambiente começam quando a criança compreende o mundo que a rodeia, o presente projeto visa trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Brasil, proporcionando as crianças o contato com outras culturas e consequentemente com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um. Permitindo também que as crianças se divirtam com uma viagem lúdica por algumas regiões do país abordando valores, regras de convivência e respeito ao próximo. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.35):
Tendo em vista que as relações com o ambiente começam quando a criança compreende o mundo que a rodeia, o presente projeto visa trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Brasil, proporcionando as crianças o contato com outras culturas e consequentemente com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um. Permitindo também que as crianças se divirtam com uma viagem lúdica por algumas regiões do país abordando valores, regras de convivência e respeito ao próximo. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.35):
Uma ação
educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade
democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a
diversidade, que é a marca da vida social brasileira. Essa diversidade inclui
não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as
competências e particularidades de cada um. Aprender a conviver e relacionar-se
com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem
expressões culturais e marcas próprias, é condição necessária para o
desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito
ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
Objetivo geral: Explorar a diversidade
brasileira contribuindo para a construção da identidade pessoal de cada criança
e para que se reconheçam como brasileiros, trabalhando no grupo regras de
convivência e respeito às diferenças.
Objetivos específicos:
- Pesquisar diferentes culturas brasileiras;
- Trabalhar interação entre família e escola;
- Possibilitar a construção da valorização das
diferentes culturas existentes no Brasil;
- Trabalhar a autoestima nos alunos para que
estes possam relacionar-se com o outro;
- Estimular o respeito às regras sociais e de
convivência com o outro;
- Estimular o respeito às diversas culturas e
ao próximo;
- Produzir trabalhos de arte;
- Identificar e utilizar materiais e
instrumentos;
- Trabalhar a coordenação motora através de
diferentes atividades;
- Explorar a música e demais características de
cada região.
Conteúdos:
·
Eu
e o outro, valores (IDENTIDADE E AUTONOMIA);
·
Exploração
de diferentes materiais (ARTES VISUAIS);
·
Expressão
oral e corporal, ritmo e gênero musical ( MÚSICA);
·
Comunicação,
formas de expressão ( LINGUAGEM);
·
Tradições
e diversidades socioculturais (NATUREZA E SOCIEDADE);
·
Noções
de espaço e tempo ( MATEMATICA);
·
Coordenação
motora ( CORPO E MOVIMENTO).
Metodologia:
- Rodas de conversa;
- Confecção de cartazes e painel;
- Reprodução de obras de arte, que retratem
culturas variadas;
- Dvd’s, fotos e outros materiais de mídia
sobre o tema;
- Fazer uma releitura de uma obra de arte
que trate do tema em questão;
- Contar histórias e lendas típicas de
cada região;
- Apreciação de fotos e imagens sobre algumas
culturas;
- Música de cada região;
- Mala (Uma viagem pelo Brasil) com objetos de
cada região;
Avaliação:
Participa de atividades
que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções;
Respeita regras de
convívio social;
Experimenta diferentes
materiais;
Manipula brinquedos e
materiais sonoros;
Participa de momentos de musicalização,
jogos cantados e rítmicos;
Nomeia e identifica
objetos, reage aos estímulos da linguagem;
Participa das diferentes
tradições culturais;
Apresenta noção de espaço
e tempo;
Demonstra coordenação
motora;
Cronograma: Julho a dezembro
Avaliação: O projeto está despertando muita curiosidade nas
crianças em cada imagem, história e
atividade que é realizada. Através do
projeto as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer diferentes culturas,
obras de arte, música e demais características de cada região que está sendo
trabalhada. O projeto está em andamento e tem termino no mês de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário