TURMA: PRÉ II
B VESPERTINO
PROFESSORA:
MARIA TATIANA
PROBLEMA: De onde veio os meios de comunicação?
JUSTIFICATIVA: Desde a mais tenra idade,
necessitamos nos comunicar sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento
tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeiam, alguns sinais que depois vão
se tornando mais elaborado. O ser humano além de aprender diversas maneiras de
facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos
que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações
para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E é
esse o conjunto de objetos que conhecemos e a eles demos o nome de meio de
comunicação (jornal, radio, tv, internet, telefone, carta, revista, livro e
cinema).
OBJETIVO
GERAL: Conhecer as
características dos meios de comunicação, a fim de ampliar o conhecimento das
crianças sobre estes meios grandiosos que podemos e devemos usar a nosso favor.
OBJETIVO
ESPECÍFICOS:
Levar os alunos a distinguir os meios
de comunicação;
Desenvolver a criatividade;
Utilizar adequadamente os meios de
comunicação;
Valorizar os meios de comunicações
existentes;
CONTEÚDOS:
Artes
visuais - Fazer artístico
- exploração de
materiais
- organização de
materiais
- recorte
- colagem
- pintura
Identidade
e autonomia - jogos simbólicos
Corpo
e movimento - percepção de ritmo
-
coordenação motora fina
Linguagem -
relato de vivências
- ampliação do vocabulário
Natureza
e sociedade - meios de comunicação e
sua evolução
Matemática - contagem oral
- classificação,
seriação e comparação.
- raciocínio lógico
Música - repertório de canções infantis
ATIVIDADES:
Mural com figuras e os meios de
comunicação;
Canções sobre os meios de
comunicações;
Vibração dos lábios;
Realizar desenho espontâneo sobre os
meios de comunicações;
Desenho sobre o que achou legal
chamou a sua atenção ao passeio ao cinema;
Passeio aos correios;
Passeio à rádio;
Brincadeira de estátua e dança da
cadeira, uma variação: cada criança devera dançar ao redor da sua cadeira, sem
se encostar, atentas aos comandos para executá-los quando a música parar
colocar a mão, o pé, o joelho, o cotovelo, o bumbum, a cabeça, etc, na cadeira.
Em seguida retornar a música e repetir os comandos, porém agora terão que
dançar com as partes do corpo encostada na cadeira, conforme o desenrolar da
brincadeira pedir para colocar mais de uma parte do corpo na cadeira,
nomeando-as e colocando-as na cadeira. Possibilita identificar as partes do
corpo e desenvolver a expressão corporal;
Brincadeira de encher as bochechas de
ar e explodir;
Brincadeira telefone sem fio;
Inteiração nas histórias recontos ou
textos informativos sobre os meios de comunicações.
Comparação dos meios de comunicações;
Pesquisa sobre os meios de
comunicação conhecidos e mais usados em nosso dia a dia;
Caça- palavras;
Liga pontos;
Atividades matemáticas;
Aula passeio ao cinema em Jaraguá do
Sul, com o objetivo de conhecerem mais um meio de comunicação;
AVALIAÇÃO
Produz trabalhos de arte, utilizando
a linguagem do desenho, pintura, da modelagem, da colagem, demonstrando gosto,
cuidado e respeito pelo processo de produção;
Demonstra cuidado com o material
pessoal e coletivo;
Manuseia corretamente e domina o
manuseio com independência a cola, tesoura e pinceis;
Participa de atividades que envolvam
a histórias e brincadeiras, jogos e canções;
Se expressa corporalmente por meio da
dança, brincadeiras e de outros movimentos;
Aperfeiçoa as habilidades manuais
através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos;
Relata experiências e fatos;
Utiliza a fala com coerência de
acordo com o contexto demonstrando ampliação do seu vocabulário;
Compreende a utilidade dos principais
meios de comunicação;
Utiliza a contagem oral nas
brincadeiras e em situações nas quais reconhece as suas necessidades;
Realiza separação e classificação de
materiais e objetos iguais;
Participa de jogos lógicos compreendendo
as regras básicas;
Desenvolve memória e conhecimento
música através de repertório de canções;
O projeto foi desenvolvido logo depois que as crianças
voltaram de férias, onde percebeu-se que as crianças já conhecem um pouco sobre
os meios de comunicação, nas aulas começaram a ampliar os conhecimentos que
eles já possuíam, no passeio a radio e o correio aprenderam um pouco da
história do correio de como surgiu e aonde eram separadas as cartas, já na
rádio, falaram no microfone e mandaram abraços e beijos para os familiares,
pediram música e dançaram, no final ainda ganharam de brinde um CD.
Percebeu-se que com o que foi trabalhado as crianças
conseguiram identificar melhor os meios de comunicação presentes no nosso dia a
dia.
CRONOGRAMA: 30 dias (SETEMBRO)
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