quinta-feira, 5 de outubro de 2017

PROJETO ALIMENTAÇÃO


TEM ALIMENTOS QUE EU GOSTO E OUTROS QUE EU NÃO GOSTO, MAS QUE TAL EXPERIMENTAR?
TURMA: PRÉ I A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: LIANA

JUSTIFICATICA
As crianças apresentam rejeição a certos alimentos, mesmo antes de experimentá-los. Olham observam e dizem “EU NÃO GOSTO DISSO”. Sem mesmo antes colocá-los na boca, atitude do qual se presencia com frequência em turmas de quatro para os cinco anos.
A intenção deste projeto é fazer com que as crianças possam conhecer, preparar e provar diferentes tipos de alimentos.
·       O que já sabemos?
o   Que é importe comer todos os tipos de alimentos.
o   Comer verdura faz a gente fica forte.
·       Que ajudamos no plantio e cultivo das verduras e hortaliças da horta do C.E.I.

·       O queremos saber?
o   Como fazer a cenoura ficar gostosa?
o   A gente pode fazer a comida divertida e saudável? Como?
o   O que tem nos alimentos que ajudam a gente a ficar forte?
o   Por que não podemos comer, muito salgadinho do tipo chips e bolacha recheada?

OBJETIVO GERAL
Possibilitar que as crianças conheçam e experimentem diferentes tipos de alimentos e que passem a incluí-los em sua alimentação diária. Mesmo que em pequenas quantidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Identificar quais os alimentos que as crianças mais gostam ou não gostam de comer;
·       Contar histórias referentes ao tema;
·       Fazer com que as crianças passem a conhecer e experimentar diferentes tipos de alimentos, inclusive frutas, verduras e legumes;
·       Estimular hábitos de higiene e cuidados necessários para a manipulação e o preparo das refeições;
·       Identificar quais os cuidados que precisamos ter após as refeições (higiene bucal);
·       Oferecer alimentos in natura e cozidos como parte de uma receita;
·       Utilizar a comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·       Utilizar a contagem oral em diferentes atividades no desenvolvimento das atividades do projeto;
·       Pesquisar a influência e importância dos fenômenos naturais (sol, chuva, vento...), para o desenvolvimento das hortaliças na horta.
·       Desenvolver atividades de pesquisa recorte e colagem;
·       Realizar construções de palavras em contexto;
·       Cantar, ouvir e assistir canções relacionadas ao tema;
·       Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·       Desenvolver novos conceitos de textura ampliando as possibilidades de produções artísticas;
·       Realizar dobradura;

 METODOLOGIA

§  Roda de conversa;
§  Plantio e cultivo da horta;
§  Passeio na horta para identificar e conhecer as hortaliças agora já crescidas;
§  Consumo de algumas hortaliças in natura (nabo, cenoura, brócolis);
§  Contação de história O REINO DE SABE;
§  Construção coletiva do título do texto e ilustração da história;
§  Identificar os grupos de nutrientes dos alimentos que apareceram na história;
§  Pesquisa recorte e colagem de imagens de alimentos classificando-os em saudável e não saudável. (Atividade coletiva);
§  Montar um prato com os diferentes grupos de alimentos por meio de recorte e colagem;
§   Roda de conversar (Qual minha fruta preferida);
§  Pintura com guache da fruta escolhida;
§  Roda de conversa (pesquisa qual hortaliças presente na horta as crianças têm mais curiosidade);
§  Colheita da hortaliça na horta;
§  Observação de suas cores e características;
§  Seleção e realização de receita com o vegetal escolhido. (comparação, medidas e grandezas);
§  Roda de conversa (o que usamos para preparar a receita);
§  Construção e pintura da receita;
§  Dobradura;
§  Pinturas com lápis de cor e giz de cera;
§  Modelagem de diferentes alimentos com argila;
§  Pintura com guache;
§  Vídeos e músicas referentes ao tema;
§  Realizar um piquenique ( Pedir para que as crianças junto com seus pais preparem o seu lanche para trazer);
§  Contação de história e realizar uma brincadeira de roda durante o piquenique para um momento de descontração;

CONTEÚDOS
o   ARTES VISUAIS
§  Fazer artístico;
§  Manipulação e exploração de materiais;

o   MÚSICA
§  Ritmos na dança;
§  Ampliar o repertório musical;

o   LINGUAGEM
§  Linguagem oral e escrita;
§  Conto e reconto de histórias;
§  Gêneros literários;

o   CORPO E MOVIMENTO
§  Coordenação motora fina;

o   NATUREZA E SOCIEDADE
§  Fenômenos da Natureza;

o   IDENTIDADE E AUTONOMIA
§  Alimentação;
§  Iniciativa para fazer escolhas;

o   MATEMÁTICA
§  Contagem oral de quantidades;
§  Formas geométricas;
§  Grandezas e medidas;
§  Comparação;


AVALIAÇÃO
o   ARTES VISUAIS
§  Cria trabalhos de arte;
§  Explora e manipula diferentes materiais com prazer;
o   LINGUAGEM
§  Consegue contar e recontar histórias;
§  Participa das construções de palavras;
§  Consegue identificar algumas vogais no meu da palavra;
§  Participa das rodas de conversa;

o   MÚSICA
§  Realiza gestos referentes as canções;
o   Consegue cantar e acompanhar o ritmo musical;

o   CORPO E MOVIMENTO
§  Consegue realizar atividades de recorte e colagem;

o   NATUREZA E SOCIEDADE
§  Identifica a importância dos fenômenos naturais;

o   IDENTIDADE E AUTONOMIA
§  Tem autonomia nos hábitos de higiene;
§  Apresenta bons hábitos alimentares;
§  Participa de histórias e atividades em grupo;
§  Utilizam de forma adequada os talheres;

o   MATEMÁTICA
§   Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra;
§  Desenvolve procedimentos de cálculos em diferentes situações;
§  Realiza comparações em diferentes contextos;
§  Reconhece as principais formas geométricas utilizadas para desenvolver a atividade;
  
 CRONOGRAMA
20 dias intercalando com outros projetos e atividades.






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário