TEM ALIMENTOS QUE EU GOSTO E OUTROS QUE EU NÃO
GOSTO, MAS QUE TAL EXPERIMENTAR?
TURMA: PRÉ I A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: LIANA
JUSTIFICATICA
As
crianças apresentam rejeição a certos alimentos, mesmo antes de
experimentá-los. Olham observam e dizem “EU NÃO GOSTO DISSO”. Sem mesmo antes
colocá-los na boca, atitude do qual se presencia com frequência em turmas de quatro
para os cinco anos.
A
intenção deste projeto é fazer com que as crianças possam conhecer, preparar e
provar diferentes tipos de alimentos.
· O que já sabemos?
o
Que
é importe comer todos os tipos de alimentos.
o
Comer
verdura faz a gente fica forte.
· Que ajudamos no
plantio e cultivo das verduras e hortaliças da horta do C.E.I.
· O queremos saber?
o
Como
fazer a cenoura ficar gostosa?
o
A
gente pode fazer a comida divertida e saudável? Como?
o
O
que tem nos alimentos que ajudam a gente a ficar forte?
o
Por
que não podemos comer, muito salgadinho do tipo chips e bolacha recheada?
OBJETIVO GERAL
Possibilitar que as
crianças conheçam e experimentem diferentes tipos de alimentos e que passem a
incluí-los em sua alimentação diária. Mesmo que em pequenas quantidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar quais os
alimentos que as crianças mais gostam ou não gostam de comer;
· Contar histórias
referentes ao tema;
· Fazer com que as
crianças passem a conhecer e experimentar diferentes tipos de alimentos, inclusive
frutas, verduras e legumes;
· Estimular hábitos de
higiene e cuidados necessários para a manipulação e o preparo das refeições;
· Identificar quais os
cuidados que precisamos ter após as refeições (higiene bucal);
· Oferecer alimentos in
natura e cozidos como parte de uma receita;
· Utilizar a
comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver
noções simples destes conceitos;
· Utilizar a contagem
oral em diferentes atividades no desenvolvimento das atividades do projeto;
· Pesquisar a
influência e importância dos fenômenos naturais (sol, chuva, vento...), para o
desenvolvimento das hortaliças na horta.
· Desenvolver
atividades de pesquisa recorte e colagem;
· Realizar construções
de palavras em contexto;
· Cantar, ouvir e
assistir canções relacionadas ao tema;
· Manipular diferentes
objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades
de manuseio;
· Desenvolver novos
conceitos de textura ampliando as possibilidades de produções artísticas;
· Realizar dobradura;
METODOLOGIA
§ Roda de conversa;
§ Plantio e cultivo da
horta;
§ Passeio na horta para
identificar e conhecer as hortaliças agora já crescidas;
§ Consumo de algumas
hortaliças in natura (nabo, cenoura, brócolis);
§ Contação de história
O REINO DE SABE;
§ Construção coletiva
do título do texto e ilustração da história;
§ Identificar os grupos
de nutrientes dos alimentos que apareceram na história;
§ Pesquisa recorte e
colagem de imagens de alimentos classificando-os em saudável e não saudável.
(Atividade coletiva);
§ Montar um prato com
os diferentes grupos de alimentos por meio de recorte e colagem;
§ Roda de conversar (Qual minha fruta preferida);
§ Pintura com guache da
fruta escolhida;
§ Roda de conversa (pesquisa
qual hortaliças presente na horta as crianças têm mais curiosidade);
§ Colheita da hortaliça
na horta;
§ Observação de suas
cores e características;
§ Seleção e realização
de receita com o vegetal escolhido. (comparação, medidas e grandezas);
§ Roda de conversa (o
que usamos para preparar a receita);
§ Construção e pintura
da receita;
§ Dobradura;
§ Pinturas com lápis de
cor e giz de cera;
§ Modelagem de
diferentes alimentos com argila;
§ Pintura com guache;
§ Vídeos e músicas
referentes ao tema;
§ Realizar um
piquenique ( Pedir para que as crianças junto com seus pais preparem o seu
lanche para trazer);
§ Contação de história
e realizar uma brincadeira de roda durante o piquenique para um momento de
descontração;
CONTEÚDOS
o
ARTES
VISUAIS
§ Fazer artístico;
§ Manipulação e
exploração de materiais;
o
MÚSICA
§ Ritmos na dança;
§ Ampliar o repertório
musical;
o
LINGUAGEM
§ Linguagem oral e
escrita;
§ Conto e reconto de
histórias;
§ Gêneros literários;
o
CORPO
E MOVIMENTO
§ Coordenação motora
fina;
o
NATUREZA
E SOCIEDADE
§ Fenômenos da Natureza;
o
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
§ Alimentação;
§ Iniciativa para fazer
escolhas;
o
MATEMÁTICA
§ Contagem oral de
quantidades;
§ Formas geométricas;
§ Grandezas e medidas;
§ Comparação;
AVALIAÇÃO
o
ARTES
VISUAIS
§ Cria trabalhos de
arte;
§ Explora e manipula
diferentes materiais com prazer;
o
LINGUAGEM
§ Consegue contar e
recontar histórias;
§ Participa das
construções de palavras;
§ Consegue identificar
algumas vogais no meu da palavra;
§ Participa das rodas
de conversa;
o
MÚSICA
§ Realiza gestos
referentes as canções;
o
Consegue
cantar e acompanhar o ritmo musical;
o
CORPO
E MOVIMENTO
§ Consegue realizar
atividades de recorte e colagem;
o
NATUREZA
E SOCIEDADE
§ Identifica a importância
dos fenômenos naturais;
o
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
§ Tem autonomia nos
hábitos de higiene;
§ Apresenta bons
hábitos alimentares;
§ Participa de
histórias e atividades em grupo;
§ Utilizam de forma
adequada os talheres;
o
MATEMÁTICA
§ Identifica números nos diferentes contextos em
que se encontra;
§ Desenvolve
procedimentos de cálculos em diferentes situações;
§ Realiza comparações
em diferentes contextos;
§ Reconhece as
principais formas geométricas utilizadas para desenvolver a atividade;
CRONOGRAMA
20 dias intercalando com outros projetos e
atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário