quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PROJETO: OS ANIMAIS



TÍTULO: CONHECENDO S ANIMAIS
TURMA: JARDIM B
PROFESSORA: JOSIANE K.
AUXILIARES DE SALA: ANDRESSA E SUSANE

JUSTIFATIVA: O projeto a ser desenvolvido, surgiu do interesse das crianças, em seus momentos de brincadeiras com os animais emborrachados do CEI considerando que os animais fazem parte do dia- a- dia das crianças, por estarem presentes em seus desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. É importante também que a criança entenda e respeite os animais, tanto os que ela conviverá com frequência, domesticados, como também os silvestres, que podem em alguns casos oferecer alguns perigos caso sejam provocados. No Brasil, há muitos casos de maus tratos com animais, e por isso, estes trabalhos são importantes, pois sensibilizam a criança e fazem com que se desenvolvam em cidadãos humanizados.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade ( locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos, etc);
Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Incentivar o respeito a natureza e a familiarizar-se com os animais conhecendo suas características, onde vivem e para que servem;
Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
Brincar com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se;
Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos de dança;
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
Explorar as diversidades sonoras ( sons de animais);
Estabelecer comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com as crianças;
Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
Refletir sobre as características individuais de cada animal;
Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.

CONTEÚDOS:
- Eu e o outro; ( identidade e autonomia)
- Comunicação e expressão, oral, corporal e escrita; (identidade e autonomia)
- Exploração de diferentes materiais; (artes visuais)
- Observação e conversação sobre imagens e objetos; (artes visuais)
- Interpretação e dramatização musical; (música)
- Canto; ( música)
- Linguagem oral, escrita, corporal; (linguagem)
- comunicação; (linguagem)
- Gêneros textuais; (linguagem)
- Seres vivos; (natureza e sociedade)
- Consciência ecológica; (natureza e sociedade)
- Contagem oral; (matemática)
- Noções de espaço; (matemática)
- Grandezas e medidas; (matemática)

METODOLOGIA:
Roda de conversa sobre cada animal a ser estudado;
Mostrar imagens de animais;
Passeio para ver se existem animais pelos arredores do CEI;
Aula passeio ao zoológico;
Recorte e colagem;
Atividades com materiais de sucata;
Animais feitos de sucata; (confecção realizada pela família)
Pintura com guache;
Músicas relacionadas ao tema;
Histórias relacionadas ao tema;
DVD’S relacionados ao tema; (o segredo dos animais, a era do gelo, um intruso no formigueiro, Madagascar, nem que a vaca tussa)
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenhar, pintar e modelar livremente;
Fazer pintura coletiva, individual com as mãos, pincéis...;
Elaborar cartaz e painel;
Falar dos animais terrestres, aquáticos e que voam;
Caixa surpresa com figuras de animais ( tirar uma figura, falar o nome do animal e imitar)
Brincar com os animais de borracha;
Trabalhar limites (dentro, fora, embaixo, em cima)
Deixar as crianças falarem sobre os animais que tem em casa ou que gostariam de ter;
Trabalhar com dobraduras e montar painéis ou cartazes;
Trazer de casa um brinquedo em forma de animal;
Trabalhar o respeito à natureza e aos animais;
Máscara de animais;
Questionário para a família, se tem animal em casa, qual animal que mais gosta, já foi ao zoológico;
Pintar com guache no papel pardo um animal; (cada criança pinta a sua maneira)

AVALIAÇÃO:
Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
Respeita as regras simples de convívio social ( regras do grupo, cumprimentos);
Compartilha objetos ou alimentos com outras crianças;
Atende aos combinados;
Manipula e explora com prazer materiais variados;
Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais;
Observa e relaciona imagens;
Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
Reconhece obras musicais variadas;
Participa de brincadeiras musicais;
Participa de momentos de musicalização, jogos cantados e rítmicos;
Utiliza uma linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, relata suas vivências, nas diversas situações de interação com o grupo;
Responde a perguntas dirigidas;
Conhece e produz oralmente gêneros orais: trava-línguas, parlendas, adivinhas, rimas, quadrinhas, poemas e canções;
Interage com seres vivos apresentados;
Nomeia e reconhece alguns animais;
Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;
Reconhece situações habituais de perigo;
Realiza contagem oral;
Brinca de contar;
Apresenta noção de espaço (dentro, fora, perto, longe);

CRONOGRAMA: 02\10 À 30\10






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário