quinta-feira, 19 de outubro de 2017

PROJETO OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES


TURMA: PRÉ II B VESPERTINO
PROFESSORA: MARIA TATIANA

PROBLEMA: De onde veio os meios de comunicação?

JUSTIFICATIVA: Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeiam, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborado. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E é esse o conjunto de objetos que conhecemos e a eles demos o nome de meio de comunicação (jornal, radio, tv, internet, telefone, carta, revista, livro e cinema).

OBJETIVO GERAL: Conhecer as características dos meios de comunicação, a fim de ampliar o conhecimento das crianças sobre estes meios grandiosos que podemos e devemos usar a nosso favor.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:
*    Levar os alunos a distinguir os meios de comunicação;
*    Desenvolver a criatividade;
*    Utilizar adequadamente os meios de comunicação;
*    Valorizar os meios de comunicações existentes;

CONTEÚDOS:
*    Artes visuais     - Fazer artístico
                         - exploração de materiais
                         - organização de materiais
                         - recorte
                        - colagem
                          - pintura
*    Identidade e autonomia    - jogos simbólicos
*    Corpo e movimento   - percepção de ritmo
                                   - coordenação motora fina
*    Linguagem     - relato de vivências
                                   - ampliação do vocabulário
*    Natureza e sociedade   - meios de comunicação e sua  evolução
*    Matemática   - contagem oral
                       - classificação, seriação e comparação.
                       - raciocínio lógico
*    Música     - repertório de canções infantis

ATIVIDADES:
*    Mural com figuras e os meios de comunicação;
*    Canções sobre os meios de comunicações;
*    Vibração dos lábios;
*    Realizar desenho espontâneo sobre os meios de comunicações;
*    Desenho sobre o que achou legal chamou a sua atenção ao passeio ao cinema;
*    Passeio aos correios;
*    Passeio à rádio;
*    Brincadeira de estátua e dança da cadeira, uma variação: cada criança devera dançar ao redor da sua cadeira, sem se encostar, atentas aos comandos para executá-los quando a música parar colocar a mão, o pé, o joelho, o cotovelo, o bumbum, a cabeça, etc, na cadeira. Em seguida retornar a música e repetir os comandos, porém agora terão que dançar com as partes do corpo encostada na cadeira, conforme o desenrolar da brincadeira pedir para colocar mais de uma parte do corpo na cadeira, nomeando-as e colocando-as na cadeira. Possibilita identificar as partes do corpo e desenvolver a expressão corporal;
*    Brincadeira de encher as bochechas de ar e explodir;
*    Brincadeira telefone sem fio;
*    Inteiração nas histórias recontos ou textos informativos sobre os meios de comunicações.
*    Comparação dos meios de comunicações;
*    Pesquisa sobre os meios de comunicação conhecidos e mais usados em nosso dia a dia;
*    Caça- palavras;
*    Liga pontos;
*    Atividades matemáticas;
*    Aula passeio ao cinema em Jaraguá do Sul, com o objetivo de conhecerem mais um meio de comunicação;

AVALIAÇÃO
*    Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, pintura, da modelagem, da colagem, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção;
*    Demonstra cuidado com o material pessoal e coletivo;
*    Manuseia corretamente e domina o manuseio com independência a cola, tesoura e pinceis;
*    Participa de atividades que envolvam a histórias e brincadeiras, jogos e canções;
*    Se expressa corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;
*    Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos;
*    Relata experiências e fatos;
*    Utiliza a fala com coerência de acordo com o contexto demonstrando ampliação do seu vocabulário;
*    Compreende a utilidade dos principais meios de comunicação;
*    Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconhece as suas necessidades;
*    Realiza separação e classificação de materiais e objetos iguais;
*    Participa de jogos lógicos compreendendo as regras básicas;
*    Desenvolve memória e conhecimento música através de repertório de canções;


O projeto foi desenvolvido logo depois que as crianças voltaram de férias, onde percebeu-se que as crianças já conhecem um pouco sobre os meios de comunicação, nas aulas começaram a ampliar os conhecimentos que eles já possuíam, no passeio a radio e o correio aprenderam um pouco da história do correio de como surgiu e aonde eram separadas as cartas, já na rádio, falaram no microfone e mandaram abraços e beijos para os familiares, pediram música e dançaram, no final ainda ganharam de brinde um CD.
Percebeu-se que com o que foi trabalhado as crianças conseguiram identificar melhor os meios de comunicação presentes no nosso dia a dia.


CRONOGRAMA: 30 dias (SETEMBRO)














































Nenhum comentário:

Postar um comentário